Home
Quem é Emiliano
Mandato
Livros
Imagens
Artigos
Notícias
Boletins
Na Imprensa
Galeria F
Contato

 

Boletim 129 – jan/2006 – (71) 3115 7139/3115 7073 Fax 3115 4093

Senador baiano defende calote nos direitos autorais

Cantores e compositores, entre eles Belchior, Zezé Motta, Fernando Brant, Paulo Sérgio Valle, Ronaldo Bastos, Edmundo Souto, Walter Franco e Marcus Vinicius protestaram nesta segunda-feira (16/01/06), no Senado, contra o projeto de lei 532/03, que extingue o pagamento de direitos autorais na execução pública de músicas das trilhas sonoras dos filmes. Todas as entidades que representam autores, produtores fonográficos e editoras musicais assinaram manifesto, distribuído em Brasília, contra o projeto, que tem sido defendido ardorosamente da tribuna pelo senador César Borges (PFL-BA), por puro interesse pessoal. O senador do PFL é proprietário da Rádio Rio Novo (em nome de laranja), empresa que chegou a ser lacrada pela Justiça por falta de pagamento de direitos autorais, denunciam os artistas. O projeto é de interesse do senador Paulo Otávio (PFL), proprietário de cinemas em Brasília. Tudo que o senador César Borges (PFL) se mete tem problema. Ele já defendeu até impunidade para os prefeitos corruptos. Agora quer prejudicar os cantores e compositores. Para o deputado estadual (PT) Emiliano José, é um senador sem noção.

João Almeida nega ter recebido dinheiro

O deputado federal João Almeida (PSDB/BA), cujo nome foi incluído na relação do Dimasduto – um suposto caixa 2 que teria sido organizado pelo ex-diretor de Furnas para financiamento de campanhas eleitorais – negou em correspondência enviada ao deputado Emiliano José (PT), que tenha recebido dinheiro, conforme relatório em poder da Polícia Federal de Brasília. “Afirmo que não recebi dinheiro ilegal de caixa 2 de Furnas ou de qualquer outra fonte”, disse ele. E acrescentou: “Não tenho vergonha nem medo de tornar público os colaboradores de minhas campanhas. Sou inclusive o deputado baiano que declarou maior volume de recursos ao TRE na última eleição. Declarei tudo que recebi e gastei, lá estão todas as fontes”. O deputado do PSDB baiano classifica de “infeliz matéria” a informação veiculada no site do deputado Emiliano José e assina seu e-mail “com decepção e indignação”. O deputado Emiliano José (PT) disse acreditar em João Almeida, por sua história de vida política, e espera que a Polícia Federal esclareça de vez todo esse caso.

Jutahy Júnior diz que material é apócrifo

O deputado federal Jutahy Júnior (PSDB-BA), cujo nome é citado na relação do suposto caixa 2 de Furnas, reagiu com grande indignação. Considera o material apócrifo e afirma que há mais de três meses chantagistas conhecidos tentam vender à imprensa o tal dossiê, sempre recusado “por ser claramente material falsificado”. O deputado declarou: “Não conheço este tal Dimas, não sei onde fica Furnas, nunca estive lá”. Também solicitou uma retratação pública pela divulgação do que considerou uma “molecagem”. O deputado Emiliano José (PT) decidiu retirar as informações que citam nomes de seu site, em respeito aos parlamentares baianos, embora não tenha retratação nenhuma a fazer.

Denúncias repercutem na Bahia

Muita gente está telefonando para o gabinete do deputado estadual Emiliano José (PT-BA) para saber a fonte da informação sobre o dimasduto. Vários blogs disponibilizam os relatórios que estão em poder da Polícia Federal, em Brasília, de acordo com informações do blog Amigos do Presidente Lula. Segundo o blog, editado por Helena Sthephanowitz, os delegados federais Praxíteles Praxedes e Pedro Ribeiro já estão em Belo Horizonte com o objetivo de investigar o suposto esquema de corrupção em Furnas. Segundo a Folha de S. Paulo, o autor da denúncia foi o ex-deputado Roberto Jefferson, cassado no ano passado por quebra de decoro parlamentar, o mesmo que denunciou o valerioduto. O site do deputado Emiliano José, vale dizer, divulgou o que está sendo veiculado com muita intensidade na Internet e em alguns órgãos da grande imprensa, sem emitir qualquer opinião.

PARA LER O RELATÓRIO COMPLETO
http://caixadoistucanodefurnas.blogspot.com/
www.amigosdopresidentelula.blogspot.com/
www.porumbrasilnovo.blogspot.com/

Jornal O Globo denuncia esquema ilegal

O jornal "O GLOBO" publicou, na coluna Panorama Político (07/01/06), nota sobre um suposto esquema de arrecadação para as campanhas do PSDB em 2002. De acordo com o jornal, integrantes da CPMI dos Correios receberam informalmente cópias de um documento de cinco páginas, acompanhado de um laudo do perito Ricardo Molina. O documento está com a Polícia Federal, que investiga o esquema supostamente operado por Dimas Toledo, ex-diretor de Furnas. Segundo a nota, "o documento teria sido elaborado, assinado e autenticado em cartório pelo próprio diretor de Furnas". "Usando o poder de seu cargo, [Dimas Toledo] arrecadou recursos junto a colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços, corretoras de valores, seguradoras e bancos que tinham relações com a estatal", afirma o jornal.

