Home
Quem é Emiliano
Mandato
Livros
Imagens
Artigos
Notícias
Boletins
Na Imprensa
Galeria F
Contato

 

Nº 10– Junho/2003 - Fones (071) 370-7139/370-7073 Fax 370-4093

Liberdade religiosa
Audiência pública condena agressões ao candomblé

Organizado pela Cecad, pela primeira vez em um terreiro de candomblé, o ato foi um manifesto contra à intolerância religiosa

Principais alvos de ataques de bispos e pastores evangélicos, os adeptos das religiões afrodescendentes tiveram na noite de sexta-feira, 16/05/2003, mais um ato de solidariedade e defesa de suas tradições. Pela primeira vez, a Comissão Especial para Assuntos da Comunidade Afrodescendente da Assembléia Legislativa da Bahia (Cecad), realizou Audiência Pública em um terreiro de Candomblé, para discutir a intolerância religiosa. A audiência foi convocada para manifestar repúdio ao acirramento das campanhas contra as religiões de origem africana, promovidas pelas Igrejas Universal do Reino de Deus, Internacional da Graça de Deus e Deus é Amor. Além de cultos televisivos ofensivos e panfletos pejorativos distribuídos por evangélicos, atualmente também vêm ocorrendo agressões físicas e morais diretas, segundo denúncias apresentadas durante a audiência.

O evento ocorreu no Terreiro Tumbenci, localizado no bairro Tancredo Neves, em Salvador, e teve a presença de Geurena Passos Santos, Yalorixá do terreiro Tumbenci, Eldon Araújo Lage, ogã do Terreiro São Roque, Raimundo Konmannanjy, presidente do Associação Cultural de Preservação da Nação Bantu (ACBANTU), Celeste Alcântara Arruda, Yalaxé do Terreiro São Bento, e o deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB-Ba), membro titular da Cecad. A cerimônia foi dirigida pelo deputado estadual Emiliano José (PT-BA), que atualmente preside a Comissão.

ACONTECIMENTO INÉDITO

A proposta de realizar a audiência pública em uma casa de candomblé tem um profundo significado, na avaliação de Emiliano José. "Estamos inaugurando uma nova maneira de fazer audiências públicas. É uma nova forma da Assembléia Legislativa da Bahia encarar a luta contra a intolerância religiosa". Ao levar um evento dessa natureza para um terreiro, o deputado diz que a Cecad pretende destacar sua posição em favor da convivência entre religiões de maneira harmônica. "Podemos ir a outras casas religiosas, mas fizemos questão de vir primeiro a um terreiro para dizer de nossa solidariedade aos nossos irmãos do candomblé", diz.

O deputado  classifica de criminoso o recrudescimento da campanhas contra o culto aos orixás. "O candomblé tem todo direito sagrado e legal de acreditar e persistir nos seus fundamentos", afirma. Emiliano lembra que foi dele a proposta de incluir na Constituição do Estado da Bahia, promulgada em 1988, o reconhecimento oficial do candomblé como religião com pleno direito de culto. Durante seu mandato de vereador (2001 a 2002), Emiliano apresentou emenda ao orçamento da Prefeitura de Salvador, pedindo aumento da verba orçamentária destinada à melhoria dos terreiros, de R$ 50 mil para R$ 500 mil, rejeitada pela base governista do prefeito Antônio Imbassahy (PFL). Ainda como vereador, Emiliano lutou para que a prefeitura realizasse melhorias no Parque São Bartolomeu, um importante centro de culto das religiões afrodescendentes, situado no bairro do Pirajá.

Na presidência da Cecad, o deputado pretende fazer com que a comissão participe e articule, ao lado de outras entidades representativas, movimentos de combate à intolerância religiosa. Emiliano esclarece que, embora não seja uma comissão ligada ao poder Executivo, com orçamento próprio e recursos para promover ações de beneficiamento direto aos terreiros, a Cecad pode realizar um importante papel político nessa direção. "Somos uma comissão voltada para defender os interesses da comunidade negra na Bahia, no âmbito da nossa atividade parlamentar, tanto da defesa, da luta política, pela afirmação da cultura negra, pela liberdade religiosa, pela igualdade racial". 


