Home
Quem é Emiliano
Mandato
Livros
Imagens
Artigos
Notícias
Boletins
Na Imprensa
Galeria F
Contato

 

Boletim 133 – fev/2006 – (71) 3115 7139/3115 7073 Fax 3115 4093

Assassino de Natur está recolhido à prisão

Com a pena de 19 anos e 3 meses mantida pelo Tribunal de Justiça da Bahia, em regime fechado, o ex-prefeito de Ubaíra, Ivan Eça de Menezes (PFL), está finalmente recolhido à prisão, na Penitenciária de Feira de Santana. O presidiário estava foragido desde 31 de janeiro. Ele matou a sangue-frio e por motivo banal o ex-preso político, fundador do PT, ex-presidente municipal do PV, ambientalista e professor Natur de Assis Filho. Acabou a impunidade, declarou o deputado Emiliano José (PT).

Ano Letivo em Alagoinhas começa debatendo diferenças

O deputado Emiliano José (PT) compareceu à abertura do Ano Letivo de 2006 em Alagoinhas. O seminário organizado pela Secretaria Municipal da Educação reuniu 700 pessoas no auditório da Biblioteca Municipal Maria Feijó e teve como tema “Somos todos e todas iguais e diferentes”. Emiliano José afirmou que é muito bom ver uma Secretaria da Educação preocupada com o respeito às diferenças e com a luta para reduzir desigualdades”. O prefeito Joseildo Ramos disse que não é tarefa fácil abrir a escola para todos. O secretário João Lopes prestou contas das atividades do ano que passou. A inclusão social foi tema dominante. Também presente o vereador Elionaldo Faro Teles.

Alagoinhas tem distrito industrial fantasma

Os moradores do DISAI, um distrito industrial de Alagoinhas que nunca saiu do papel, querem construir uma Unidade de Saúde e um Centro de Educação, com cursos profissionalizantes de artesanato, corte e costura, e informática, no prédio abandonado do centro administrativo do falido projeto do governo estadual. Com este objetivo, os moradores do bairro ocuparam pacificamente o prédio. O deputado Emiliano José (PT) visitou a comunidade e a Associação Comunitária que reúne 400 moradores, em companhia do vereador Elionaldo de Faro Teles. Os moradores não sabem se o mprojeto faliu por falha de planejamento ou por simples retaliação do governo à administração petista de Joseildo Ramos.

Deputado se solidariza com sociólogo Emir Sader

“Declaro minha solidariedade ao sociólogo Emir Sader, que está sob ataque do senador Jorge Bornhausen (PFL). Este senador-banqueiro é que deveria responder a processo por fazer propaganda do racismo. Ele e o senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) representam o que há de mais reacionário na política brasileira. A Bahia, o PT da Bahia, as forças de esquerda, estamos todos com Emir Sader”. Desta forma o deputado estadual Emiliano José (PT-BA) manifestou sua solidariedade ao sociólogo Emir Sader, que está sendo processado pelo senador Jorge Bornhausen, presidente do PFL. A mensagem de Emiliano foi postada no site da Agência Carta Maior, junto com manifestações do mundo inteiro.

Emiliano aplaude vitória dos agentes de saúde

Emiliano José (PT-BA) comemorou a aprovação pela Câmara Federal da Proposta de Emenda Constitucional 7/2003 (Substitutivo do Deputado Federal Walter Pinheiro), que ficou conhecida como “PEC dos Agentes de Saúde”, que altera o Inciso II do artigo 37 da Constituição Federal, permitindo a contratação pela administração pública de agentes de saúde através de processo seletivo público. O placar folgado de 386 votos a favor, nenhum voto contra e uma abstenção, é uma demonstração inequívoca do acerto e da justeza da reivindicação dos agentes de saúde, que lutam há anos pelo direito de contratação através de processo seletivo público, afirmou Emiliano José. A PEC dos agentes de saúde acaba de ser aprovada também na CCJ do Senado, apesar de um senador do PFL ter tentado “pedir vistas”. A luta continua.

