Home
Quem é Emiliano
Mandato
Livros
Imagens
Artigos
Notícias
Boletins
Na Imprensa
Galeria F
Contato

 

Boletim nº 105 – setembro/2005 – (71) 3115 7139/3115 7073 Fax 3115 4093

Baianos de Salvador apóiam Lula

É impressionante o silêncio que se seguiu, após a divulgação da pesquisa do Instituto Campus, pelo jornal A Tarde. A simulação em dois cenários mostrou que, em Salvador, Lula ganharia no primeiro turno com 35,7% contra o segundo colocado José Serra (PSDB), com 16,2%. Num eventual segundo turno, Lula (PT) teria 48% dos votos contra 30% de Serra (PSDB). Assim, o eleitorado baiano residente em Salvador continua fiel a Lula e não se deixou confundir pela onda de manchetes feitas por delações de heróis sem caráter. Entre os que ouviram falar das denúncias de corrupção, 48,1% afirmam que os principais culpados são os políticos em geral e, em último, lugar vem o presidente. Em 2002, Salvador concentrou 89,4% dos votos em Lula. E não foi simulação. O deputado Emiliano, entrevistado, afirmou que até o Ibope já havia revelado a popularidade do presidente depois de quatro meses de bombardeio. São os bons resultados econômicos e sociais, explica ele.

Emiliano faz palestra para aposentados

O deputado Emiliano José (PT) foi palestrante no II Congresso Estadual do Terceiro Milênio (30/08/05), organizado pela Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado da Bahia – FEASAPEB, no auditório da Fundacentro, em Salvador. Ao evento, que comemorou os 20 anos de fundação da entidade, compareceram também representantes das associações de Ilhéus, Itamaraju e Brumado. Ao fazer uma análise da Conjuntura Nacional, o presidente interino do PT da Bahia mostrou aos aposentados como o Brasil, mesmo em plena crise política, continua com a economia estável, a indústria em crescimento, a inflação sobre absoluto controle e os programas sociais (Bolsa Família) e de desenvolvimento (Pronaf) com resultados positivos. O que explica, afirmou ele, os altos índices de avaliação positiva do Governo Lula nas pesquisas.

Afinal, quem elegeu Severino Cavalcanti?

Severino Cavalcanti não vê provas da existência do mensalão? Severino é contra a cassação de mandatos? Ele quer punição mais branda para parlamentares envolvidos no caixa dois? Você está indignado com o presidente da Câmara Federal, Severino Cavalcanti? Então deve se indignar muito mais com quem o elegeu. Com certeza, o PT essa responsabilidade NÃO tem. O candidato oficial do PT chamava-se Luis Eduardo Greenhalgh, no primeiro e no segundo turnos da votação na Câmara Federal. Irresponsavelmente, apenas para impor uma derrota política ao Governo Lula, no segundo turno, o PFL, PSDB, parte do PMDB e alguns ressentidos despejaram seus votos em Severino Cavalcanti. Não representaram o interesse do povo brasileiro. O resultado está aí.

Emiliano apóia Zé para presidente do PT - I

O deputado estadual Emiliano José apóia Zé Maria para presidente estadual do PT, e argumenta: é um companheiro com larga experiência política, uma liderança há décadas consagrada na luta pela democracia no sentido mais profundo. Uma vida dedicada especialmente aos excluídos e uma especial dedicação à construção do Partido dos Trabalhadores. Tem serenidade e firmeza para enfrentar os desafios.Como Emiliano José, também apóiam Zé Maria: Geraldo Simões, ex-prefeito de Itabuna (hoje na CODEBA), Rosemberg, Secretário de Comunicação da Petrobrás, os deputados estaduais J. Carlos e Rangel, os deputados federais Zezéu Ribeiro e Bassuma, os vereadores Giovani e Sérgio Carneiro, Valdemir, diretor financeiro-administrativo da CUT-Ba, Dorinha, secretária de formação da CUT-Ba, Elisângela, diretora executiva da CUT nacional, Almir, dirigente do PT de Vitória da Conquista, Valdeci, vereador de Santa Maria da Vitória e Conceição Borges, dirigente sindical de Feira de Santana. Isso para lembrar alguns nomes.

