Home
Quem é Emiliano
Mandato
Livros
Imagens
Artigos
Notícias
Boletins
Na Imprensa
Galeria F
Contato

 
Nº 19 - agosto/2003 – (71) 370-7139/370-7073 Fax 370-4093

Novo site de Emiliano está no ar

Um novo site de Emiliano está no ar. A mudança do layout e a adoção de novas tecnologias foram executadas pela Olhando Comunicação. As atualizações são instantâneas e, como novidade, foi introduzido um áudio com pronunciamentos do escritor, professor de comunicação, jornalista e deputado estadual Emiliano José. No mês de estréia (julho) o portal www.emilianojose.com.br superou seu recorde de acessos com a visita de 5.630 internautas.

Todos os projetos, emendas, moções, indicações e pronunciamentos do deputado estadual estão disponíveis. A quantidade de acessos reflete, entretanto, o conjunto do conteúdo do site que inclui além de política, jornalismo, economia, história e livros. O site recebe um grande número de pesquisadores em busca de informações sobre a ditadura militar. As palavras-chave mais comuns são: Lamarca, Marighella, Gramsci, Marilena Chauí e Emiliano. A resenha de Emiliano sobre os livros de Élio Gaspari – “A ditadura escancarada” e “A ditadura envergonhada” – publicada no Caderno Cultural de A Tarde, foi a página campeã em acessos no mês de julho.

Há um grande número de acessos originados de fora do Brasil. Mais da metade (53%) dos visitantes são de internautas do exterior. Os Estados Unidos, individualmente, respondem pelo maior número de visitantes - 9%. Em julho, a análise registrou 39 diferentes países acessando o site, de todos os continentes. Até países que não utilizam o alfabeto romano, como a Estônia e a República Tcheca, marcaram presença.

Bloco da Oposição lança Informativo

O primeiro semestre de 2003 foi um desafio para o Bloco de Oposição na Bahia, que mostrou competência ao revelar o perigo que representa o velho senador ACM, tanto para a sociedade quanto para as instituições democráticas. Este é o tema central do primeiro número do Informativo do Bloco de Oposição, que pede cassação para o grampeador de telefones e seus cúmplices. Editado pelos jornalistas Mara Campos e Alberto Sobral, o Informativo traça a cronologia do crime, relata as principais ações e manifestações políticas e as iniciativas dos parlamentares de oposição na Assembléia Legislativa da Bahia.

O deputado, jornalista e professor de comunicação da UFBA, Emiliano José (PT), saúda o surgimento do primeiro número do Informativo do Bloco da Oposição. Como bem diz a publicação, somos 24 deputados do PT (10 deputados), do PCdoB (03), do PSDB (03), do PMDB (03), do PDT (02), do PSB (02) e do PPS (01) e sustentamos uma oposição qualificada ao governo do estado, com um volume considerável de pronunciamentos, projetos e indicações que merecem ampla divulgação, sendo o Informativo mais um instrumento para isso.

O deputado Emiliano José, que é presidente da Comissão para Assuntos da Comunidade Afrodescendente (CECAD) destaca, entre as ações do Bloco de Oposição - liderado pela deputada Moema Gramacho (PT) -, além da luta pela cassação do senador corrupto, a incessante cobrança, ao governador Paulo Souto, da senha para que os parlamentares tenham acesso às contas governamentais (do que o governo tem medo, afinal?), o acompanhamento de movimentos sociais (como a correição eleitoral em Camaçari e o ato público contra a corrupção em Mata de São João), o debate sobre o metrô de Salvador e muitas audiências públicas de interesse popular.

Memorial dos Mortos e Desaparecidos

O deputado Emiliano José (PT) e três deputados do PCdoB - Javier Alfaya, Edson Pimenta e Álvaro Gomes -, em conjunto, reapresentaram Projeto de Lei engavetado na Assembléia Legislativa, da autoria de Alice Portugal, criando o Memorial dos Mortos e Desaparecidos Políticos, destinado a reunir informações bibliográficas, fotográficas, pertences e objetos de uso pessoal dos mortos e desaparecidos políticos baianos, no período da ditadura militar.

