Home
Quem é Emiliano
Mandato
Livros
Imagens
Artigos
Notícias
Boletins
Na Imprensa
Galeria F
Contato

 
Edição 17 - julho/2003 - Fones (071) 370-7139/370-7073 Fax 370-4093

Imbassahy em dificuldades
Justiça suspende licitação de áreas para estacionamento

A licitação anunciada pela prefeitura de Salvador, para privatização de estacionamentos em áreas públicas, não ocorreu no dia 9 de julho, como anunciado, por determinação judicial. Diante da “iminência de lesão de difícil reparação aos interesses municipais”, a juíza de direito titular da 7ª Vara da Fazenda Pública, Lisbeth Maria Almeida Cezar Santos, deferiu liminar requerida em Ação Popular proposta pela Assessoria Jurídica da bancada do PT na Câmara de Vereadores contra a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Transportes Urbanos e Superintendência.de Engenharia de Tráfego (SET).

Alegou a bancada petista que tanto o Decreto Municipal 14.266/2003, por contrariar a legislação municipal, quanto a Concorrência 02/2003 e a licitação 19/2003, não tinham validade legal, por regular atos lesivos ao patrimônio público. A prefeitura deseja realizar licitação para outorga de permissão dos serviços de estacionamento automotivos em áreas públicas. Segundo os vereadores, a ilegalidade reside na distribuição em lotes de áreas consideradas do município quando na verdade são terrenos de marinha, áreas federais, bens da União, especialmente o Lote Um, ao redor do restaurante Casquinha de Siri e Quiosque de Janaína, o Lote 2 situado na Calçada, o Lote 3 em Patamares e o Lote 4 situado no Mercado do Peixe do Rio vermelho.

NEGÓCIOS EM FAMÍLIA

A Ação Popular patrocinada pelo vereador Celso Cotrim e demais integrantes da bancada é o coroamento de uma insistente resistência iniciada na legislatura passada pelo então vereador Emiliano José. Em setembro de 2001, Emiliano já havia solicitado oficialmente, ao prefeito Antônio Imbassahy, “informações sobre a exploração privada de área pública para estacionamento de veículos”, em particular sobre a cessão do canteiro central da avenida Paralela durante o Festival de Verão organizado pela Penta Eventos, empresa de familiares do senador ACM.

Ao pretender apurar a ilegalidade da ocupação do canteiro central da avenida paralela, para cobrança privada de estacionamento, o vereador Celso Cotrim atirou no que viu e acertou no que não viu: a Bahia Eventos, propriedade de Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Júnior, e a Bahiapar, propriedade de ACM Júnior, César de Araújo Mata Pires, Paula Maron Magalhães Gusmão, Carolina de Magalhães Guinle e Eduardo Maron de Magalhães Filho, tinham alugado o Parque de Exposições, do Governo do Estado, em troca de quatro veículos Volkswagem. E o canteiro central as duas empresas haviam repassado para a Well Park em troca de 40% dos lucros. “Dinheiro fácil, sem trabalho, com utilização de área pública, isso é melhor do que pescar com bomba”, comentou Emiliano José.

Matilde Ribeiro em Salvador
Ministra fala sobre ação de governo pela igualdade racial

No exercício interino da presidência do Partido dos Trabalhadores da Bahia, o deputado estadual Emiliano José participou da Audiência Pública que a Secretária Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, promoveu em Salvador, em 14 de julho, no Museu Eugênio Teixeira Leal, Pelourinho. “Não é pouco o que o presidente Lula fez, ao reconhecer oficialmente que existe racismo no Brasil e criar um organismo ministerial para promover a igualdade racial”, disse Emiliano, que também se manifestou como presidente da Comissão para Assuntos da Comunidade Afrodescendente (CECAD), da Assembléia Legislativa da Bahia.

A Ministra Matilde Ribeiro falou sobre as linhas mestras de atuação da nova secretaria especial, do diálogo mantido com os demais ministérios e das ações concretas de governo contra a intolerância religiosa e em favor das cotas para negros nas universidades federais e estaduais. Ao comentar sobre a visita que fez ao prefeito de Salvador, Antônio Imbassahy, a ministra afirmou: “eu queria falar de políticas públicas contra o racismo e ele passou o tempo mandando recado por mais dinheiro”.

Emiliano denuncia corrupção nas prefeituras

O deputado estadual Emiliano José (PT), foi entrevistado dia 15 de julho, pelo apresentador Murilo Leite, do Bom Dia Bahia, da Tv Aratu. Emiliano falou sobre o tratamento correto dado pelo governo Lula às greves dos servidores públicos, ao contrário do ex-presidente FHC que chegou a colocar polícia nas ruas, e do prefeito de Salvador, Antônio Imbassahy, que enviou capangas armados, do serviço secreto da PM, para espancar sindicalistas.