Emiliano apóia Zé para presidente do PT – II

José Maria de Abreu Dutra veio do Espírito Santo em 1979, a serviço da Comissão Pastoral da Terra (CPT), com a missão de organizar os trabalhadores rurais de Juazeiro, Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes. Nestes 26 anos contribuiu decisivamente para a construção do PT nas áreas sindical e popular. Bacharel em Direito pela UFBA, participou da fundação do PT. Em 1986, articulou as campanhas de Alcides Modesto a deputado estadual e depois a deputado federal. Coordenou o comitê do interior na primeira campanha de Lula, em 1989. Assumiu o cargo de secretário de Formação Política do PT baiano de 1990 a 1993. Assumiu a Secretaria Geral de 1993 a 1995. Integrou a coordenação, na Bahia, de todas as campanhas de Lula à presidência. Com a vitória de Lula, foi convidado a fazer parte da equipe da Controladoria Geral da União (CGU), assumindo a Chefia de Gabinete do ministro Waldir Pires. Em Brasília trabalhou na Assessoria Especial do Presidente da República.

Folha suja desautoriza César Borges

Na Assembléia Legislativa (29/08/05), o deputado Emiliano José (PT) enumerou alguns dos muitos escândalos em que César Borges (PFL) se envolveu, durante seu desastrado governo: o escândalo do SAC, sem que nenhuma providência tenha sido tomada pelo roubo do sumido Sérgio Moisés; o caso Arapuã, o caso Banylsa, o caso do aeroporto com a OAS, o caso Galerani, o dinheiroduto que levou recursos públicos para empresas do grupo ACM...César Borges ficou conhecido como patrono da corrupção, por sua tentativa de proteger e anistiar prefeitos corruptos, através de um projeto de lei, rejeitado pela sociedade. Com tal currículo sujo, foi escalado pelo chefe ACM, a “ensinar” o ministro Waldir Pires e a CGU a fiscalizarem os recursos federais aplicados nas prefeituras, nos estados e nas empresas estatais. O último ataque do senador César Borges foi contra a apuração das irregularidades da empresa Correios e Telégrafos pela CGU. Desinformado, não conhece, ou faz que não conhece, o farto material enviado pela CGU à CPI dos Correios, proveniente de um trabalho sério e criterioso, afirmou o deputado.

O sucesso das metáforas de Lula

O presidente Lula provoca as mais diferentes reações com sua linguagem metafórica. De certa classe média pedante e de parte da intelectualidade, quase sempre a reação é negativa. O linguajar colorido (ops) do presidente vem sempre enfeitado por várias figuras de palavras, ou tropos, como comparações, metáforas, catacreses, metonímias, eufemismos ou disfemismos, sinédoques e até parábolas. A linguagem figurada, ou seja, o emprego de palavras e frases fora de seu sentido próprio, utilizada por Lula vai acabar virando tese de mestrado, para desespero da oposição. O fato é que ele se comunica com o povão e, por sua história de vida, está dando certo. Tem se saído melhor que FHC que chamou os aposentados de vagabundos, expressão nada metafórica. (Leia matéria completa no site de Emiliano).

Homenagens a Raul Seixas

Caro Emiliano: Gostaria de parabenizá-lo pelo artigo sobre a peça teatral que aborda a vida e obra de Raul Seixas, em cartaz no Teatro do ISBA, publicado em A Tarde Cultural de 27/08/05. Como é bom ver o reconhecimento, mesmo que muitos anos depois, de uma forma de luta distinta daquela que você, e muitos outros companheiros, levaram durante fase da juventude. Enquanto alguns trilhavam o caminho das organizações e das armas, outros usavam, para a luta, sua arte. Todos, entretanto, buscando um país melhor. Se hoje os jovens estão distantes das organizações, também o estão do engajamento artístico – haja vista a baixa qualidade da produção cultural dos últimos tempos. Raul Seixas é um bonito exemplo de perpetuação de sua obra, atingindo jovens e adolescentes muito tempo após sua morte. Deve ser reverenciado. Creio que seu artigo merece ser ampliado, numa linguagem mais direta, para dirigir-se particularmente à juventude, tão carente de exemplos de luta, seja pelo engajamento político, seja pela arte. Um abraço, Jujo Castellano.

