Home
Quem é Emiliano
Mandato
Livros
Imagens
Artigos
Notícias
Boletins
Na Imprensa
Galeria F
Contato

 

Boletim 113 – out/2005 – (71) 3115 7139/3115 7073 Fax 3115 4093

Policiais dizem SIM à proibição das armas

O deputado Emiliano José (PT) lamentou a ausência dos profissionais de segurança da Bahia no manifesto nacional da área a favor do SIM, para proibir o comércio de armas e munição no Brasil. Apenas a Chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, Maria das Graças do Rosário, assinou o manifesto. O deputado estranhou a ausência
do Comandante da PM, oficiais graduados, delegados, policiais civis, corpo de bombeiros, do secretário de segurança pública e do Secretário da Justiça. A ausência pode ser conseqüência da tradição autoritária dos governantes locais que sempre perseguiram policiais que ousaram se manifestar livremente. A omissão pode dar a impressão que os profissionais de segurança da Bahia são favoráveis ao lobby da indústria de armas, o queseria um absurdo, ou que o governo Paulo Souto esteja pressionando, o que seria um crime.

PT vota SIM pela proibição do comércio de armas

A militância petista está sendo convocada a se mobilizar e participar de debates, panfletagens, atividades culturais e eventos, para esclarecer a população sobre a necessidade de votar SIM no referendo popular. O presidente do PT da Bahia, deputado Emiliano José, entende que é uma disputa do povo e da cultura da paz contra o lobby da indústria de armas e a bancada parlamentar da bala. O PT manifestou oficialmente apoio à campanha do SIM, por considerar que a proibição do comércio de armas vai colaborar para criação de um ambiente político-social de democracia, civilidade e justiça, mas, evidentemente, sem achar que a simples proibição da venda de armas de fogo e munição possa por si só acabar com a violência.

Moção de Pesar pelo falecimento de Olga de Alaketu

O deputado Emiliano José (PT) protocolou Moção de Pesar, na Assembléia Legislativa da Bahia, pelo falecimento da Ialorixá Olga Francisca Régis, Mãe Olga de Alaketu, aos 80 anos, ocorrido no dia 29 de setembro de 2005. Herdeira da linhagem real africana Arô, do antigo reino de Ketu, ex-Daomé, hoje área do Benin, na África Ocidental, Olga de Alaketu celebrizou-se por sua determinação em manter a dignidade das religiões de matrizes africanas, tornando-se protagonista de destaque na história da Bahia e embaixatriz da cultura afro-brasileira pelo mundo inteiro. Era dona de um profundo saber litúrgico da tradição ketu, possuidora de grande carisma , filha de Iansã, a senhora dos ventos e das tempestades, reinando no terreiro Ilê Maroiá Láji durante 65 anos. De sua amizade com o saudoso abade do Mosteiro de São Bento, dom Timóteo, nasceu a Missa do Morro, com atabaques, berimbaus e agogôs na celebração católica.

Jornalismo brasileiro tem partido

A convite da coordenação do Curso de Comunicação da Faculdade Isaac Newton, de Salvador, o professor e deputado Emiliano José (PT) fez palestra (04/10/05) para os alunos de Publicidade e de Relações Públicas. Emiliano analisou a mídia do ponto de vista político, criticando o exercício do jornalismo como uma entidade mágica, supostamente capaz de pegar fatos da realidade e transpô-los para a TV, rádio e jornais de modo imparcial e neutro. Sendo o jornalismo um discurso ideológico, eu sou ao mesmo tempo pessimista e otimista em relação a ele. O pessimismo da inteligência e o otimismo da vontade. Quando eu atuo como jornalista assumo uma posição esperançosa, de busca da realidade da maneira mais imparcial e equilibrada possível, mas, quando atuo como analista, cultivo uma visão profundamente crítica do jornalismo, em particular do jornalismo brasileiro, que tem lado, partido, opções claras e nítidas sobre a política, ressaltou ele para os estudantes. Sobre a revista Veja ele não alisou: é lixo midiático, sem compromisso com a verdade.

Em memória de Carlos Lamarca

A foto de capa do site de Emiliano mostra o bispo dom Luiz Flávio Cappio, da Diocese de Barra, marchando ao lado de Emiliano José, populares e militantes do MST, em direção ao local em que o capitão da guerrilha e seu companheiro Zequinha tombaram varados pelas balas da repressão militar, em 1971. Para lembrar os 30 anos da morte do militar revolucionário, em 2001, o bispo organizou um culto ecumênico em cima de um caminhão no povoado de Pintada, e uma procissão até a caatinga, onde foi levantada uma cruz. A jornalista baiana radicada em São Paulo, Mariluce Moura, fez menção ao episódio, em seu artigo sobre o bispo, para o Blog do Noblat. O artigo de Mariluce, traçando o perfil do bispo que fez greve de fome pela revitalização do rio São Francisco, também está no site de Emiliano. A foto é da fotógrafa Ana Rosa Marques, filha do falecido professor Elenaldo Teixeira e de Maria do Carmo, e foi gentilmente cedida para o site.