As donzelas furadas e o caixa 2 tucano de Furnas

O deputado cassado Roberto Jefferson confirmou na Polícia Federal que de fato recebeu R$ 75 mil do caixa 2 de Furnas. Dando gargalhadas, muitas gargalhadas, em entrevista à revista CartaCapital (08/02/06), depois de confirmar o feito, deu publicidade e muita veracidade à Lista de Furnas. São 156 políticos - a maioria do PFL e do PSDB - que levaram R$ 40 milhões para a campanha eleitoral de 2002 e não prestaram contas. Caixa 2, dinheiro não contabilizado. Sempre interrompendo a entrevista com muitas risadas, em referência à hipocrisia reinante ele chamou o pessoal do PSDB de “donzelas furadas” - o nome de uma deliciosa rosquinha nordestina de polvilho que tem um furinho no meio. Leia a entrevista no site de Emiliano.

Bispo afirma que FHC não tem moral para criticar Lula

Segundo a Agência Folha, o bispo emérito de Volta Redonda (RJ), d. Waldyr Calheiros, 82, coordenador regional da ONG católica Caritas, disse ontem (09/02/06) em seminário da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso "não tem moral para criticar o atual governo". O bispo defendeu a abertura de uma CPI para investigar os processos de privatização de estatais, como o do sistema de telefonia, ocorrido durante o governo FHC (1995-2002). "O Fernando Henrique Cardoso não tem moral para criticar o governo Lula, por mais erros que o governo atual tenha. Basta que sejam investigadas as privatizações ocorridas no governo dele [FHC] e será encontrada sujeira". O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM) afirmou que o bispo tem o direito de falar como cidadão. Mas ele tem uma visão caolha”. Só faltava essa, o pitbull atacar d. Waldir Calheiros.

CUT organiza 1º Festival da Nova Canção Brasileira

Numa iniciativa pioneira, o 1º Festival da Nova Canção Brasileira (CANTACUT), organizado pela Central Única dos Trabalhadores tem por objetivo revelar novos talentos com músicas inéditas, em português, com temática e estilo livres, garantindo a diversidade cultural de cada região. A música vencedora vai se tornar a referência musical da CUT. As inscrições, abertas desde o dia 12 de dezembro de 2005, se encerram no próximo dia 10 de março de 2006. Regulamento, locais e ficha de inscrição estão no Portal do Mundo do Trabalho da Central Única dos Trabalhadores – www.cut.org.br

Dá para confiar no que sai na Folha?

O jornal Folha de S.Paulo admitiu ter errado em reportagem intitulada "Assessor de Lula critica o PT e o governo". Assinada pelo jornalista Fábio Victor, a matéria informa erroneamente que o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, teria feito "ácidos comentários sobre lideranças petistas, ministros e equipe econômica" do governo. Era mentira. Marco Aurélio desmentiu o jornalão. "Diferentemente do que publica o jornalista Fábio Victor, não tenho dupla linguagem sobre os problemas que afetaram o PT no ano passado. Os conceitos grosseiros que me são atribuídos sobre a direção petista são fantasiosos”. As pesquisadoras mencionadas também rebateram a matéria. "Citar erroneamente os entrevistados é um grande desserviço para todos os envolvidos", afirmaram, em nota, Sue Branford e Hilary Wainwright. Em uma nota na sessão ERRAMOS, o jornal admitiu que errou ao suprimir trechos de frase citada na reportagem. A Folha reconheceu ainda que uma frase atribuída a Marco Aurélio Garcia "foi publicada fora de seu contexto". Pode?

OAB age como partido político, diz jornal mineiro

Completamente equivocada e sem nexo a posição da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), contrária à execução do projeto de integração do rio São Francisco, alegando que seus canais cortariam terras indígenas. Nenhum dos canais do projeto atravessa terras indígenas. É fácil conferir. Outro equívoco: não é o Comitê da Bacia do São Francisco que aprova projetos hídricos, mas a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos, que por larga maioria de votos aprovou o projeto que prevê a integração da bacia do rio São Francisco às bacias dos rios intermitentes do Nordeste Setentrional, com objetivo de oferecer segurança hídrica às populações das pequenas, médias e grandes cidades daquela região, que, em 2025, serão 12 milhões de habitantes. O projeto é financeiramente viável, socialmente justo e ambientalmente sustentável, tendo ainda o mérito de levar água a quem tem sede, como estabelece a Constituição Federal. A posição da OAB foi condenada pelo jornal Hoje em Dia (MG), que em editorial (07/02/06)) diz: “A OAB parece que quer extrapolar suas funções dentro da República. Em vez de ser representante de uma categoria profissional, como a dos engenheiros, a dos arquitetos ou a dos médicos, age, agora, como um partido político. E dos poderosos, que tomam decisões pelo Judiciário, pelo Executivo e pelo Legislativo”.