E-leitor parabeniza deputado

Caro companheiro deputado Emiliano José: Esta mensagem é para, em nome do Movimento pela Criação da Universidade Pública no Corrente, lhe agradecer pelo valioso apoio dado pelo companheiro ao inserir no Boletim 103 e a Carta na íntegra no seu site, o qual estaremos re-encaminhando para divers@s amig@s. Receba um grande abraço e a torcida de sempre pelo seu êxito nas empreitadas parlamentares e pessoais. Do amigo, (e)leitor, Joaquim Lisboa (Kinkas).

Novidades no site de Emiliano

O jornalista e webdesigner, Everaldo de Jesus, criou um selo para o site Diários da Ditadura, colado na coluna de cor laranja à esquerda. Fica assim em companhia dos selos que dão acesso para o PTnet, o Fome Zero e a Fundação Perseu Abramo. O site Diários da Didatura – www.diariosdaditadura.com.br -, é trabalho de três estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FTC), e conta as histórias de vida de três personagens que lutaram contra a ditadura militar: Emiliano José, ex-líder estudantil, hoje deputado estadual pelo PT baiano; Carlos Sarno, líder estudantil da década de 60, hoje publicitário renomado, e Luzia Ribeiro, ex-guerrilheira do Araguaia, hoje bancária aposentada. Já na coluna à direita, na parte de baixo, uma foto do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, funciona como um espaço para registrar sua passagem pela Bahia. Ele veio a Salvador para receber os títulos de Cidadão Baiano e de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia, ambos propostos por iniciativa do deputado e professor universitário Emiliano José.