Bispo recebeu “apoio” de quem destruiu o São Francisco

Quando o bispo Cappio fazia a greve de fome, o presidente Lula num evento em São Paulo declarou: vejo alguns governantes defendendo o rio São Francisco, mas a vida inteira jogaram esgoto dentro e permitiram que fizessem carvão com as matas ciliares. O presidente não chegou a nomear ninguém, mas é como se soletrasse os nomes do governador da Bahia, Paulo Souto (PFL), do governador de Sergipe, João Alves (PFL) e dos ex-governadores Antônio Carlos Magalhães (PFL) e César Borges (PFL), além de muitos prefeitos encabrestados de cidades ribeirinhas. Todos eles foram prestar estranha e oportunista solidariedade ao bispo de Barra, dom frei Luíz Flávio Cappio, durante a greve de fome contra o projeto de transposição das águas do rio. A senadora Heloísa Helena, do PSOL, também visitou o bispo, de braços dados com ACM. Mas ficou caladinha. Seu estado, Alagoas, é receptor das águas do São Francisco. Milhões de pessoas serão beneficiadas com o projeto.

Wagner é negociador revelação

Nos próximos dias, o presidente Lula deve receber o bispo da Diocese de Barra, que suspendeu sua greve de fome de protesto contra o projeto de transposição das águas do rio São Francisco. Dom frei Luiz Flávio Cappio reconheceu que, pela primeira vez, um governo tem realmente realizado obras de revitalização do rio. A informação é de Kennedy Alencar, colunista da Folha On Line, em sua coluna de sexta-feira (07/10/05). Segundo ele, o ministro Wagner, novo coordenador político do Governo Lula, é uma revelação e está se saindo muito bem na nova função. Kennedy registra que Wagner foi cumprimentado por Lula por duas vitórias consecutivas: a eleição de Aldo Rebelo para a presidência da Câmara Federal e a interlocução com o bispo Luiz Cappio, para encerrar a greve de fome.

Veja por que Lula é respeitado lá fora

O Centro Internacional para a Reabilitação (CIR) premiou o Governo Lula pelas políticas públicas de promoção das pessoas com deficiência. O II Prêmio Anual de Reconhecimento foi entregue durante a Conferência da Rede Intergovernamental Ibero-americana de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento de Políticas de Atenção a Pessoas com Deficiência e Idosos (RIICOTEC), realizada no início de outubro em Natal, Rio Grande do Norte. O Brasil ganhou o prêmio por ter sido o ÚNICO país que atendeu a TODOS os pilares básicos estabelecidos pelo Monitoramento Internacional sobre Direitos e Deficiência (IDRM), de inclusão da pessoa com deficiência, sendo considerada a nação mais inclusiva das Américas. A RIICOTEC foi criada a partir do intercâmbio de experiências entre o governo espanhol e os países ibero-americanos, com o objetivo de fortalecer políticas integrais dirigidas aos idosos e às pessoas com deficiência. A Rede é composta por 21 países - Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Os reacionários e os radicalóides não entendem isso.


