Home
Quem é Emiliano
Mandato
Livros
Imagens
Artigos
Notícias
Boletins
Na Imprensa
Galeria F
Contato

 

Boletim nº 108– setembro/2005 – (71) 3115 7139/3115 7073 Fax 3115 4093

PT deu um soco na cara da direita raivosa

O comparecimento da militância às eleições gerais do PT, mais que um tapa, foi como um soco na cara dos partidos de direita, seguido de um “gancho” na grande mídia que se vendeu às forças do atraso. Nem mesmo uma pichação clandestina nas paredes da sede do PT da Bahia gerou maiores conseqüências, diante do repúdio dos candidatos de todas as correntes em disputa. A partir de segunda-feira (19/09/05) os resultados começam a ser totalizados. Cada Diretório Municipal, na medida em que apura a votação, envia os resultados por fax para a direção estadual. Segundo o deputado Emiliano José, as denúncias de supostas irregularidades já eram esperadas: elas fazem parte da estratégia de desmonte do PT e partem de jornais conservadores, muitos diretamente vinculados ao PFL/PSDB, ou mesmo de pessoas que já decidiram tomar outros rumos, independente dos resultados – puro oportunismo político.

Wagner: PT vai superar crise

O ministro Jaques Wagner (Relações Institucionais), reafirmou confiança na capacidade de superação da crise pelo governo petista. “Não são os tropeços de alguns que vão enterrar o trabalho de 25 anos de milhares de pessoas pela construção de um País socialmente mais justo”, afirmou. “A democracia e as instituições estão suficientemente maduras para superar as turbulências”. Wagner veio de Belo Horizonte, votou em Camaçari e embarcou em seguida para Brasília. “Acho que o recado ao partido, expresso nas urnas, é de que a gente precisa voltar ao debate de idéias no qual a maioria é construída pelo convencimento e não pela grandeza do aparelho partidário”.

Waldir Pires: Lula vai vencer a batalha

Ao votar na sede do partido, na Ladeira da Independência, em Nazaré, o ministro Waldir Pires (Controladoria Geral da União) também demonstrou que a crise não abalou seu otimismo. Citou o fato de que em países europeus partidos populares já passaram por crises gravíssimas e conseguiram reerguer-se. “O primeiro-ministro espanhol José Luís Zapatero é um exemplo disso. O presidente Lula também irá vencer esta batalha”, declarou ao jornal A Tarde.

Emiliano: debater rumos do partido

O presidente interino do PT da Bahia, deputado estadual Emiliano José, afirmou que o PED (Processo de Eleições Diretas) é um momento importante para que sejam discutidas questões em torno dos rumos do partido. “Não podemos e nem devemos voltar ao passado, pois o tempo não pára, o mundo não pára, ele se modifica e se aperfeiçoa. Temos que seguir adiante na discussão”. Este é um momento de revisão profunda da história e da trajetória dos 25 anos do partido e dos últimos anos, de fazer análise dos erros e descortinar o projeto de nação para que seja trilhado pelo PT. “nós somos governo e temos chance de reeleger Lula em 2006”, disse.

Disputa interna é a força do PT

O secretário-geral do PT, Ricardo Berzoini, disse que as disputas internas são uma marca na história de 25 anos da legenda. "E essa disputa sempre foi a força de nosso partido”. Ele disse que, se eleito, não terá dificuldades em recompor o partido e suas finanças. Para a próxima direção nacional, ele destacou a importância de se preservar os avanços obtidos pela política econômica do governo Lula. Mudanças podem ser feitas, sem comprometer os avanços já obtidos. "A política econômica colocou o País de volta no rumo certo", considerou. "Se houver segundo turno em 9 de outubro teremos mais três semanas de campanha. Faz parte da democracia".

Emiliano vai à Justiça contra Paulo Souto

O deputado estadual Emiliano José (PT) entrou com Ação Popular, com pedido de liminar, contra tramitação em caráter de urgência, na Assembléia Legislativa, do projeto de lei 14.802/05 que pretende autorizar o governo da Bahia a contratar empréstimo de US$ 30 milhões. O parlamentar se baseou no relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que revela: embora a legislação estabeleça um limite de 11,5% da receita líquida corrente, para amortização da dívida, o Estado já estourou esse limite estando comprometido em 16,75%. Emiliano protocolou também uma representação na Procuradoria Geral do Estado, propondo abertura de inquérito civil por improbidade administrativa contra o governador Paulo Souto. O endividamento compromete a governabilidade da Bahia no futuro, acusa o deputado. (Leia mais no site de Emiliano).