Publicado em A Tarde - 18/05/2003

Audiência pública sob a proteção de Ogum

Político, ogã e yalorixá ouvem o que o povo pensa sobre a intolerância religiosa

Atabaques retumbam no meio da noite de sexta-feira no bairro do Beiru. Ali, no sobe e desce das ladeiras da periferia, surgem igrejas católicas, evangélicas e dezenas de casas de candomblé. O canto em iorubá é para Ogum. Não se trata, porém, de culto rotineiro do Terreiro Tumbenci, mas do anúncio de uma audiência pública inédita promovida pela Assembléia Legislativa, iniciativa da Comissão para Assuntos da Comunidade Afrodescendente (Cecad), realizada em solo sagrado de terreiro de candomblé.

Os membros da Cecad discutiram a intolerância religiosa. Sobretudo aquela praticada pelos adeptos de Igreja Evangélica contra os que seguem o candomblé. A Yalorixá do Terreiro Tumbenci, Geurena Passos Santos, abriu a casa para a discussão de estratégias contra o desrespeito dos evangélicos. Participaram o presidente da Cecad, Emiliano José; Eldon Araújo Lage, ogã do Terreiro São Roque; Celeste Alcântara, yalaxé do Terreiro São Bento e Raimundo Konmannanjy, presidente da Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu.

ARMAS PARA LUTAR - "A Igreja Universal do Reino de Deus é a que mais ataca, seguida da Igreja Internacional da Graça de Deus", aponta Eldon Lage. Agora, o pessoal do candomblé decidiu usar todas as armas para lutar contra a intolerância religiosa dos evangélicos. E a estratégia é a defesa, conclui a Cecad.

Deputado critica orgia publicitária de governos

carlistas com base em Parecer Prévio do TCE

O deputado Emiliano José (PT) criticou dia 13 de maio, no Plenário da Assembléia Legislativa, "a orgia de gastos com publicidade nos governos de César Borges e Oto Alencar", que gastaram 44 milhões 988 mil 406 reais somente no ano passado, dez milhões a mais que em 2001, segundo o Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), apresentado pelo conselheiro Filemon Matos.

Emiliano José chamou atenção para o Parecer Prévio do TCE que destaca o "contínuo descumprimento da norma constitucional que determina que na publicidade governamental não podem constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades e servidores públicos". O Parecer também ressaltou uma Ação Popular do bloco PT/PcdoB acatada pela juíza da 7ª Vara da Fazenda Pública, contra o Estado da Bahia, jornal Correio da Bahia, agências Propeg, Randam e SLA, "por abuso de aditivos contratuais e pessoalidade na publicidade oficial".


 

Baianos comemoram o Dia da Unidade Africana

Dentro do programa de comemoração do Dia da Unidade Africana, em 26 de maio, segunda-feira, às 19h, no Teatro Sesc-Senac do Pelourinho, a Comissão Especial para Assuntos da Comunidade Afrodescendente (CECAD), da Assembléia Legislativa e a Fundação Cultural Palmares organizam uma Audiência Pública sobre "40 anos da Unidade Africana, desafios e perspectivas". O professor de literatura nigeriano, Femi Ojoade, será o conferencista. Na ocasião, haverá lançamento do 25º número dos Cadernos Negros - Poemas Afro-Brasileiros. Segundo o deputado Emiliano José (PT), que é presidente da Comissão Especial para Assuntos da Comunidade Afrodescendente, o debate sobre o futuro da Unidade Africana interessa ao Brasil e à Bahia em particular porque os caminhos da África e do Brasil estão para sempre cruzados.