Emiliano mostrou ao vivo o jornal do Diretório Estadual do PT da Bahia, com a manchete: “Corrupção, incompetência e banditismo nas prefeituras do grupo político de ACM” e comentou alguns casos escandalosos de corrupção, como o assalto aos cofres das prefeituras de Porto Seguro, Maragogipe, Amargosa, Camaçari e Planaltino, entre outras. A produção do programa recebeu telefonemas de ouvintes que pediram para o deputado citar o caso de Mata de São João, em que a prefeita emprega marido, ex-marido, pai, mãe e outros parentes.

Projeto do governo esquece reajuste dos servidores de empresas públicas (mais de vinte mil trabalhadores)

O Projeto de Lei do governo do Estado, aumentando os salários dos servidores públicos, deixou de fora mais de 20 mil empregados de empresas públicas, cuja data-base venceu em 1º de maio. Nesta faixa estão incluídos os trabalhadores da EBDA, Embasa, CERB, Conder, Prodeb, EBAL, Bahiapesca, EGBA, CBPM, CAR, Bahiatursa, Bahiagás e Desenbahia. “O jogo de empurra é enorme, os diretores das empresas estatais dizem que não têm autonomia e que quem decide é a Secretaria da Administração, e esta afirma que á assunto do governador Paulo Souto”, afirmou o deputado Emiliano José (PT).

Sobre o assunto o deputado Emiliano José (PT) pronunciou na última quarta-feira (16/07) o seguinte discurso:

“No mês de maio, o governo do Estado, premido pelo reajuste do salário mínimo, enviou à Assembléia Legislativa, projeto de lei nº13.163/2003, que majorava os vencimentos dos servidores da administração centralizada. Com base nos índices ali previstos, foram reajustados os salários dos servidores de carreira, do pessoal do magistério, das polícias civil e militar, e outras categorias.

Os índices utilizados variaram entre 10,19% e 20%, atingindo 163,6 mil servidores ativos e inativos, o que corresponde a quase 76% do quadro total no Executivo, gerando um incremento de despesas para 2003 de mais de R$ 174 milhões. Para o pessoal da área da saúde e das universidades estaduais já haviam sido implantados, em janeiro de 2003, novos planos de carreira, o que fez com que estas categorias não fossem incluídas no citado projeto de lei nº 13.163.

Entretanto, o governador Paul Souto esqueceu-se de outros mais de 20 mil servidores, empregados de empresas e companhias públicas estaduais a exemplo da : EBDA, EMBASA, CERB, CONDER, PRODEB, EBAL, BAHIAPESCA, EGBA, CBPM, CAR, BAHIATURSA, BAHIAGÁS, e DESENBAHIA, que possuem o dia 1º de maio como data-base estabelecida para o reajuste salarial.

Ora senhores deputados, já se passaram mais de 70 dias após a data-base desses servidores, e nada, nenhuma proposta foi apresentada pelo governo.

O jogo de empurra é enorme. Os dirigentes das empresas alegam que não dispõem de autonomia e que quem decide é a Secretaria da Administração. Esta por sua vez protela e diz que quem decide é o governador. Os secretários a cujas pastas estão vinculadas essas empresas não têm qualquer posição. E assim o tempo vai passando e caracterizando o desrespeito, o descaso do governo estadual para com os trabalhadores públicos baianos.

Empresas estaduais importantes como a EMBASA e a EBDA estão sendo levadas a endurecer suas mobilizações, chegando já a se falar até em greve.

No caso da EBDA, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, foram negados não só o índice de reajuste, mas questões simples como a aplicação do plano de cargos, que há 6 anos encontra-se engavetado. É interessante lembrar que o próprio estatuto da empresa estabelece a obrigação de sua aplicação anual.

E ainda se tem coragem de falar, nesta Casa, em projetos agrícolas importantes para o governo Paulo Souto. Sem a valorização da EBDA fica óbvio que se trata de pura balela.

Conclamos os srs. Deputados, inclusive os da base governista, à criação de uma Frente Parlamentar de apoio à luta salarial dessas categorias esquecidas, com o objetivo de intermediar os entendimentos com o governador Paulo Souto, para que se definam, com urgência, os pontos a serem atendidos de suas pautas de reivindicações. Em alguns casos essas pautas já se encontram há quase 100 dias em mãos dos dirigentes governamentais, sem qualquer resposta positiva”.


