Home
Quem é Emiliano
Mandato
Livros
Imagens
Artigos
Notícias
Boletins
Na Imprensa
Galeria F
Contato

 

Boletim 140 - mar/2006 – (71) 3115 7139/3115 7073 Fax 3115 4093

Turma da UNEB homenageia Emiliano

Com pesar, Emiliano não vai poder comparecer à formatura da “Turma Deputado Estadual Emiliano José”, de Engenharia de Produção Civil, da UNEB, neste sábado (01/04/06). A homenagem é forte, mas, quando o convite chegou um compromisso já estava marcado: uma reunião em Guanambi, Oeste da Bahia, com lideranças políticas de 15 cidades da região. O deputado passou antes em Serrinha e Ichu e seguiu viagem.

Fundo Estadual para revitalizar São Francisco

Emiliano José (PT-BA) apresentou (22/03/06) projeto de lei criando o Fundo Estadual de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco, com o objetivo de dar suporte financeiro a programas que promovam a revitalização, recuperação e racionalização do uso da água. O projeto beneficia tanto empresas quanto consórcios municipais da Bahia. Ele propõe que o fundo seja formado por dotações orçamentárias do Estado e da União, créditos externos, resultados de aplicações financeiras bem como retornos de financiamentos concedidos com recursos do fundo e até mesmo recursos repassados pelas empresas concessionárias na área da energia elétrica.

Outro projeto proíbe produção de carvão

Emiliano já havia apresentado outro projeto de lei com grande repercussão na revitalização do rio São Francisco, ao proibir a extração de espécies vegetais da Bacia Hidrográfica, para produção de carvão com madeira das matas ciliares, cerrados e caatingas. É crime derrubar madeira de mata ciliar para fazer carvão, pior ainda com uso do trabalho escravo e da mão de obra infantil. Tudo isso está relacionado às carvoarias. Calcula-se que são queimados diariamente, e de forma irregular, 31.500 metros cúbicos de madeira nativa. E tudo isso está sendo transportado para Minas Gerais, com o silêncio e cumplicidade do governo estadual.

Queixa-crime de Emiliano no Tribunal de Justiça

Queixa-crime movida pelo deputado Emiliano José (PT) contra o deputado Tarcísio Pimenta (PFL) será apreciada no próximo dia 7 de abril, às 9h da manhã, pelo Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia. A relatora do processo será a desembargadora Maria José Sales Pereira. A queixa-crime foi motivada por declarações caluniosas do deputado Pimenta em matérias publicadas pelo Correio da Bahia (28/07/2005). Pimenta disse que Emiliano era cúmplice e suspeito de estar envolvido no esquema do “mensalão”. Ofensas para agradar jornalista e dar manchete. Há outras três ações movidas pelo deputado petista contra o pefelista difamador, por causa de declarações prestadas ao jornal do chefe.

Caluniadores responderão na Justiça

O Tribunal de Justiça da Bahia também já designou Relator para a queixa-crime do deputado Emiliano José (PT) contra o redator-chefe do Correio da Bahia, Demóstenes Teixeira, e contra o Procurador Raimundo Viana. O relator é o desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra. O Correio da Bahia, Demóstenes e Viana respondem também a uma Ação de Indenização por danos morais, em curso na 14ª Vara Cível de Salvador.

Cidades da Bahia na malha da CGU

Quixabeira, Mutuípe, Nazaré, Morpará e Ipupiara são os cinco municípios da Bahia sorteados no 20º Sorteio Público do Programa de Fiscalização da Controladoria-Geral da União, realizado quarta-feira (23/03/06) no auditório da CEF, em Brasília. Ao todo, 60 cidades do país foram sorteadas para fiscalização da aplicação dos recursos federais nas áreas de habitação, saneamento e urbanismo. Aberto ao público, o sorteio contou com a presença dos ministros Waldir Pires (CGU) e Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça. A CGU acaba de superar a marca de mil municípios fiscalizados. Nunca na história do Brasil se fiscalizou tanto a aplicação dos recursos públicos federais.