O Projeto de Lei se preocupa em abranger a repressão política de outros períodos da História do Brasil, como a do Estado Novo de Getúlio Vargas, entretanto, o objetivo é homenagear os militantes abatidos pela ditadura militar de 1964-1984. Os patriotas mortos e desaparecidos merecem ser resgatados e reconhecidos oficialmente e estão para a história recente como Tiradentes e Maria Quitéria estão para um passado mais remoto, e estarão para sempre na memória do povo baiano, lê-se na Justificativa do projeto.

Entre os 252 mortos e desaparecidos do regime militar, 24 são baianos: Antônio Santa Bárbara, Antônio Carlos Monteiro Teixeira, Aderbal Alves Cordeiro, Carlos Marighella, Dermeval da Silva Ferreira, Dinaelza Santana Coqueiro, Dinalva Oliveira Teixeira, Eudaldo Gomes da Silva, Jorge Leal Gonçalves, José Lima Piauhy Dourado, João Carlos Cavalcanti Reis, Mário Alves de Souza Vieira, Maurício Grabois, Nilda Carvalho Cunha, Nelson Lima Piauhy Dourado, Rosalindo Souza, Sérgio Landulfo Furtado, Stuart Edgar Angel Jones, Uirassu de Assis Batista, Vandick Reidner Pereira Coqueiro, Valter Ribeiro Novaes, Vitorino Alves Moitinho e José Campos Barreto.

Em Cruz das Almas Emiliano lança livro “As Asas Invisíveis de Padre Renzo”

Dentro da programação de eventos comemorativos do aniversário da cidade de Cruz das Almas, no recôncavo da Bahia, a Casa da Cultura Galeno D'Avelírio promoveu segunda-feira, 28/07/2003, palestra e lançamento do livro "As asas invisíveis do padre Renzo", do escritor, jornalista e deputado estadual (PT-BA) Emiliano José.

Emiliano, em sua explanação sobre produção literária, disse que escrever e fazer política são duas paixões de sua vida e que se dedica a elas com um só objetivo: transformar o mundo. Emiliano descreveu o processo de construção do texto e disse que nem sempre o escritor conduz a sua própria narrativa. "Às vezes nós somos conduzidos por nossos personagens".

Emiliano citou como exemplo a série de artigos escritos por ele sob o título de "Galeria F: lembranças do mar cinzento", pensado inicialmente para ser reminiscências do convívio dos presos políticos da Penitenciária Lemos Brito, em Salvador, a partir dos anos 70. Na narrativa, o próprio autor é personagem, pois esteve preso entre os anos de 1971 a 1974. "Galeria F" acabou se transformando em uma ode memorialista dos combatentes da repressão política na Bahia durante o regime militar. "Eu estou no sexagésimo primeiro capítulo, o segundo volume já está para ser publicado, e eu ainda nem entrei na Galeria F", diz o escritor.

O deputado Emiliano José autografou também exemplares de outros livros seus, como "Marighela, o inimigo número 1 da ditadura militar", "Imprensa e poder: ligações perigosas", "Galeria F, lembranças do mar cinzento" e "Lamarca, o capitão da guerrilha".

Emiliano fez o lançamento a convite da jornalista Andressa Moreno, diretora administrativa da Fundação Galeno D'Avelírio. A Casa da Cultura, mantida pela Fundação, foi inaugurada em 1986 e está instalada no prédio desativado da antiga cadeia pública de Cruz das Almas. A entidade é atualmente presidida por Rogério Lima. O evento contou ainda com presenças importantes, a exemplo de Orlandinho e Zé Moraes, vereadores do PT de Cruz das Almas.

Auto-Retrato de Guido Guerra

O deputado estadual Emiliano José (PT), quinta-feira (24/07/2003), compareceu ao lançamento do livro “Auto-Retrato”, antologia do escritor Guido Guerra, realizado na Livraria Grandes Autores, no bairro de Ondina, Salvador. Emiliano trabalhou com Guido Guerra nas redações do Jornal da Bahia e da Tribuna da Bahia nos anos 70. Nos anos de chumbo, Guido Guerra respondeu a 17 inquéritos e interpelações da ditadura. Ele trabalhou também no Diário de Notícias, no semanário Folha da Bahia, empastelado no Golpe Militar de 1964, e teve uma rápida passagem pelo Bahia Hoje.