Documento lista os doadores

De acordo com a nota do jornal O GLOBO, o documento lista os principais doadores da campanha tucana, as campanhas beneficiadas e os valores que elas teriam recebido nos dois turnos das eleições. "Os dados disponíveis e o que se conhece da investigação na PF ainda não permitem precisar se os recursos arrecadados constam da contabilidade oficial ou se fazem parte de um caixa dois que levantou R$ 39,9 milhões". Segundo a coluna Panorama Político, as campanhas majoritárias do PSDB e aliados à Presidência da República, em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro teriam sido abastecidas pelos recursos captados pelo então diretor de Furnas. "Segundo o documento, o dimasduto ajudou a financiar campanhas de deputados tucanos, do PFL, do PMDB, do PTB, do PP, do PSC e do PL de vários Estados". Entre os parlamentares incluídos na lista, estariam inclusive investigadores da CPMI dos Correios e relatores de processos de cassação do Conselho de Ética da Câmara.

PF investiga suposto caixa 2 de Furnas

Deu na FOLHA DE S. PAULO (10/01/06): “A direção-geral da Polícia Federal confirmou ontem que investiga a origem e o conteúdo de papéis entregues ao órgão no final do ano passado sobre a suposta existência de um caixa dois comandado por funcionários da estatal de energia Furnas Centrais Elétricas e que teria arrecadado cerca de R$ 40 milhões na campanha de 2002. Furnas tem sob seu controle dez usinas hidrelétricas e atua no Distrito Federal e nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Paraná e Rondônia, onde estão 51% dos domicílios do país. Segundo os papéis --cinco páginas que são cópias de uma cópia autenticada--, 156 candidatos a presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual de diversos Estados e partidos receberam recursos, nas eleições de 2002, por meio desse suposto esquema de caixa dois. O dinheiro teria sido conseguido 'por intermédio de Furnas, entre colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços, construtoras, bancos, fundos de pensão, corretoras de valores e seguradoras', segundo diz o cabeçalho desses papéis. A declaração, datada de 30 de novembro de 2002, traz uma assinatura supostamente reconhecida em 2005 em um cartório do Rio de Janeiro e atribuída a Dimas Fabiano Toledo, que foi diretor de engenharia de Furnas durante 12 anos e trabalhou na empresa por mais de três décadas. Ele pediu afastamento do cargo em 2005, logo após o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) ter denunciado, em entrevista à Folha, a existência de supostos esquemas de desvio de recursos públicos em Furnas.

PF procura documento original

Da FOLHA DE S. PAULO (10/01/06): “A Polícia Federal está agora à procura do suposto documento original que deu base às cópias. No mesmo inquérito que investiga a estatal, a polícia já tomou o depoimento do lobista Nilton Monteiro, que teria informações sobre os papéis. Monteiro é o mesmo lobista que revelou documentos --depois reconhecidos como autênticos pela Polícia Federal-- sobre a existência de um caixa dois na campanha eleitoral de 1998 do então candidato à reeleição ao governo de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB).
Os papéis identificam nominalmente cem doadores, incluindo algumas empresas públicas. Na última página há uma explicação sobre a suposta forma pela qual os recursos foram distribuídos que sugere a existência de outros documentos que formariam um mesmo dossiê. "Todos estes valores foram repassados aos coordenadores de campanhas dos candidatos, sendo estes os responsáveis pelas distribuições dos recursos acima mencionados, conforme planilhas apresentadas e com os respectivos acordos de recebimentos", diz o documento”.