ACM quer melar seleção da Transpetro

Segundo o Correio Braziliense, o senador ACM (PFL/BA), pediu o cancelamento do processo seletivo da Petrobrás Transportes S.A. (Transpetro), com oferta de 1.554 vagas de imediato. Ele implicou com o cadastro reserva de mais de 10 mil vagas. A crítica mais contundente recaiu sobre as vagas para profissionais da área de comunicação. Para o senador, oferecer 265 vagas para o cargo de jornalista e 280 para relações públicas é desmoralizador. “Para que tanto profissional da área de comunicação? Para conversar com tubarão?”, provocou o velho. Não é estranho para quem é dono de jornal, TV e rádios? A Transpetro respondeu afirmando que o senador está cometendo graves distorções, como sempre.

CGU começa a investigar caixa 2 da "Lista de Furnas"

O ministro da Transparência, Waldir Pires, titular da Controladoria-Geral da União (CGU), determinou que o órgão investigue a denúncia de irregularidades em contratos de Furnas com empresas privadas. Segundo informações da Agência Brasil, a base da investigação será a chamada “Lista de Furnas”. O trabalho de investigação será feito por 12 auditores, responsáveis pela análise dos contratos, em conjunto com a Polícia Federal - que investiga por sua vez a autenticidade dos documentos, cujos originais não foram ainda encontrados. A lista traz o nome de 156 políticos - a maioria (82) do PSDB e do PFL - que teriam recebido repasses ilegais da ordem de R$ 40 milhões nas eleições de 2002. Entre os supostos beneficiados estão os tucanos José Serra, prefeito paulistano (R$ 7, 3 milhões); Geraldo Alckmin, governador de São Paulo (R$ 9 milhões); e Aécio Neves, governador de Minas Gerais (R$ 5,5 milhões). Da Bahia, consta na Lista de Furnas praticamente toda a bancada do PFL.

ACM se irrita com Lista de Furnas

O Blog do Josias de Souza, órgão oficial da Folha de S. Paulo, informa hoje (09/02/06) que “irritados com a exploração política que o PT vem fazendo da chamada “lista de Furnas”, PSDB e PFL ameaçam convocar o ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça) para prestar depoimento no Congresso. O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) informou ao blog que, a continuar esse movimento, apresentará requerimento para que o ministro compareça ao plenário do Senado. O senador ACM tem tudo para ficar profundamente irritado com a Lista de Furnas. Lá estão 33 nomes do PFL, dos quais 10 são da bancada carlista.

Frase da semana

O mais importante não é saber quantos dias o presidente Lula não bebe, o mais importante é saber quantos copos bebeu o ex-presidente FHC para afirmar que a ética do PT é roubar.