Fundação Cultural Palmares promove:
II ENCONTRO SOBRE O NEGRO NA UNIVERSIDADE E DIREITO À INCLUSÃO

Local: Teatro Sesc-Senac, Pelourinho, Centro Histórico de Salvador
Dia 27 de maio -
9h da manhã - Abertura oficial
Painelistas: Tema Ensino Superior - O direito à inclusão
Naomar Monteiro de Almeida Filho, Reitor da Universidade Federal da Bahia
Ivete Alves do Sacramento, Reitora da Universidade Estadual da Bahia
Emiliano José, professor doutor e deputado estadual (PT)
Zulu Araújo, Diretor da Fundação Cultural Palmares
Valdenor Cardoso, Vice presidente da Câmara Municipal de Salvador
Neuza Maria Alves, juíza federal
Antônio Carlos dos Santos Vovô, Fórum das Entidades Negras
Às 14h - Palestra: O direito à igualdade
Ministro Carlos Alberto Reis de Paula, membro do Tribunal Superior do Trabalho
Presidente da Mesa: Promotor Lidivaldo Brito.
Às 16h30 Palestra: O negro na universidade: abordagem antropológica
Professor José Jorge de Carvalho, Universidade de Brasília
Presidente da Mesa: Profª Delcele Mascarenhas Queiróz, Uneb.
Dia 28 de maio
Às 9h palestra: O sistema de cotas e o direito de acesso à universidade
Dra Dora Lúcia de Lima Bertúlio, Procuradora Geral da Universidade Federal do Paraná
Presidente da Mesa: professor doutor Jocélio Teles, diretor CEAO/UFBa.
Às 14h palestra: Cotas, normas e procedimentos institucionais
Dr Marcos Roberto Fuchs, diretor executivo do Instituto Pro Bono
Presidente da Mesa: Dr Mário Nelson Carvalho, presidente do Conselho do Coletivo de Empresários Afro-brasileiros.
Às 16h palestra: Ações afirmativas, uma experiência que deu certo
Embaixador João Almino, diretor do Instituto Rio Branco/MRE
Presidente da Mesa: Deputado Estadual e professor doutor Emiliano José (PT)