Boletins 2002 campanha

Outros Boletins

Boletim 159
Reunião Plenária de Emiliano dia 22 de julho
Boletim 158
Samuel Celestino comenta campanha de Emiliano
Boletim 157
Sargento PM aterroriza em Guaratinga
Boletim 156
Bebês morrem por negligência em Jequié
Boletim 155
Justiça condena jornal da família de ACM
Boletim 154
Muita insegurança na Bahia
Boletim 153
Sindicatos da CUT lançam Revista do Brasil
Boletim 152
Paulo Souto (PFL) processa Emiliano (PT)
Boletim 151
São Francisco do Conde: renda milionária, povo pobre
Boletim 150
Carmem, a nova porta-voz de Paulo Souto
Boletim 149
Justiça acolhe queixas-crime de Emiliano contra jornalista e deputado carlista
Boletim 148
Jovens petistas se unem a Emiliano
Boletim 147
Emiliano na campanha O BRASIL PRECISA DA CAIXA
Boletim 146
Prefeita do PL baiano frauda a Previdência
Boletim 145
Revista Carta Capital quebra o silêncio da mídia e publica grave denúncia de Emiliano contra ACM
Boletim 144
Publicitário testa-de-ferro do senador ACM controla dois portos na Bahia
Boletim 143
Ilê Axé Alaketú Oya Mimi promove cidadania
Boletim 142
E a revitalização do São Francisco?
Boletim 141
Homenagem a Ana Montenegro
Boletim 140
Turma da UNEB homenageia Emiliano
Boletim 139
Souto discrimina de novo 25 mil servidores
Boletim 138
Nova carta aos militantes do PT
Boletim 137
Prejuízo da PREVI envolve Paulo Souto, ACM e FHC
Boletim 136
Governador da Bahia tenta intimidar PT
Boletim 135
Emiliano José (PT) foi dedurado na CPMI dos Correios
Boletim 134
Emiliano escreve aos militantes petistas
Boletim 133
Assassino de Natur está recolhido à prisão
Boletim 132
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 131
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 130
Deputada do PPS escandaliza portadores de deficiência
Boletim 129
Senador baiano defende calote nos direitos autorais
Boletim 128
Caixa 2 financiou 14 deputados federais baianos
Boletim 127
Jornal de ACM ataca deputado Emiliano
Boletim 126
Assembléia censura discurso de Emiliano
Boletim 125
Deputado quer proibir carvão no São Francisco
Boletim 124
Tarefa principal do PT é reeleição de Lula
Boletim 123
Emiliano será candidato a deputado federal
Boletim 122
Título de Cidadão Baiano para Bob Fernandes
Boletim 121
Bahia pode ter ato contra cassação de Zé Dirceu
Boletim 120
Polícia Militar atira contra Igreja em Itapuã
Boletim 119
Ensino obrigatório de História Afro-Brasileira
Boletim 118
Emiliano lamenta falecimento de Yolanda
Boletim 117
Contrato do Bradesco com governo é ilegal
Boletim 116
Revista denuncia dinheiroduto baiano
Boletim 115
Bahia reduz recursos para rio São Francisco
Boletim 114
500 mil votos revelam que coveiros do PT falharam
Boletim 113
Policiais dizem SIM à proibição das armas
Boletim 112
Emiliano quer diálogo de Lula com bispo de Barra
Boletim 111
Sinjorba, OAB e igrejas relembram Herzog
Boletim 110
Emiliano continua a contar a saga da Galeria F
Boletim 109
Campanha Primavera pela Vida
Boletim 108
PT deu um soco na cara da direita raivosa
Boletim 107
PFL está com o porco nas costas
Boletim 106
França constata poluição em Santo Amaro
Boletim 105
Baianos de Salvador apóiam Lula
Boletim 104
Ex-presos políticos homenageiam Padre Renzo
Boletim 103
41 anos da Feira de São Joaquim
Boletim 102
Emiliano assaltado na BR 116
Boletim 101
Para quem tem memória curta
Boletim 100
Para quem tem memória curta
Boletim 99
Missa em Memória de Elenaldo Teixeira
Boletim 98
PT da Bahia divulga Nota Pública
Boletim 97
Emiliano assume presidência do PT baiano
Boletim 96
Moção de Pesar por Gastão Pedreira
Boletim 95
Site de alunos da FTC conta história de luta de Emiliano
Boletim 94
Prêmio Jaime Wright de direitos humanos
Boletim 93
Universitários baianos pressionam parlamentares
Boletim 92
UFBA quer maternidade de primeiro mundo
Boletim 91
Clodomir Morais faz palestra na UFBA
Boletim 90
Cartilhas politicamente corretas
Boletim 89
Imbassahy fez a desova e viajou para Miami
Boletim 88
Campanha sórdida contra o governo Lula
Boletim 87
Presidente de Angola recebe Emiliano
Boletim 86
Presidente de Angola será Cidadão Baiano
Boletim 85
Patrícia Pillar vai viver Zuzu Angel no cinema
Boletim 84
Homenagem ao craque de futebol Sócrates
Boletim 83
Até dia 17 você pode votar no site de Emiliano
Boletim 82
Site de Emiliano em campanha eleitoral
Boletim 81
Acesse o site de Emiliano e dê o seu voto
Boletim 80
Arquivos que a ditadura não pôde esconder
Boletim 79
Ministros virão para lançamento do livro de Emiliano
Boletim 78
Emiliano lança novo livro dia 17 de março
Boletim 77
Projeto de Emiliano quer resgatar quilombos da Bahia
Boletim 76
CGU descobre fraudes em Serra do Ramalho
Boletim 75
Fraudes em mais três municípios baianos
Boletim 74
Aumenta pressão para abrir arquivos da ditadura
Mais Boletins

 
 
Quem é Emiliano l Mandato l Livros l Imagens l Artigos l Notícias l Contato
Assine nosso livro de visitas
Copyright © 2000-2003 Emiliano José - Todos os direitos reservados