Home
Quem é Emiliano
Mandato
Livros
Imagens
Artigos
Notícias
Boletins
Na Imprensa
Galeria F
Contato

 

Boletim 134 - fev/2006 – (71) 3115 7139/3115 7073 Fax 3115 4093

Emiliano escreve aos militantes petistas

Estimulado por militantes de Ibirataia, o deputado Emiliano José decidiu escrever aos militantes do PT da Bahia. Nesta primeira carta, ele analisa a orquestração das forças de direita contra os avanços do Governo Lula, pede coragem para a luta contra os acusadores, os mesmos que se enriqueceram com os recursos públicos, campeões da corrupção, personagens sórdidos que tentam destruir o PT e usam calúnias para voltar ao poder. Outras cartas virão.

Segue a íntegra da carta:

Carta aos militantes petistas (I)

Companheiros e Companheiras,

Foi uma saudável provocação do PT de Ibirataia que me estimulou a começar a escrever sobre essa crise política, que se arrasta há meses, crise obviamente alimentada por uma direita raivosa, conhecida de há muito, e que não se conforma com um governo reformista, progressista capaz de começar um processo de transformação fundamental para a vida do povo do Brasil. Os companheiros de Ibirataia estavam incomodados com o discurso de um reacionário local, que espumava pelos cantos da boca contra o governo Lula, divulgando bobagens sem qualquer consistência. Ele navegava por sobre as ondas da parafernália midiática dos últimos meses.

Não vou iniciar essas cartas analisando os nossos erros. Eles têm sido discutidos à exaustão. É claro que farei isso ao longo da série que inicio hoje, mas creio que há algo mais urgente a fazer. Já pedimos desculpas de montão. Já reconhecemos erros. Afirmo que não somos um partido corrupto. Afirmo que somos o governo que mais combateu a corrupção em nossa história. E que somos um partido capaz de enfrentar os nossos equívocos, de fazer autocrítica e, por isso mesmo, em condições de prosseguir nossa caminhada com o objetivo de construir um Brasil democrático e socialista. Posto isso, vamos ao que nos interessa aqui e agora.

Há um massacre midiático, discursivo em andamento contra o PT e contra o governo Lula, e nisso não há acaso. Não há nenhum fenômeno jornalístico verdadeiro que suscite isso. Há uma óbvia orquestração de direita – e que não se tenha medo da palavra -, destinada a enfraquecer uma experiência democrática e reformista em andamento. Que não se tenha medo também da palavra reformista. O governo Lula é um governo reformista. Goulart foi derrubado pela direita raivosa – com os militares à frente – pela simples razão de que era um reformista. Somos um país que não teve capacidade de levar à frente nem as mais elementares reformas. Estas, no caso brasileiro, perturbam o roteiro de nossas classes dominantes, acostumadas a privilégios raramente vistos em outros países.

O que impressiona, à primeira vista, é a incapacidade ou a timidez da reação do PT e da esquerda a essa investida furiosa da direita. Por muito tempo, temos permanecido nas trincheiras, sob bombardeio permanente, sem reagir à altura. É como se fôssemos os cordeiros de Deus, como se assumíssemos todos os pecados do mundo, para me valer de uma linguagem religiosa. Como se fôssemos agora condenados a purgar por um longo tempo os pecados da humanidade. Assumimos uma humildade – e essa palavra na política só cabe raramente – que não se justifica face aos nossos erros. Tratava-se, como se trata, de enfrentar os erros, e de seguir adiante, afrontando a direita raivosa, sem receios. E quando falo da incapacidade, ou da quase perplexidade, falo das direções e da militância.

A obrigação de nos defender é nossa, do PT. Não adianta lamento. Não cabe dizer que a maior parte do restante da esquerda ficou silenciosa. Um partido que não se defende não tem futuro. Somos nós que temos de erguer a nossa voz contra os absurdos que têm sido ditos, que temos de reagir a essa ofensiva da fina flor do reacionarismo brasileiro.Temos convicção de que somos importantes para o País. Somos a força mais significativa da esquerda brasileira. Os que se calam, à esquerda, têm suas razões, que não cabe a nós analisar nesse momento. Cabe isso, sim, levantar a cabeça, construir nosso discurso face a essa ofensiva. Um discurso que recupere nosso papel de protagonista fundamental de uma proposta que continue a levar a Nação no caminho democrático, reformista, progressista, capaz de, passo a passo, promover a revolução que nos retire da condição do País tão profundamente desigual, injusto que ainda somos. Precisamos recuperar a coragem que tínhamos quando na oposição.

Coragem, dizia Hannah Arendt, é principal virtude de quem faz política.

Afinal, quem são nossos acusadores? São aqueles cujas vozes escutamos desde o início de nossa existência como Nação. São os que se locupletaram com os recursos públicos, os que se enriqueceram com o dinheiro do povo, os que mais recentemente foram os campeões da corrupção, os que apoiaram delirantemente a ditadura, os que se deliciaram com o governo Collor, alguns deles defendendo-o até o último instante. Nós não podemos apenas lamentar que personagens tão sórdidos, tão reacionários, tão corruptos sejam os que nos acusam de modo calunioso, injusto, pérfido. Precisamos elevar a nossa voz, reafirmar nossas propostas, defender a extraordinária experiência que tem sido o governo Lula e a história e o presente do Partido dos Trabalhadores.