PSDB e PFL contra cotas nas universidades

Sem esconder a indignação, Emiliano (PT-BA) apresentou Moção de Repúdio aos deputados Alberto Goldman (PSDB) e Rodrigo Maia (PFL) que manobraram na Câmara Federal (21/03/06) para impedir a aprovação, por acordo de lideranças e em regime de urgência, do projeto de lei 73/99, que estabelece reserva de 50% das vagas das universidades federais para estudantes egressos de escolas públicas, negros e índios. Com o requerimento o projeto entra na fila de espera da pauta da Câmara. Um escândalo. O requerimento é datado de 21 de março, Dia Internacional pela Eliminação do Racismo. Um verdadeiro deboche contra o movimento negro que, neste dia, visitou a Câmara Federal pedindo aprovação do projeto. PSDB e PFL optaram por não enfrentar o secular problema da desigualdade racial e social nas universidades.

FUNDEB emperra nas mãos do PFL

A oposição a Lula vira oposição ao povo brasileiro. Eles não aprovam o Orçamento da União; não aprovam o projeto de lei das cotas nas universidades e não aprovam o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Básico e de Valorização dos Profissionais de Educação – FUNDEB. O deputado federal baiano Paulo Magalhães (PFL) segurou o FUNDEB por quase dois meses na Comissão de Constituição e Justiça. No Senado, o relator do PFL faz o mesmo. O projeto já poderia ter sido votado, beneficiando milhares de estudantes, inclusive estimulando o combate à exploração sexual da criança. O PFL está movido pelo sentimento mesquinho de que a aprovação repercutiria positivamente para Lula. É um desserviço ao Brasil e à educação brasileira. É grave.

Deputado saúda São Francisco do Conde

O 68º aniversário de emancipação política de São Francisco do Conde, no Recôncavo Baiano, foi destacado na Assembléia Legislativa da Bahia pelo deputado Emiliano José (PT). As comemorações ocorreram dia 30 de março de 2006. A Moção de Aplauso foi publicada no Diário do Legislativo da Bahia.

Carta Capital cita Emiliano em Editorial

Mino Carta, diretor da revista Carta Capital, na edição nº 384 (15/03/2006), afirma que a democracia é inviável onde campeiam coronéis que se comportam como donatários da colônia. Como exemplo, cita a reação do senador ACM à reportagem de capa de CartaCapital( 08/03/06), sobre o enorme prejuízo causado à Previ pela construção do complexo hoteleiro do Sauípe. Da tribuna do Senado ACM lançou calúnias com seus impropérios. Mino Carta, em resposta, recomendou a leitura do discurso do deputado Emiliano José (PT-BA), feito no dia 07/03/2006. Emiliano defende Carta Capital e aplaude a reportagem que revela o prejuízo do complexo de Sauípe à PREVI. A edição sumiu das bancas de Salvador. Leia tudo no site de Emiliano.

Como a imprensa cobriu a visita de Lula?

Como a imprensa cobriu a visita do presidente Lula? O jornal A Tarde foi o mais objetivo no sentido da fidelidade aos fatos. A Tribuna da Bahia também cobriu a visita com objetividade. Como sempre, o Correio da Bahia, da família ACM, torturou os fatos, mentiu e inventou. A pior matéria foi a que levou o título: Estudante estraga festa eleitoral do PT em Cruz das Almas, sobre a participação crítica do estudante Jason Ferreira. Os redatores introjetaram o espírito autoritário do chefe ACM e não conseguem absorver como naturais quaisquer críticas aos governantes. Faz parte da cultura política da famiglia.

Blogosfera lulista sob ataque da direita

É visível o crescimento da globosfera petista, principalmente com a virada do presidente Lula e do PT nas pesquisas de opinião. Os tucanos fazem carga e tentam acionar a Justiça para calar ou tirar do ar os blogs e sites independentes. Ameaçam processar o ator Antônio Grassi, presidente da Funarte, por ter enviado e-mail sobre a Lista de Furnas. Em março, vários blogs foram sabotados. Muitos deles, inclusive, recomendam o site www.emilianojose.com.br. Mas já estão todos reativados. E viva a Internet livre. No site de Emiliano tem a relação dos blogs sabotados.