Boletins 2002 campanha

Outros Boletins

Boletim 159
Reunião Plenária de Emiliano dia 22 de julho
Boletim 158
Samuel Celestino comenta campanha de Emiliano
Boletim 157
Sargento PM aterroriza em Guaratinga
Boletim 156
Bebês morrem por negligência em Jequié
Boletim 155
Justiça condena jornal da família de ACM
Boletim 154
Muita insegurança na Bahia
Boletim 153
Sindicatos da CUT lançam Revista do Brasil
Boletim 152
Paulo Souto (PFL) processa Emiliano (PT)
Boletim 151
São Francisco do Conde: renda milionária, povo pobre
Boletim 150
Carmem, a nova porta-voz de Paulo Souto
Boletim 149
Justiça acolhe queixas-crime de Emiliano contra jornalista e deputado carlista
Boletim 148
Jovens petistas se unem a Emiliano
Boletim 147
Emiliano na campanha O BRASIL PRECISA DA CAIXA
Boletim 146
Prefeita do PL baiano frauda a Previdência
Boletim 145
Revista Carta Capital quebra o silêncio da mídia e publica grave denúncia de Emiliano contra ACM
Boletim 144
Publicitário testa-de-ferro do senador ACM controla dois portos na Bahia
Boletim 143
Ilê Axé Alaketú Oya Mimi promove cidadania
Boletim 142
E a revitalização do São Francisco?
Boletim 141
Homenagem a Ana Montenegro
Boletim 140
Turma da UNEB homenageia Emiliano
Boletim 139
Souto discrimina de novo 25 mil servidores
Boletim 138
Nova carta aos militantes do PT
Boletim 137
Prejuízo da PREVI envolve Paulo Souto, ACM e FHC
Boletim 136
Governador da Bahia tenta intimidar PT
Boletim 135
Emiliano José (PT) foi dedurado na CPMI dos Correios
Boletim 134
Emiliano escreve aos militantes petistas
Boletim 133
Assassino de Natur está recolhido à prisão
Boletim 132
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 131
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 130
Deputada do PPS escandaliza portadores de deficiência
Boletim 129
Senador baiano defende calote nos direitos autorais
Boletim 128
Caixa 2 financiou 14 deputados federais baianos
Boletim 127
Jornal de ACM ataca deputado Emiliano
Boletim 126
Assembléia censura discurso de Emiliano
Boletim 125
Deputado quer proibir carvão no São Francisco
Boletim 124
Tarefa principal do PT é reeleição de Lula
Boletim 123
Emiliano será candidato a deputado federal
Boletim 122
Título de Cidadão Baiano para Bob Fernandes
Boletim 121
Bahia pode ter ato contra cassação de Zé Dirceu
Boletim 120
Polícia Militar atira contra Igreja em Itapuã
Boletim 119
Ensino obrigatório de História Afro-Brasileira
Boletim 118
Emiliano lamenta falecimento de Yolanda
Boletim 117
Contrato do Bradesco com governo é ilegal
Boletim 116
Revista denuncia dinheiroduto baiano
Boletim 115
Bahia reduz recursos para rio São Francisco
Boletim 114
500 mil votos revelam que coveiros do PT falharam
Boletim 113
Policiais dizem SIM à proibição das armas
Boletim 112
Emiliano quer diálogo de Lula com bispo de Barra
Boletim 111
Sinjorba, OAB e igrejas relembram Herzog
Boletim 110
Emiliano continua a contar a saga da Galeria F
Boletim 109
Campanha Primavera pela Vida
Boletim 108
PT deu um soco na cara da direita raivosa
Boletim 107
PFL está com o porco nas costas
Boletim 106
França constata poluição em Santo Amaro
Boletim 105
Baianos de Salvador apóiam Lula
Boletim 104
Ex-presos políticos homenageiam Padre Renzo
Boletim 103
41 anos da Feira de São Joaquim
Boletim 102
Emiliano assaltado na BR 116
Boletim 101
Para quem tem memória curta
Boletim 100
Para quem tem memória curta
Boletim 99
Missa em Memória de Elenaldo Teixeira
Boletim 98
PT da Bahia divulga Nota Pública
Boletim 97
Emiliano assume presidência do PT baiano
Boletim 96
Moção de Pesar por Gastão Pedreira
Boletim 95
Site de alunos da FTC conta história de luta de Emiliano
Boletim 94
Prêmio Jaime Wright de direitos humanos
Boletim 93
Universitários baianos pressionam parlamentares
Boletim 92
UFBA quer maternidade de primeiro mundo
Boletim 91
Clodomir Morais faz palestra na UFBA
Boletim 90
Cartilhas politicamente corretas
Boletim 89
Imbassahy fez a desova e viajou para Miami
Boletim 88
Campanha sórdida contra o governo Lula
Boletim 87
Presidente de Angola recebe Emiliano
Boletim 86
Presidente de Angola será Cidadão Baiano
Boletim 85
Patrícia Pillar vai viver Zuzu Angel no cinema
Boletim 84
Homenagem ao craque de futebol Sócrates
Boletim 83
Até dia 17 você pode votar no site de Emiliano
Boletim 82
Site de Emiliano em campanha eleitoral
Boletim 81
Acesse o site de Emiliano e dê o seu voto
Boletim 80
Arquivos que a ditadura não pôde esconder
Boletim 79
Ministros virão para lançamento do livro de Emiliano
Boletim 78
Emiliano lança novo livro dia 17 de março
Boletim 77
Projeto de Emiliano quer resgatar quilombos da Bahia
Boletim 76
CGU descobre fraudes em Serra do Ramalho
Boletim 75
Fraudes em mais três municípios baianos
Boletim 74
Aumenta pressão para abrir arquivos da ditadura
Mais Boletins

 
 
Quem é Emiliano l Mandato l Livros l Imagens l Artigos l Notícias l Contato
Assine nosso livro de visitas
Copyright © 2000-2003 Emiliano José - Todos os direitos reservados