Home
Quem é Emiliano
Mandato
Livros
Imagens
Artigos
Notícias
Boletins
Na Imprensa
Galeria F
Contato

 

Boletim 118 – nov/2005 – (71) 3115 7139/3115 7073 Fax 3115 4093

Emiliano lamenta falecimento de Yolanda

O deputado Emiliano José (PT) protocolou MOÇÃO DE PESAR e comunicou à Assembléia Legislativa da Bahia o falecimento de Yolanda Pires, dia 9 de novembro de 2005. Foi o primeiro orador inscrito, por gentileza do deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB). Yolanda Pires, mulher do ministro Waldir Pires, da Controladoria Geral da União, não resistiu às complicações decorrentes de uma cirurgia cardíaca realizada no Instituto do Coração (INCOR), em São Paulo.

Uma mulher de força extraordinária

Ao Jornal A Tarde, Emiliano declarou: “Dona Yolanda foi uma mulher de extraordinária garra, de muito talento e muita dedicação à família e à causa pública. Conseguiu combinar uma atitude de mulher profundamente vinculada aos seus filhos, ao seu companheiro de todas as horas e marido Waldir Pires. Conseguiu combinar uma vida pública intensamente ativa, sendo até o final da ditadura uma lutadora pela anistia e pelo direitos humanos. E agora nessa fase da vida estava escrevendo. Fez Memórias do Exílio, um belo livro, escreveu romance. Era uma mulher extremamente ativa. Nós ficamos com uma sensação de perda, pela extraordinária mulher que ela foi. É um exemplo que nós todos queremos continuar a seguir”.

Despedida virou ato pelos direitos humanos

Com o plenário da Câmara Municipal de Salvador lotado por políticos de esquerda e centro-esquerda, militantes de organizações da sociedade civil, familiares e amigos de Yolanda Pires, o velório da ex-vereadora e ex-primeira-dama do Estado transformou-se em um emocionado ato em defesa dos direitos humanos e da inclusão social, registrou o jornal A Tarde. O deputado Emiliano José representou o PT na cerimônia de cremação do corpo da companheira Yolanda Pires. “Yolanda e Waldir representam o que há de mais bonito na política. A grandeza e o espírito de vida pública. Uma mulher que apesar da dor do exílio manteve a generosidade. A sua luta feminina e feminista foi a sua marca, mesmo que essa não fosse uma característica das mulheres de sua época. É uma dor imensa. Para pessoas como ela, não há substituição. Ela é insubstituível”, disse a ex-vereadora Beth Wagner.

PT e deputados lamentam perda de Yolanda

A Bancada do Partido dos Trabalhadores inseriu nos Anais da Assembléia Legislativa da Bahia VOTO DE PROFUNDO PESAR pelo falecimento da ex-vereadora de Salvador e ex-primeira dama da Bahia, Yolanda Avena Pires. A Moção lembra que Yolanda teve uma vida dedicada à luta em defesa das mulheres e dos direitos humanos. Os parlamentares se solidarizaram com o ministro Waldir Pires e toda a família.
Em www.liderancadoptbahia.com está a íntegra da Moção de Pesar.
Também a Executiva Estadual do PT da Bahia, em nota assinada por seu Secretário Estadual de Assuntos Institucionais, Edízio Nunes, manifestou pesar pelo falecimento da companheira Yolanda, dirigindo condolências ao ministro Waldir Pires, do Ministério da Transparência, extensivas a toda a família. Em www.ptbahia.org.br está a íntegra da Nota de Pesar.

Moção de Aplauso ao jornal A Tarde

Emiliano apresentou, na Assembléia Legislativa, voto de aplauso ao jornal A TARDE “por se destacar, entre os 52 maiores jornais brasileiros, como o que mais produziu matérias envolvendo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) durante 2004, conforme pesquisa realizada pela ONG Cipó – Comunicação Interativa, e lançada durante a V Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada em Salvador. O voto de aplauso é extensivo à ONG Cipó – Comunicação Interativa, que chegou à sexta edição da pesquisa A Criança e o Adolescente na Mídia, importante parâmetro para análise dos avanços da sociedade na defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Conceição do Coité protesta nas ruas

Emiliano José (PT), na Assembléia Legislativa (08/11/05) cobrou, do governo da Bahia e da Embasa, providências para garantir o imediato fornecimento de água no município de Conceição do Coité. A falta de água está levando a população a protestar nas ruas. Há oito meses o município do semi-árido sofre a falta d´água. Os manifestantes entregaram às autoridades municipais um abaixo-assinado pedindo solução para o problema que atinge tanto a cidade quanto a zona rural. O vereador Francisco de Assis (PT) protestou junto. A politicagem impede uma solução, já que o funcionamento do novo reservatório só depende da autorização do governador Paulo Souto. Uma liminar da Justiça, impetrada pelo advogado Hélio Carneiro, garantiu o não-pagamento das contas da Embasa, já que o serviço não está sendo prestado.