Boletins 2002 campanha

Outros Boletins

Boletim 159
Reunião Plenária de Emiliano dia 22 de julho
Boletim 158
Samuel Celestino comenta campanha de Emiliano
Boletim 157
Sargento PM aterroriza em Guaratinga
Boletim 156
Bebês morrem por negligência em Jequié
Boletim 155
Justiça condena jornal da família de ACM
Boletim 154
Muita insegurança na Bahia
Boletim 153
Sindicatos da CUT lançam Revista do Brasil
Boletim 152
Paulo Souto (PFL) processa Emiliano (PT)
Boletim 151
São Francisco do Conde: renda milionária, povo pobre
Boletim 150
Carmem, a nova porta-voz de Paulo Souto
Boletim 149
Justiça acolhe queixas-crime de Emiliano contra jornalista e deputado carlista
Boletim 148
Jovens petistas se unem a Emiliano
Boletim 147
Emiliano na campanha O BRASIL PRECISA DA CAIXA
Boletim 146
Prefeita do PL baiano frauda a Previdência
Boletim 145
Revista Carta Capital quebra o silêncio da mídia e publica grave denúncia de Emiliano contra ACM
Boletim 144
Publicitário testa-de-ferro do senador ACM controla dois portos na Bahia
Boletim 143
Ilê Axé Alaketú Oya Mimi promove cidadania
Boletim 142
E a revitalização do São Francisco?
Boletim 141
Homenagem a Ana Montenegro
Boletim 140
Turma da UNEB homenageia Emiliano
Boletim 139
Souto discrimina de novo 25 mil servidores
Boletim 138
Nova carta aos militantes do PT
Boletim 137
Prejuízo da PREVI envolve Paulo Souto, ACM e FHC
Boletim 136
Governador da Bahia tenta intimidar PT
Boletim 135
Emiliano José (PT) foi dedurado na CPMI dos Correios
Boletim 134
Emiliano escreve aos militantes petistas
Boletim 133
Assassino de Natur está recolhido à prisão
Boletim 132
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 131
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 130
Deputada do PPS escandaliza portadores de deficiência
Boletim 129
Senador baiano defende calote nos direitos autorais
Boletim 128
Caixa 2 financiou 14 deputados federais baianos
Boletim 127
Jornal de ACM ataca deputado Emiliano
Boletim 126
Assembléia censura discurso de Emiliano
Boletim 125
Deputado quer proibir carvão no São Francisco
Boletim 124
Tarefa principal do PT é reeleição de Lula
Boletim 123
Emiliano será candidato a deputado federal
Boletim 122
Título de Cidadão Baiano para Bob Fernandes
Boletim 121
Bahia pode ter ato contra cassação de Zé Dirceu
Boletim 120
Polícia Militar atira contra Igreja em Itapuã
Boletim 119
Ensino obrigatório de História Afro-Brasileira
Boletim 118
Emiliano lamenta falecimento de Yolanda
Boletim 117
Contrato do Bradesco com governo é ilegal
Boletim 116
Revista denuncia dinheiroduto baiano
Boletim 115
Bahia reduz recursos para rio São Francisco
Boletim 114
500 mil votos revelam que coveiros do PT falharam
Boletim 113
Policiais dizem SIM à proibição das armas
Boletim 112
Emiliano quer diálogo de Lula com bispo de Barra
Boletim 111
Sinjorba, OAB e igrejas relembram Herzog
Boletim 110
Emiliano continua a contar a saga da Galeria F
Boletim 109
Campanha Primavera pela Vida
Boletim 108
PT deu um soco na cara da direita raivosa
Boletim 107
PFL está com o porco nas costas
Boletim 106
França constata poluição em Santo Amaro
Boletim 105
Baianos de Salvador apóiam Lula
Boletim 104
Ex-presos políticos homenageiam Padre Renzo
Boletim 103
41 anos da Feira de São Joaquim
Boletim 102
Emiliano assaltado na BR 116
Boletim 101
Para quem tem memória curta
Boletim 100
Para quem tem memória curta
Boletim 99
Missa em Memória de Elenaldo Teixeira
Boletim 98
PT da Bahia divulga Nota Pública
Boletim 97
Emiliano assume presidência do PT baiano
Boletim 96
Moção de Pesar por Gastão Pedreira
Boletim 95
Site de alunos da FTC conta história de luta de Emiliano
Boletim 94
Prêmio Jaime Wright de direitos humanos
Boletim 93
Universitários baianos pressionam parlamentares
Boletim 92
UFBA quer maternidade de primeiro mundo
Boletim 91
Clodomir Morais faz palestra na UFBA
Boletim 90
Cartilhas politicamente corretas
Boletim 89
Imbassahy fez a desova e viajou para Miami
Boletim 88
Campanha sórdida contra o governo Lula
Boletim 87
Presidente de Angola recebe Emiliano
Boletim 86
Presidente de Angola será Cidadão Baiano
Boletim 85
Patrícia Pillar vai viver Zuzu Angel no cinema
Boletim 84
Homenagem ao craque de futebol Sócrates
Boletim 83
Até dia 17 você pode votar no site de Emiliano
Boletim 82
Site de Emiliano em campanha eleitoral
Boletim 81
Acesse o site de Emiliano e dê o seu voto
Boletim 80
Arquivos que a ditadura não pôde esconder
Boletim 79
Ministros virão para lançamento do livro de Emiliano
Boletim 78
Emiliano lança novo livro dia 17 de março
Boletim 77
Projeto de Emiliano quer resgatar quilombos da Bahia
Boletim 76
CGU descobre fraudes em Serra do Ramalho
Boletim 75
Fraudes em mais três municípios baianos
Boletim 74
Aumenta pressão para abrir arquivos da ditadura
Mais Boletins

 
 
Quem é Emiliano l Mandato l Livros l Imagens l Artigos l Notícias l Contato
Assine nosso livro de visitas
Copyright © 2000-2003 Emiliano José - Todos os direitos reservados