Propeg é caixa 2 do dinheiroduto na Bahia

Em dois pronunciamentos na Assembléia Legislativa da Bahia – dias 12 e 13 de setembro, respectivamente – o deputado Emiliano José (PT) repercutiu a denúncia do jornal A Tarde dando conta da existência de um caixa 2 da Propeg na Bahiatursa. Segundo o parlamentar, trata-se de um dinheiroduto que a oposição vem denunciando há tempos, que leva recursos públicos para empresas vinculadas ao donos do poder. O Ministério Público da Bahia inclusive já demonstrou a existência desse duto, que passa pela Propeg ou Rede Interamericana de Comunicação. A novidade agora é que o próprio Tribunal de Contas do Estado (TCE) constata as irregularidades. A coisa é tão grave que o governo da Bahia se viu obrigado a tentar desmentir as denúncias em informativo pago na primeira página de A Tarde. São mais de R$ 102 milhões de despesas não contabilizadas.

Em Alagoinhas Emiliano incentiva a leitura

Emiliano José lançou seu último livro Galeria F – Lembranças do Mar Cinzento, Parte II , em Alagoinhas, no Salão de Eventos do Hotel Kasa Grande (08/09/05), com auditório lotado e presença de autoridades municipais: o prefeito Joseildo Ramos, os vereadores Elionaldo Teles e Thor de Ninha (PT), o procurador chefe, Hildelbrando Magnus, secretários de governo, líderes comunitários, conselheiros do orçamento participativo, poetas, jornalistas e muitos professores e estudantes da UNEB e da Faculdade Santíssimo Sacramento. Aos mais jovens aconselhou muita leitura. Léo, Betânia, Elidiane, Firme e Paulo Sérgio formaram a equipe de organização do Encontro com o Autor. E ficaram satisfeitos com a participação: mais de 100 pessoas.

Em Ipiaú, juventude do PT parte para ofensiva

Numa palestra em Ipiaú, o deputado e presidente interino do PT da Bahia, Emiliano José, arrancou aplausos ao propor uma contra-ofensiva política da militância petista, sem prejuízo na apuração das responsabilidades pelos erros que geraram a atual crise, o debate sobre o financiamento de campanhas, a crítica ao centralismo anti-democrático no partido, a reafirmação dos valores ético-morais introduzidos na cena política nacional pelo PT e a defesa do Governo Lula. “Nossos erros não podem ser escondidos, mas nossas bandeiras não podem ser recolhidas”, disse o deputado. O Encontro da Juventude ocorreu no campus da UNEB (11/09/05), em Ipiaú, com cerca de 50 jovens e reuniu também lideranças de Itagibá, Jitaúna e Jequié. Da mesa participaram o Coordenador-Geral do DCE da UNEB, Osni Cardoso, do Coordenador da Associação da Juventude Nova Aliança (Ajuna), Ivone, Secretária-Geral do PT de Ipiaú e Adolpho Loyola, organizador do evento.

Presença baiana na Teoria e Debate

A revista Teoria e Debate da Fundação Perseu Abramo, número 63, relativa ao bimestre julho/agosto aprofunda o debate com a manchete de capa O PT TEM SAÍDA? Neste número a Bahia está mais presente, direta e indiretamente. Além do ensaio de Emiliano José sobre o livro de Isabel Maria Loureiro, intitulado Os Dilemas da Ação Revolucionária (que já pode ser lido no site www.emilianojose.com.br ), a revista publica na contracapa um hai cai (forma lírica tradicional japonesa) traduzido por Carlos Verçosa, conhecido publicitário baiano, que publicou em 1995 o livro Oku: Viajando com Bashô. Na mesma revista, o cineasta Renato Tapajós critica o filme Lamarca, de Sérgio Rezende. O filme foi basdeado no livro Lamarca, O Capitão da Guerrilha, de Emiliano José e Oldack Miranda.