CGU sorteia cidades para fiscalização

A Controladoria-Geral da União acaba de realizar o 19º Sorteio Público de Fiscalização de Municípios, em Brasília. Da Bahia foram sorteados Capela de Alto Alegre, Ibiqüera, Santa Bárbara, Rodelas e Camacan. Estes municípios serão fiscalizados nas áreas de habitação, saneamento e urbanismo. Pelo 18º Sorteio, realizado em julho, estão sendo fiscalizados os municípios de Caldeirão Grande, Itacaré, Muquém do São Francisco, Água Fria e São Gabriel, nas áreas de asistência social, segurança pública e indústria. Também estão em pleno curso da fiscalização da CGU, pelo 17º Sorteio Público realizado em setembro/2005, os municípios de Piripá, Serrinha, Sebastião Laranjeira, Coribe e Ibipeba.

Arquivos da ditadura queimados

Emiliano José (PT-BA) reforçou a proposta do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) de exigir o completo esclarecimento do episódio da queima de arquivos da ditadura, na Base Aérea de Salvador. Um novo laudo, requerido pelo ex-Secretário Nacional dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, contrariou o primeiro, apresentado pela Aeronáutica no início de 2005. A primeira perícia no local foi encomendada ao Instituto Nacional de Criminalística, da Polícia Federal e atestou que os papéis não tinham sido queimados no local. Emiliano quer que a Assembléia Legislativa da Bahia se manifeste. Também apoiaram a apuração do crime os deputados Zilton Rocha (PT) e Yulo Oiticica (PT) e Walmir Motta (PPS).

Dinheiroduto no Observatório da Imprensa

A grande mídia impressa silenciou sobre a edição da revista Carta Capital que denunciou o dinheiroduto na Bahia. Mas a Internet brilhou: além do Blog do Noblat, o Observatório da Imprensa repercutiu. No Canal do Leitor, na coluna Feitos e Desfeitos a leitora Marinilda Carvalho reproduziu a matéria do site do deputado Emiliano, com direito a hiperlink. O internauta Ângelo de Souza, jornalista do Rio de Janeiro, postou o comentário: Que bom para os baianos que o professor Emiliano José tenha mandato e blog. O site Verbo Solto, do jornalista Luiz Weiss, também comentou. As matérias estão no site de Emiliano.