Somos um partido nascido das lutas do povo brasileiro. Parte da história da esquerda brasileira. Que nasceu como resultado direto das lutas da classe operária, da resistência organizada pela esquerda brasileira à ditadura, da fé e da esperança dos religiosos que não se conformavam com as injustiças e a violência organizadas pelos militares após 1964. Um partido que, nascido em 1980, chegou à presidência da República em 2002. Que em apenas 22 anos, teve a capacidade de conquistar o direito de dirigir os destinos da maior nação da América do Sul. Temos a obrigação, com essa história, de resistir, de não aceitar passivamente essa ofensiva da direita raivosa brasileira. Creio que começamos a reagir. Sobretudo a partir do recente processo de eleições diretas dos nossos dirigentes, quando nossa militância demonstrou o quanto está viva e disposta à luta.

Saudações petistas,
Deputado Emiliano José (PT)
Salvador, fevereiro de 2006

Novo blog na Internet desvenda o tucanoduto

Novo blog agita a Internet. Trata-se do www.tucanoduto.blogspot.com – um sucesso. A dica foi enviada por um e-leitor do interior da Bahia. Quem é o verdadeiro pai do valerioduto?, pergunta o blog, que vai logo adiantando: nosso maior desafio é chegar à gênese do valerioduto. Surpresa! O blog Tucanoduto inclui o site do deputado Emiliano José (PT) na sua relação de links recomendados. Em matéria de tucanoduto o blog é completo. Informa que a CGU já está investigando a Lista de Furnas, aquela com 156 nomes de políticos – a maior parte do PFL e do PSDB - que mamaram no caixa 2 de Furnas na campanha eleitoral de 2002. Lembra que Roberto Jaefferson confessou que recebeu R$ 75 mil do ex-diretor Dimas Toledo e que o deputado estadual de Minas, Rogério Correia (PT) afirmou que viu os documentos originais da Lista de Furnas. O valerioduto e o dimasduto são primos de primeiro grau. Ambos foram criados pelos tucanos mineiros. Eduardo Azeredo e Aécio Neves estão envolvidos até o pescoço. O vice de Aécio Neves, Clésio Andrade, está envolvido até a medula. O blog informa sobre o Mapa da Corrupção de FHC com detalhes.

PT da Bahia decide apoiar Lula e Wagner

Reunido (sábado) dia 11 de fevereiro de 2006, o Diretório Regional do PT da Bahia aprovou uma Resolução Política em que manifesta apoio à reeleição do presidente Lula, lança Jaques Wagner como candidato a governador da Bahia, com um programa de mudanças construído e apoiado por forças democráticas e populares e pelo movimento social. Segundo o deputado Emiliano José (PT), membro do Diretório Estadual, o objetivo maior é libertar a Bahia da dominação de décadas das elites oligárquicas representadas principalmente pelo PFL e partidos satélites. A íntegra da Resolução está no site de Emiliano.

Emiliano José comparece ao jantar dos 26 anos do PT

Emiliano José (PT-BA) participou do jantar de comemoração dos 26 anos do PT (13/02/06), em Brasília. Normalmente com as turbinas aquecidas para o combate político, retornou à Bahia ainda mais animado. Mais do que uma simples comemoração do 26º aniversário do partido, foi uma demonstração de força e vontade partidária visando a reeleição do presidente Lula. A cobertura da grande mídia foi a esperada. O Jornal do Brasil, em péssima fase, deu manchete envenenada, o blog do Noblat, agora blog do Estadão, preocupou-se em saber o cardápio do jantar, o blog da Folha cobriu mal, nem pelo menu se interessou. A Tarde reproduziu um pequeno, mas correto, texto da Folha Press. A Folha de S. Paulo deu enorme cobertura. O Estadão abriu espaço para um senador pitbull do PSDB tentar desqualificar a festa. O jornal O Globo “interpretou” a notícia, desmerecendo a inteligência dos leitores. O Correio Braziliense mentiu ao “informar” que dois governadores do PT não compareceram. Malabaristas, alguns jornalistas tentaram vincular a festa do PT à imagem do suposto mensalão. As últimas pesquisas demonstram que a opinião pública não está indo na onda da grande mídia. O melhor mesmo, minha gente, é se informar no site do PT Nacional.

Bárbara Gancia pede desculpas a Zé Dirceu

“Errei. Devo desculpas a José Dirceu. Na semana passada, reproduzi neste espaço uma informação - assinada por um colega com quem já trabalhei e que julgava ser um jornalista responsável - dizendo que o ex-deputado teria comprado uma moto Harley-Davidson V-Rod, no valor de R$ 90 mil. Dirceu não comprou a Harley e não sabe dirigir motos”. Esse tipo de nota está cada dia mais comum na imprensa brasileira. A colunista da Folha pelo menos teve dignidade para se desculpar. E o resto?