Por que Lula sobe nas pesquisas

O ano de 2005 teve o melhor percentual dos últimos 10 anos de negociações com reajuste salarial acima da inflação. Das 640 negociações coletivas de trabalho pesquisadas pelo Dieese, 72% conseguiram reajuste acima do INPC. O índice sobe para 88% se somadas as negociações que conseguiram reajustes salariais equivalentes ao INPC. O diretor-técnico do órgão, Clemente Ganz Lúcio, avalia que 2006 tende a ser bom para as negociações salariais e prevê que o ano terá um crescimento maior da economia por conta das eleições, da Copa do Mundo e do aumento de investimentos governamentais. "Várias medidas apontam aumento de investimento, o que deve gerar um crescimento maior da economia. As categorias terão para apresentar a inflação baixa e a queda dos juros".

Nova pesquisa: nada abala Lula

Mônica Bérgamo, da Folha (29/03/06), informa: o Vox Populi finalizou uma pesquisa nacional para um cliente privado. O resultado deixou Marcos Coimbra, dono do instituto, surpreso: o escândalo da retaliação do governo ao caseiro Francenildo Costa não abalou a popularidade de Lula. As intenções de votos no presidente permaneceram no patamar revelado há dez dias pelo Datafolha: 42%.

Lula tem 63% em Pernambuco, Alckmin 7%

O Diário de Pernambuco (28/03/06) divulgou a pesquisa Diário Data Associados. Se as eleições fossem hoje Lula (PT) teria 63% dos votos dos pernambucanos, Antony Garotinho (PMDB) teria 9% e Alckmin (PSDB) ficaria em terceiro lugar com 7%. Este é o resultado da pesquisa estimulada, na qual a pesquisa apresenta nomes aos pesquisados. A pesquisa foi feita entre 20 e 22 de março. Dois nomes aparecem ainda: Roberto Freire (PPS-PE) com 3% das intenções de voto a Heloisa Helena (PSOL) com 2%. Na pesquisa espontânea, Lula obtém 51% das intenções de voto, Alckmin obtém 3%, Garotinho 2% e Heloisa Helena 1%. O nome de Roberto Freire nem aparece.

Frase do mês

“A maior desgraça do mundo é a inveja. Eles (a oposição) não fizeram as coisas e não querem permitir que a gente faça”. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Boletins 2002 campanha