Boletins 2002 campanha

Outros Boletins

Boletim 159
Reunião Plenária de Emiliano dia 22 de julho
Boletim 158
Samuel Celestino comenta campanha de Emiliano
Boletim 157
Sargento PM aterroriza em Guaratinga
Boletim 156
Bebês morrem por negligência em Jequié
Boletim 155
Justiça condena jornal da família de ACM
Boletim 154
Muita insegurança na Bahia
Boletim 153
Sindicatos da CUT lançam Revista do Brasil
Boletim 152
Paulo Souto (PFL) processa Emiliano (PT)
Boletim 151
São Francisco do Conde: renda milionária, povo pobre
Boletim 150
Carmem, a nova porta-voz de Paulo Souto
Boletim 149
Justiça acolhe queixas-crime de Emiliano contra jornalista e deputado carlista
Boletim 148
Jovens petistas se unem a Emiliano
Boletim 147
Emiliano na campanha O BRASIL PRECISA DA CAIXA
Boletim 146
Prefeita do PL baiano frauda a Previdência
Boletim 145
Revista Carta Capital quebra o silêncio da mídia e publica grave denúncia de Emiliano contra ACM
Boletim 144
Publicitário testa-de-ferro do senador ACM controla dois portos na Bahia
Boletim 143
Ilê Axé Alaketú Oya Mimi promove cidadania
Boletim 142
E a revitalização do São Francisco?
Boletim 141
Homenagem a Ana Montenegro
Boletim 140
Turma da UNEB homenageia Emiliano
Boletim 139
Souto discrimina de novo 25 mil servidores
Boletim 138
Nova carta aos militantes do PT
Boletim 137
Prejuízo da PREVI envolve Paulo Souto, ACM e FHC
Boletim 136
Governador da Bahia tenta intimidar PT
Boletim 135
Emiliano José (PT) foi dedurado na CPMI dos Correios
Boletim 134
Emiliano escreve aos militantes petistas
Boletim 133
Assassino de Natur está recolhido à prisão
Boletim 132
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 131
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 130
Deputada do PPS escandaliza portadores de deficiência
Boletim 129
Senador baiano defende calote nos direitos autorais
Boletim 128
Caixa 2 financiou 14 deputados federais baianos
Boletim 127
Jornal de ACM ataca deputado Emiliano
Boletim 126
Assembléia censura discurso de Emiliano
Boletim 125
Deputado quer proibir carvão no São Francisco
Boletim 124
Tarefa principal do PT é reeleição de Lula
Boletim 123
Emiliano será candidato a deputado federal
Boletim 122
Título de Cidadão Baiano para Bob Fernandes
Boletim 121
Bahia pode ter ato contra cassação de Zé Dirceu
Boletim 120
Polícia Militar atira contra Igreja em Itapuã
Boletim 119
Ensino obrigatório de História Afro-Brasileira
Boletim 118
Emiliano lamenta falecimento de Yolanda
Boletim 117
Contrato do Bradesco com governo é ilegal
Boletim 116
Revista denuncia dinheiroduto baiano
Boletim 115
Bahia reduz recursos para rio São Francisco
Boletim 114
500 mil votos revelam que coveiros do PT falharam
Boletim 113
Policiais dizem SIM à proibição das armas
Boletim 112
Emiliano quer diálogo de Lula com bispo de Barra
Boletim 111
Sinjorba, OAB e igrejas relembram Herzog
Boletim 110
Emiliano continua a contar a saga da Galeria F
Boletim 109
Campanha Primavera pela Vida
Boletim 108
PT deu um soco na cara da direita raivosa
Boletim 107
PFL está com o porco nas costas
Boletim 106
França constata poluição em Santo Amaro
Boletim 105
Baianos de Salvador apóiam Lula
Boletim 104
Ex-presos políticos homenageiam Padre Renzo
Boletim 103
41 anos da Feira de São Joaquim
Boletim 102
Emiliano assaltado na BR 116
Boletim 101
Para quem tem memória curta
Boletim 100
Para quem tem memória curta
Boletim 99
Missa em Memória de Elenaldo Teixeira
Boletim 98
PT da Bahia divulga Nota Pública
Boletim 97
Emiliano assume presidência do PT baiano
Boletim 96
Moção de Pesar por Gastão Pedreira
Boletim 95
Site de alunos da FTC conta história de luta de Emiliano
Boletim 94
Prêmio Jaime Wright de direitos humanos
Boletim 93
Universitários baianos pressionam parlamentares
Boletim 92
UFBA quer maternidade de primeiro mundo
Boletim 91
Clodomir Morais faz palestra na UFBA
Boletim 90
Cartilhas politicamente corretas
Boletim 89
Imbassahy fez a desova e viajou para Miami
Boletim 88
Campanha sórdida contra o governo Lula
Boletim 87
Presidente de Angola recebe Emiliano
Boletim 86
Presidente de Angola será Cidadão Baiano
Boletim 85
Patrícia Pillar vai viver Zuzu Angel no cinema
Boletim 84
Homenagem ao craque de futebol Sócrates
Boletim 83
Até dia 17 você pode votar no site de Emiliano
Boletim 82
Site de Emiliano em campanha eleitoral
Boletim 81
Acesse o site de Emiliano e dê o seu voto
Boletim 80
Arquivos que a ditadura não pôde esconder
Boletim 79
Ministros virão para lançamento do livro de Emiliano
Boletim 78
Emiliano lança novo livro dia 17 de março
Boletim 77
Projeto de Emiliano quer resgatar quilombos da Bahia
Boletim 76
CGU descobre fraudes em Serra do Ramalho
Boletim 75
Fraudes em mais três municípios baianos
Boletim 74
Aumenta pressão para abrir arquivos da ditadura
Mais Boletins

 
 
Quem é Emiliano l Mandato l Livros l Imagens l Artigos l Notícias l Contato
Assine nosso livro de visitas
Copyright © 2000-2003 Emiliano José - Todos os direitos reservados