Frase da semana

“A Lista de Furnas pode até ser falsa, mas a denúncia pode ser verdadeira”.
Kennedy Alencar – comentarista da Folha em 13/02/06


Boletins 2002 campanha

Outros Boletins

Boletim 145
Revista Carta Capital quebra o silêncio da mídia e publica grave denúncia de Emiliano contra ACM
Boletim 144
Publicitário testa-de-ferro do senador ACM controla dois portos na Bahia
Boletim 143
Ilê Axé Alaketú Oya Mimi promove cidadania
Boletim 142
E a revitalização do São Francisco?
Boletim 141
Homenagem a Ana Montenegro
Boletim 140
Turma da UNEB homenageia Emiliano
Boletim 139
Souto discrimina de novo 25 mil servidores
Boletim 138
Nova carta aos militantes do PT
Boletim 137
Prejuízo da PREVI envolve Paulo Souto, ACM e FHC
Boletim 136
Governador da Bahia tenta intimidar PT
Boletim 135
Emiliano José (PT) foi dedurado na CPMI dos Correios
Boletim 134
Emiliano escreve aos militantes petistas
Boletim 133
Assassino de Natur está recolhido à prisão
Boletim 132
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 131
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 130
Deputada do PPS escandaliza portadores de deficiência
Boletim 129
Senador baiano defende calote nos direitos autorais
Boletim 128
Caixa 2 financiou 14 deputados federais baianos
Boletim 127
Jornal de ACM ataca deputado Emiliano
Boletim 126
Assembléia censura discurso de Emiliano
Boletim 125
Deputado quer proibir carvão no São Francisco
Boletim 124
Tarefa principal do PT é reeleição de Lula
Boletim 123
Emiliano será candidato a deputado federal
Boletim 122
Título de Cidadão Baiano para Bob Fernandes
Boletim 121
Bahia pode ter ato contra cassação de Zé Dirceu
Boletim 120
Polícia Militar atira contra Igreja em Itapuã
Boletim 119
Ensino obrigatório de História Afro-Brasileira
Boletim 118
Emiliano lamenta falecimento de Yolanda
Boletim 117
Contrato do Bradesco com governo é ilegal
Boletim 116
Revista denuncia dinheiroduto baiano
Boletim 115
Bahia reduz recursos para rio São Francisco
Boletim 114
500 mil votos revelam que coveiros do PT falharam
Boletim 113
Policiais dizem SIM à proibição das armas
Boletim 112
Emiliano quer diálogo de Lula com bispo de Barra
Boletim 111
Sinjorba, OAB e igrejas relembram Herzog
Boletim 110
Emiliano continua a contar a saga da Galeria F
Boletim 109
Campanha Primavera pela Vida
Boletim 108
PT deu um soco na cara da direita raivosa
Boletim 107
PFL está com o porco nas costas
Boletim 106
França constata poluição em Santo Amaro
Boletim 105
Baianos de Salvador apóiam Lula
Boletim 104
Ex-presos políticos homenageiam Padre Renzo
Boletim 103
41 anos da Feira de São Joaquim
Boletim 102
Emiliano assaltado na BR 116
Boletim 101
Para quem tem memória curta
Boletim 100
Para quem tem memória curta
Boletim 99
Missa em Memória de Elenaldo Teixeira
Boletim 98
PT da Bahia divulga Nota Pública
Boletim 97
Emiliano assume presidência do PT baiano
Boletim 96
Moção de Pesar por Gastão Pedreira
Boletim 95
Site de alunos da FTC conta história de luta de Emiliano
Boletim 94
Prêmio Jaime Wright de direitos humanos
Boletim 93
Universitários baianos pressionam parlamentares
Boletim 92
UFBA quer maternidade de primeiro mundo
Boletim 91
Clodomir Morais faz palestra na UFBA
Boletim 90
Cartilhas politicamente corretas
Boletim 89
Imbassahy fez a desova e viajou para Miami
Boletim 88
Campanha sórdida contra o governo Lula
Boletim 87
Presidente de Angola recebe Emiliano
Boletim 86
Presidente de Angola será Cidadão Baiano
Boletim 85
Patrícia Pillar vai viver Zuzu Angel no cinema
Boletim 84
Homenagem ao craque de futebol Sócrates
Boletim 83
Até dia 17 você pode votar no site de Emiliano
Boletim 82
Site de Emiliano em campanha eleitoral
Boletim 81
Acesse o site de Emiliano e dê o seu voto
Boletim 80
Arquivos que a ditadura não pôde esconder
Boletim 79
Ministros virão para lançamento do livro de Emiliano
Boletim 78
Emiliano lança novo livro dia 17 de março
Boletim 77
Projeto de Emiliano quer resgatar quilombos da Bahia
Boletim 76
CGU descobre fraudes em Serra do Ramalho
Boletim 75
Fraudes em mais três municípios baianos
Boletim 74
Aumenta pressão para abrir arquivos da ditadura
Mais Boletins

 
 
Quem é Emiliano l Mandato l Livros l Imagens l Artigos l Notícias l Contato
Assine nosso livro de visitas
Copyright © 2000-2003 Emiliano José - Todos os direitos reservados