Boletins 2002 campanha

Outros Boletins

Boletim 159
Reunião Plenária de Emiliano dia 22 de julho
Boletim 158
Samuel Celestino comenta campanha de Emiliano
Boletim 157
Sargento PM aterroriza em Guaratinga
Boletim 156
Bebês morrem por negligência em Jequié
Boletim 155
Justiça condena jornal da família de ACM
Boletim 154
Muita insegurança na Bahia
Boletim 153
Sindicatos da CUT lançam Revista do Brasil
Boletim 152
Paulo Souto (PFL) processa Emiliano (PT)
Boletim 151
São Francisco do Conde: renda milionária, povo pobre
Boletim 150
Carmem, a nova porta-voz de Paulo Souto
Boletim 149
Justiça acolhe queixas-crime de Emiliano contra jornalista e deputado carlista
Boletim 148
Jovens petistas se unem a Emiliano
Boletim 147
Emiliano na campanha O BRASIL PRECISA DA CAIXA
Boletim 146
Prefeita do PL baiano frauda a Previdência
Boletim 145
Revista Carta Capital quebra o silêncio da mídia e publica grave denúncia de Emiliano contra ACM
Boletim 144
Publicitário testa-de-ferro do senador ACM controla dois portos na Bahia
Boletim 143
Ilê Axé Alaketú Oya Mimi promove cidadania
Boletim 142
E a revitalização do São Francisco?
Boletim 141
Homenagem a Ana Montenegro
Boletim 140
Turma da UNEB homenageia Emiliano
Boletim 139
Souto discrimina de novo 25 mil servidores
Boletim 138
Nova carta aos militantes do PT
Boletim 137
Prejuízo da PREVI envolve Paulo Souto, ACM e FHC
Boletim 136
Governador da Bahia tenta intimidar PT
Boletim 135
Emiliano José (PT) foi dedurado na CPMI dos Correios
Boletim 134
Emiliano escreve aos militantes petistas
Boletim 133
Assassino de Natur está recolhido à prisão
Boletim 132
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 131
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 130
Deputada do PPS escandaliza portadores de deficiência
Boletim 129
Senador baiano defende calote nos direitos autorais
Boletim 128
Caixa 2 financiou 14 deputados federais baianos
Boletim 127
Jornal de ACM ataca deputado Emiliano
Boletim 126
Assembléia censura discurso de Emiliano
Boletim 125
Deputado quer proibir carvão no São Francisco
Boletim 124
Tarefa principal do PT é reeleição de Lula
Boletim 123
Emiliano será candidato a deputado federal
Boletim 122
Título de Cidadão Baiano para Bob Fernandes
Boletim 121
Bahia pode ter ato contra cassação de Zé Dirceu
Boletim 120
Polícia Militar atira contra Igreja em Itapuã
Boletim 119
Ensino obrigatório de História Afro-Brasileira
Boletim 118
Emiliano lamenta falecimento de Yolanda
Boletim 117
Contrato do Bradesco com governo é ilegal
Boletim 116
Revista denuncia dinheiroduto baiano
Boletim 115
Bahia reduz recursos para rio São Francisco
Boletim 114
500 mil votos revelam que coveiros do PT falharam
Boletim 113
Policiais dizem SIM à proibição das armas
Boletim 112
Emiliano quer diálogo de Lula com bispo de Barra
Boletim 111
Sinjorba, OAB e igrejas relembram Herzog
Boletim 110
Emiliano continua a contar a saga da Galeria F
Boletim 109
Campanha Primavera pela Vida
Boletim 108
PT deu um soco na cara da direita raivosa
Boletim 107
PFL está com o porco nas costas
Boletim 106
França constata poluição em Santo Amaro
Boletim 105
Baianos de Salvador apóiam Lula
Boletim 104
Ex-presos políticos homenageiam Padre Renzo
Boletim 103
41 anos da Feira de São Joaquim
Boletim 102
Emiliano assaltado na BR 116
Boletim 101
Para quem tem memória curta
Boletim 100
Para quem tem memória curta
Boletim 99
Missa em Memória de Elenaldo Teixeira
Boletim 98
PT da Bahia divulga Nota Pública
Boletim 97
Emiliano assume presidência do PT baiano
Boletim 96
Moção de Pesar por Gastão Pedreira
Boletim 95
Site de alunos da FTC conta história de luta de Emiliano
Boletim 94
Prêmio Jaime Wright de direitos humanos
Boletim 93
Universitários baianos pressionam parlamentares
Boletim 92
UFBA quer maternidade de primeiro mundo
Boletim 91
Clodomir Morais faz palestra na UFBA
Boletim 90
Cartilhas politicamente corretas
Boletim 89
Imbassahy fez a desova e viajou para Miami
Boletim 88
Campanha sórdida contra o governo Lula
Boletim 87
Presidente de Angola recebe Emiliano
Boletim 86
Presidente de Angola será Cidadão Baiano
Boletim 85
Patrícia Pillar vai viver Zuzu Angel no cinema
Boletim 84
Homenagem ao craque de futebol Sócrates
Boletim 83
Até dia 17 você pode votar no site de Emiliano
Boletim 82
Site de Emiliano em campanha eleitoral
Boletim 81
Acesse o site de Emiliano e dê o seu voto
Boletim 80
Arquivos que a ditadura não pôde esconder
Boletim 79
Ministros virão para lançamento do livro de Emiliano
Boletim 78
Emiliano lança novo livro dia 17 de março
Boletim 77
Projeto de Emiliano quer resgatar quilombos da Bahia
Boletim 76
CGU descobre fraudes em Serra do Ramalho
Boletim 75
Fraudes em mais três municípios baianos
Boletim 74
Aumenta pressão para abrir arquivos da ditadura
Mais Boletins

 
 
Quem é Emiliano l Mandato l Livros l Imagens l Artigos l Notícias l Contato
Assine nosso livro de visitas
Copyright © 2000-2003 Emiliano José - Todos os direitos reservados