Boletins 2002 campanha

Outros Boletins

Boletim 159
Reunião Plenária de Emiliano dia 22 de julho
Boletim 158
Samuel Celestino comenta campanha de Emiliano
Boletim 157
Sargento PM aterroriza em Guaratinga
Boletim 156
Bebês morrem por negligência em Jequié
Boletim 155
Justiça condena jornal da família de ACM
Boletim 154
Muita insegurança na Bahia
Boletim 153
Sindicatos da CUT lançam Revista do Brasil
Boletim 152
Paulo Souto (PFL) processa Emiliano (PT)
Boletim 151
São Francisco do Conde: renda milionária, povo pobre
Boletim 150
Carmem, a nova porta-voz de Paulo Souto
Boletim 149
Justiça acolhe queixas-crime de Emiliano contra jornalista e deputado carlista
Boletim 148
Jovens petistas se unem a Emiliano
Boletim 147
Emiliano na campanha O BRASIL PRECISA DA CAIXA
Boletim 146
Prefeita do PL baiano frauda a Previdência
Boletim 145
Revista Carta Capital quebra o silêncio da mídia e publica grave denúncia de Emiliano contra ACM
Boletim 144
Publicitário testa-de-ferro do senador ACM controla dois portos na Bahia
Boletim 143
Ilê Axé Alaketú Oya Mimi promove cidadania
Boletim 142
E a revitalização do São Francisco?
Boletim 141
Homenagem a Ana Montenegro
Boletim 140
Turma da UNEB homenageia Emiliano
Boletim 139
Souto discrimina de novo 25 mil servidores
Boletim 138
Nova carta aos militantes do PT
Boletim 137
Prejuízo da PREVI envolve Paulo Souto, ACM e FHC
Boletim 136
Governador da Bahia tenta intimidar PT
Boletim 135
Emiliano José (PT) foi dedurado na CPMI dos Correios
Boletim 134
Emiliano escreve aos militantes petistas
Boletim 133
Assassino de Natur está recolhido à prisão
Boletim 132
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 131
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 130
Deputada do PPS escandaliza portadores de deficiência
Boletim 129
Senador baiano defende calote nos direitos autorais
Boletim 128
Caixa 2 financiou 14 deputados federais baianos
Boletim 127
Jornal de ACM ataca deputado Emiliano
Boletim 126
Assembléia censura discurso de Emiliano
Boletim 125
Deputado quer proibir carvão no São Francisco
Boletim 124
Tarefa principal do PT é reeleição de Lula
Boletim 123
Emiliano será candidato a deputado federal
Boletim 122
Título de Cidadão Baiano para Bob Fernandes
Boletim 121
Bahia pode ter ato contra cassação de Zé Dirceu
Boletim 120
Polícia Militar atira contra Igreja em Itapuã
Boletim 119
Ensino obrigatório de História Afro-Brasileira
Boletim 118
Emiliano lamenta falecimento de Yolanda
Boletim 117
Contrato do Bradesco com governo é ilegal
Boletim 116
Revista denuncia dinheiroduto baiano
Boletim 115
Bahia reduz recursos para rio São Francisco
Boletim 114
500 mil votos revelam que coveiros do PT falharam
Boletim 113
Policiais dizem SIM à proibição das armas
Boletim 112
Emiliano quer diálogo de Lula com bispo de Barra
Boletim 111
Sinjorba, OAB e igrejas relembram Herzog
Boletim 110
Emiliano continua a contar a saga da Galeria F
Boletim 109
Campanha Primavera pela Vida
Boletim 108
PT deu um soco na cara da direita raivosa
Boletim 107
PFL está com o porco nas costas
Boletim 106
França constata poluição em Santo Amaro
Boletim 105
Baianos de Salvador apóiam Lula
Boletim 104
Ex-presos políticos homenageiam Padre Renzo
Boletim 103
41 anos da Feira de São Joaquim
Boletim 102
Emiliano assaltado na BR 116
Boletim 101
Para quem tem memória curta
Boletim 100
Para quem tem memória curta
Boletim 99
Missa em Memória de Elenaldo Teixeira
Boletim 98
PT da Bahia divulga Nota Pública
Boletim 97
Emiliano assume presidência do PT baiano
Boletim 96
Moção de Pesar por Gastão Pedreira
Boletim 95
Site de alunos da FTC conta história de luta de Emiliano
Boletim 94
Prêmio Jaime Wright de direitos humanos
Boletim 93
Universitários baianos pressionam parlamentares
Boletim 92
UFBA quer maternidade de primeiro mundo
Boletim 91
Clodomir Morais faz palestra na UFBA
Boletim 90
Cartilhas politicamente corretas
Boletim 89
Imbassahy fez a desova e viajou para Miami
Boletim 88
Campanha sórdida contra o governo Lula
Boletim 87
Presidente de Angola recebe Emiliano
Boletim 86
Presidente de Angola será Cidadão Baiano
Boletim 85
Patrícia Pillar vai viver Zuzu Angel no cinema
Boletim 84
Homenagem ao craque de futebol Sócrates
Boletim 83
Até dia 17 você pode votar no site de Emiliano
Boletim 82
Site de Emiliano em campanha eleitoral
Boletim 81
Acesse o site de Emiliano e dê o seu voto
Boletim 80
Arquivos que a ditadura não pôde esconder
Boletim 79
Ministros virão para lançamento do livro de Emiliano
Boletim 78
Emiliano lança novo livro dia 17 de março
Boletim 77
Projeto de Emiliano quer resgatar quilombos da Bahia
Boletim 76
CGU descobre fraudes em Serra do Ramalho
Boletim 75
Fraudes em mais três municípios baianos
Boletim 74
Aumenta pressão para abrir arquivos da ditadura
Mais Boletins

 
 
Quem é Emiliano l Mandato l Livros l Imagens l Artigos l Notícias l Contato
Assine nosso livro de visitas
Copyright © 2000-2003 Emiliano José - Todos os direitos reservados