Boletins 2002 campanha

Outros Boletins

Boletim 159
Reunião Plenária de Emiliano dia 22 de julho
Boletim 158
Samuel Celestino comenta campanha de Emiliano
Boletim 157
Sargento PM aterroriza em Guaratinga
Boletim 156
Bebês morrem por negligência em Jequié
Boletim 155
Justiça condena jornal da família de ACM
Boletim 154
Muita insegurança na Bahia
Boletim 153
Sindicatos da CUT lançam Revista do Brasil
Boletim 152
Paulo Souto (PFL) processa Emiliano (PT)
Boletim 151
São Francisco do Conde: renda milionária, povo pobre
Boletim 150
Carmem, a nova porta-voz de Paulo Souto
Boletim 149
Justiça acolhe queixas-crime de Emiliano contra jornalista e deputado carlista
Boletim 148
Jovens petistas se unem a Emiliano
Boletim 147
Emiliano na campanha O BRASIL PRECISA DA CAIXA
Boletim 146
Prefeita do PL baiano frauda a Previdência
Boletim 145
Revista Carta Capital quebra o silêncio da mídia e publica grave denúncia de Emiliano contra ACM
Boletim 144
Publicitário testa-de-ferro do senador ACM controla dois portos na Bahia
Boletim 143
Ilê Axé Alaketú Oya Mimi promove cidadania
Boletim 142
E a revitalização do São Francisco?
Boletim 141
Homenagem a Ana Montenegro
Boletim 140
Turma da UNEB homenageia Emiliano
Boletim 139
Souto discrimina de novo 25 mil servidores
Boletim 138
Nova carta aos militantes do PT
Boletim 137
Prejuízo da PREVI envolve Paulo Souto, ACM e FHC
Boletim 136
Governador da Bahia tenta intimidar PT
Boletim 135
Emiliano José (PT) foi dedurado na CPMI dos Correios
Boletim 134
Emiliano escreve aos militantes petistas
Boletim 133
Assassino de Natur está recolhido à prisão
Boletim 132
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 131
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 130
Deputada do PPS escandaliza portadores de deficiência
Boletim 129
Senador baiano defende calote nos direitos autorais
Boletim 128
Caixa 2 financiou 14 deputados federais baianos
Boletim 127
Jornal de ACM ataca deputado Emiliano
Boletim 126
Assembléia censura discurso de Emiliano
Boletim 125
Deputado quer proibir carvão no São Francisco
Boletim 124
Tarefa principal do PT é reeleição de Lula
Boletim 123
Emiliano será candidato a deputado federal
Boletim 122
Título de Cidadão Baiano para Bob Fernandes
Boletim 121
Bahia pode ter ato contra cassação de Zé Dirceu
Boletim 120
Polícia Militar atira contra Igreja em Itapuã
Boletim 119
Ensino obrigatório de História Afro-Brasileira
Boletim 118
Emiliano lamenta falecimento de Yolanda
Boletim 117
Contrato do Bradesco com governo é ilegal
Boletim 116
Revista denuncia dinheiroduto baiano
Boletim 115
Bahia reduz recursos para rio São Francisco
Boletim 114
500 mil votos revelam que coveiros do PT falharam
Boletim 113
Policiais dizem SIM à proibição das armas
Boletim 112
Emiliano quer diálogo de Lula com bispo de Barra
Boletim 111
Sinjorba, OAB e igrejas relembram Herzog
Boletim 110
Emiliano continua a contar a saga da Galeria F
Boletim 109
Campanha Primavera pela Vida
Boletim 108
PT deu um soco na cara da direita raivosa
Boletim 107
PFL está com o porco nas costas
Boletim 106
França constata poluição em Santo Amaro
Boletim 105
Baianos de Salvador apóiam Lula
Boletim 104
Ex-presos políticos homenageiam Padre Renzo
Boletim 103
41 anos da Feira de São Joaquim
Boletim 102
Emiliano assaltado na BR 116
Boletim 101
Para quem tem memória curta
Boletim 100
Para quem tem memória curta
Boletim 99
Missa em Memória de Elenaldo Teixeira
Boletim 98
PT da Bahia divulga Nota Pública
Boletim 97
Emiliano assume presidência do PT baiano
Boletim 96
Moção de Pesar por Gastão Pedreira
Boletim 95
Site de alunos da FTC conta história de luta de Emiliano
Boletim 94
Prêmio Jaime Wright de direitos humanos
Boletim 93
Universitários baianos pressionam parlamentares
Boletim 92
UFBA quer maternidade de primeiro mundo
Boletim 91
Clodomir Morais faz palestra na UFBA
Boletim 90
Cartilhas politicamente corretas
Boletim 89
Imbassahy fez a desova e viajou para Miami
Boletim 88
Campanha sórdida contra o governo Lula
Boletim 87
Presidente de Angola recebe Emiliano
Boletim 86
Presidente de Angola será Cidadão Baiano
Boletim 85
Patrícia Pillar vai viver Zuzu Angel no cinema
Boletim 84
Homenagem ao craque de futebol Sócrates
Boletim 83
Até dia 17 você pode votar no site de Emiliano
Boletim 82
Site de Emiliano em campanha eleitoral
Boletim 81
Acesse o site de Emiliano e dê o seu voto
Boletim 80
Arquivos que a ditadura não pôde esconder
Boletim 79
Ministros virão para lançamento do livro de Emiliano
Boletim 78
Emiliano lança novo livro dia 17 de março
Boletim 77
Projeto de Emiliano quer resgatar quilombos da Bahia
Boletim 76
CGU descobre fraudes em Serra do Ramalho
Boletim 75
Fraudes em mais três municípios baianos
Boletim 74
Aumenta pressão para abrir arquivos da ditadura
Mais Boletins

 
 
Quem é Emiliano l Mandato l Livros l Imagens l Artigos l Notícias l Contato
Assine nosso livro de visitas
Copyright © 2000-2003 Emiliano José - Todos os direitos reservados