Outros Boletins

Boletim 159
Reunião Plenária de Emiliano dia 22 de julho
Boletim 158
Samuel Celestino comenta campanha de Emiliano
Boletim 157
Sargento PM aterroriza em Guaratinga
Boletim 156
Bebês morrem por negligência em Jequié
Boletim 155
Justiça condena jornal da família de ACM
Boletim 154
Muita insegurança na Bahia
Boletim 153
Sindicatos da CUT lançam Revista do Brasil
Boletim 152
Paulo Souto (PFL) processa Emiliano (PT)
Boletim 151
São Francisco do Conde: renda milionária, povo pobre
Boletim 150
Carmem, a nova porta-voz de Paulo Souto
Boletim 149
Justiça acolhe queixas-crime de Emiliano contra jornalista e deputado carlista
Boletim 148
Jovens petistas se unem a Emiliano
Boletim 147
Emiliano na campanha O BRASIL PRECISA DA CAIXA
Boletim 146
Prefeita do PL baiano frauda a Previdência
Boletim 145
Revista Carta Capital quebra o silêncio da mídia e publica grave denúncia de Emiliano contra ACM
Boletim 144
Publicitário testa-de-ferro do senador ACM controla dois portos na Bahia
Boletim 143
Ilê Axé Alaketú Oya Mimi promove cidadania
Boletim 142
E a revitalização do São Francisco?
Boletim 141
Homenagem a Ana Montenegro
Boletim 140
Turma da UNEB homenageia Emiliano
Boletim 139
Souto discrimina de novo 25 mil servidores
Boletim 138
Nova carta aos militantes do PT
Boletim 137
Prejuízo da PREVI envolve Paulo Souto, ACM e FHC
Boletim 136
Governador da Bahia tenta intimidar PT
Boletim 135
Emiliano José (PT) foi dedurado na CPMI dos Correios
Boletim 134
Emiliano escreve aos militantes petistas
Boletim 133
Assassino de Natur está recolhido à prisão
Boletim 132
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 131
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 130
Deputada do PPS escandaliza portadores de deficiência
Boletim 129
Senador baiano defende calote nos direitos autorais
Boletim 128
Caixa 2 financiou 14 deputados federais baianos
Boletim 127
Jornal de ACM ataca deputado Emiliano
Boletim 126
Assembléia censura discurso de Emiliano
Boletim 125
Deputado quer proibir carvão no São Francisco
Boletim 124
Tarefa principal do PT é reeleição de Lula
Boletim 123
Emiliano será candidato a deputado federal
Boletim 122
Título de Cidadão Baiano para Bob Fernandes
Boletim 121
Bahia pode ter ato contra cassação de Zé Dirceu
Boletim 120
Polícia Militar atira contra Igreja em Itapuã
Boletim 119
Ensino obrigatório de História Afro-Brasileira
Boletim 118
Emiliano lamenta falecimento de Yolanda
Boletim 117
Contrato do Bradesco com governo é ilegal
Boletim 116
Revista denuncia dinheiroduto baiano
Boletim 115
Bahia reduz recursos para rio São Francisco
Boletim 114
500 mil votos revelam que coveiros do PT falharam
Boletim 113
Policiais dizem SIM à proibição das armas
Boletim 112
Emiliano quer diálogo de Lula com bispo de Barra
Boletim 111
Sinjorba, OAB e igrejas relembram Herzog
Boletim 110
Emiliano continua a contar a saga da Galeria F
Boletim 109
Campanha Primavera pela Vida
Boletim 108
PT deu um soco na cara da direita raivosa
Boletim 107
PFL está com o porco nas costas
Boletim 106
França constata poluição em Santo Amaro
Boletim 105
Baianos de Salvador apóiam Lula
Boletim 104
Ex-presos políticos homenageiam Padre Renzo
Boletim 103
41 anos da Feira de São Joaquim
Boletim 102
Emiliano assaltado na BR 116
Boletim 101
Para quem tem memória curta
Boletim 100
Para quem tem memória curta
Boletim 99
Missa em Memória de Elenaldo Teixeira
Boletim 98
PT da Bahia divulga Nota Pública
Boletim 97
Emiliano assume presidência do PT baiano
Boletim 96
Moção de Pesar por Gastão Pedreira
Boletim 95
Site de alunos da FTC conta história de luta de Emiliano
Boletim 94
Prêmio Jaime Wright de direitos humanos
Boletim 93
Universitários baianos pressionam parlamentares
Boletim 92
UFBA quer maternidade de primeiro mundo
Boletim 91
Clodomir Morais faz palestra na UFBA
Boletim 90
Cartilhas politicamente corretas
Boletim 89
Imbassahy fez a desova e viajou para Miami
Boletim 88
Campanha sórdida contra o governo Lula
Boletim 87
Presidente de Angola recebe Emiliano
Boletim 86
Presidente de Angola será Cidadão Baiano
Boletim 85
Patrícia Pillar vai viver Zuzu Angel no cinema
Boletim 84
Homenagem ao craque de futebol Sócrates
Boletim 83
Até dia 17 você pode votar no site de Emiliano
Boletim 82
Site de Emiliano em campanha eleitoral
Boletim 81
Acesse o site de Emiliano e dê o seu voto
Boletim 80
Arquivos que a ditadura não pôde esconder
Boletim 79
Ministros virão para lançamento do livro de Emiliano
Boletim 78
Emiliano lança novo livro dia 17 de março
Boletim 77
Projeto de Emiliano quer resgatar quilombos da Bahia
Boletim 76
CGU descobre fraudes em Serra do Ramalho
Boletim 75
Fraudes em mais três municípios baianos
Boletim 74
Aumenta pressão para abrir arquivos da ditadura
Mais Boletins

 
 
Quem é Emiliano l Mandato l Livros l Imagens l Artigos l Notícias l Contato
Assine nosso livro de visitas
Copyright © 2000-2003 Emiliano José - Todos os direitos reservados