Boletins 2002 campanha

Outros Boletins

Boletim 159
Reunião Plenária de Emiliano dia 22 de julho
Boletim 158
Samuel Celestino comenta campanha de Emiliano
Boletim 157
Sargento PM aterroriza em Guaratinga
Boletim 156
Bebês morrem por negligência em Jequié
Boletim 155
Justiça condena jornal da família de ACM
Boletim 154
Muita insegurança na Bahia
Boletim 153
Sindicatos da CUT lançam Revista do Brasil
Boletim 152
Paulo Souto (PFL) processa Emiliano (PT)
Boletim 151
São Francisco do Conde: renda milionária, povo pobre
Boletim 150
Carmem, a nova porta-voz de Paulo Souto
Boletim 149
Justiça acolhe queixas-crime de Emiliano contra jornalista e deputado carlista
Boletim 148
Jovens petistas se unem a Emiliano
Boletim 147
Emiliano na campanha O BRASIL PRECISA DA CAIXA
Boletim 146
Prefeita do PL baiano frauda a Previdência
Boletim 145
Revista Carta Capital quebra o silêncio da mídia e publica grave denúncia de Emiliano contra ACM
Boletim 144
Publicitário testa-de-ferro do senador ACM controla dois portos na Bahia
Boletim 143
Ilê Axé Alaketú Oya Mimi promove cidadania
Boletim 142
E a revitalização do São Francisco?
Boletim 141
Homenagem a Ana Montenegro
Boletim 140
Turma da UNEB homenageia Emiliano
Boletim 139
Souto discrimina de novo 25 mil servidores
Boletim 138
Nova carta aos militantes do PT
Boletim 137
Prejuízo da PREVI envolve Paulo Souto, ACM e FHC
Boletim 136
Governador da Bahia tenta intimidar PT
Boletim 135
Emiliano José (PT) foi dedurado na CPMI dos Correios
Boletim 134
Emiliano escreve aos militantes petistas
Boletim 133
Assassino de Natur está recolhido à prisão
Boletim 132
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 131
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 130
Deputada do PPS escandaliza portadores de deficiência
Boletim 129
Senador baiano defende calote nos direitos autorais
Boletim 128
Caixa 2 financiou 14 deputados federais baianos
Boletim 127
Jornal de ACM ataca deputado Emiliano
Boletim 126
Assembléia censura discurso de Emiliano
Boletim 125
Deputado quer proibir carvão no São Francisco
Boletim 124
Tarefa principal do PT é reeleição de Lula
Boletim 123
Emiliano será candidato a deputado federal
Boletim 122
Título de Cidadão Baiano para Bob Fernandes
Boletim 121
Bahia pode ter ato contra cassação de Zé Dirceu
Boletim 120
Polícia Militar atira contra Igreja em Itapuã
Boletim 119
Ensino obrigatório de História Afro-Brasileira
Boletim 118
Emiliano lamenta falecimento de Yolanda
Boletim 117
Contrato do Bradesco com governo é ilegal
Boletim 116
Revista denuncia dinheiroduto baiano
Boletim 115
Bahia reduz recursos para rio São Francisco
Boletim 114
500 mil votos revelam que coveiros do PT falharam
Boletim 113
Policiais dizem SIM à proibição das armas
Boletim 112
Emiliano quer diálogo de Lula com bispo de Barra
Boletim 111
Sinjorba, OAB e igrejas relembram Herzog
Boletim 110
Emiliano continua a contar a saga da Galeria F
Boletim 109
Campanha Primavera pela Vida
Boletim 108
PT deu um soco na cara da direita raivosa
Boletim 107
PFL está com o porco nas costas
Boletim 106
França constata poluição em Santo Amaro
Boletim 105
Baianos de Salvador apóiam Lula
Boletim 104
Ex-presos políticos homenageiam Padre Renzo
Boletim 103
41 anos da Feira de São Joaquim
Boletim 102
Emiliano assaltado na BR 116
Boletim 101
Para quem tem memória curta
Boletim 100
Para quem tem memória curta
Boletim 99
Missa em Memória de Elenaldo Teixeira
Boletim 98
PT da Bahia divulga Nota Pública
Boletim 97
Emiliano assume presidência do PT baiano
Boletim 96
Moção de Pesar por Gastão Pedreira
Boletim 95
Site de alunos da FTC conta história de luta de Emiliano
Boletim 94
Prêmio Jaime Wright de direitos humanos
Boletim 93
Universitários baianos pressionam parlamentares
Boletim 92
UFBA quer maternidade de primeiro mundo
Boletim 91
Clodomir Morais faz palestra na UFBA
Boletim 90
Cartilhas politicamente corretas
Boletim 89
Imbassahy fez a desova e viajou para Miami
Boletim 88
Campanha sórdida contra o governo Lula
Boletim 87
Presidente de Angola recebe Emiliano
Boletim 86
Presidente de Angola será Cidadão Baiano
Boletim 85
Patrícia Pillar vai viver Zuzu Angel no cinema
Boletim 84
Homenagem ao craque de futebol Sócrates
Boletim 83
Até dia 17 você pode votar no site de Emiliano
Boletim 82
Site de Emiliano em campanha eleitoral
Boletim 81
Acesse o site de Emiliano e dê o seu voto
Boletim 80
Arquivos que a ditadura não pôde esconder
Boletim 79
Ministros virão para lançamento do livro de Emiliano
Boletim 78
Emiliano lança novo livro dia 17 de março
Boletim 77
Projeto de Emiliano quer resgatar quilombos da Bahia
Boletim 76
CGU descobre fraudes em Serra do Ramalho
Boletim 75
Fraudes em mais três municípios baianos
Boletim 74
Aumenta pressão para abrir arquivos da ditadura
Mais Boletins

 
 
Quem é Emiliano l Mandato l Livros l Imagens l Artigos l Notícias l Contato