Conforme texto de Cid Seixas, “Auto-Retrato” é um livro que se escreveu a muitas mãos e há muitos anos. “Nos últimos vinte anos, Guido Guerra construiu seu espaço no quadro do romance brasileiro com livros como “O último salão grená”, “Lili Passeata”, “Quatro estrelas no Pijama” e “Percegonho do céu azul do sol poente”. São 40 anos de literatura, 60 anos de vida. Doze obras entre romances, contos, crônicas e ensaio-reportagem.

Ainda conforme o escritor Cid Seixas, quando “Jorge Amado precisava de um personagem para demolir a ordem e os bons costumes, tirava das ruas, das redações de jornal, um sujeito que tinha como predicados ser magro, narigudo, fraco, mas abusado como o capeta chupando chupeta: Guido Guerra”. Assim se tornou conhecido, como o Papagaio Devasso, o Língua de Trapo. Daí surgiu o grande escritor. “O criador de mundos e criaturas. Aquele que aprendeu, através do diálogo bem tecido, da voz do outro, a dar voz a si mesmo”.


Boletins 2002 campanha

Outros Boletins

Boletim 159
Reunião Plenária de Emiliano dia 22 de julho
Boletim 158
Samuel Celestino comenta campanha de Emiliano
Boletim 157
Sargento PM aterroriza em Guaratinga
Boletim 156
Bebês morrem por negligência em Jequié
Boletim 155
Justiça condena jornal da família de ACM
Boletim 154
Muita insegurança na Bahia
Boletim 153
Sindicatos da CUT lançam Revista do Brasil
Boletim 152
Paulo Souto (PFL) processa Emiliano (PT)
Boletim 151
São Francisco do Conde: renda milionária, povo pobre
Boletim 150
Carmem, a nova porta-voz de Paulo Souto
Boletim 149
Justiça acolhe queixas-crime de Emiliano contra jornalista e deputado carlista
Boletim 148
Jovens petistas se unem a Emiliano
Boletim 147
Emiliano na campanha O BRASIL PRECISA DA CAIXA
Boletim 146
Prefeita do PL baiano frauda a Previdência
Boletim 145
Revista Carta Capital quebra o silêncio da mídia e publica grave denúncia de Emiliano contra ACM
Boletim 144
Publicitário testa-de-ferro do senador ACM controla dois portos na Bahia
Boletim 143
Ilê Axé Alaketú Oya Mimi promove cidadania
Boletim 142
E a revitalização do São Francisco?
Boletim 141
Homenagem a Ana Montenegro
Boletim 140
Turma da UNEB homenageia Emiliano
Boletim 139
Souto discrimina de novo 25 mil servidores
Boletim 138
Nova carta aos militantes do PT
Boletim 137
Prejuízo da PREVI envolve Paulo Souto, ACM e FHC
Boletim 136
Governador da Bahia tenta intimidar PT
Boletim 135
Emiliano José (PT) foi dedurado na CPMI dos Correios
Boletim 134
Emiliano escreve aos militantes petistas
Boletim 133
Assassino de Natur está recolhido à prisão
Boletim 132
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 131
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 130
Deputada do PPS escandaliza portadores de deficiência
Boletim 129
Senador baiano defende calote nos direitos autorais
Boletim 128
Caixa 2 financiou 14 deputados federais baianos
Boletim 127
Jornal de ACM ataca deputado Emiliano
Boletim 126
Assembléia censura discurso de Emiliano
Boletim 125
Deputado quer proibir carvão no São Francisco
Boletim 124
Tarefa principal do PT é reeleição de Lula
Boletim 123
Emiliano será candidato a deputado federal
Boletim 122
Título de Cidadão Baiano para Bob Fernandes
Boletim 121
Bahia pode ter ato contra cassação de Zé Dirceu
Boletim 120
Polícia Militar atira contra Igreja em Itapuã
Boletim 119
Ensino obrigatório de História Afro-Brasileira
Boletim 118
Emiliano lamenta falecimento de Yolanda
Boletim 117
Contrato do Bradesco com governo é ilegal
Boletim 116
Revista denuncia dinheiroduto baiano
Boletim 115
Bahia reduz recursos para rio São Francisco
Boletim 114
500 mil votos revelam que coveiros do PT falharam
Boletim 113
Policiais dizem SIM à proibição das armas
Boletim 112
Emiliano quer diálogo de Lula com bispo de Barra
Boletim 111
Sinjorba, OAB e igrejas relembram Herzog
Boletim 110
Emiliano continua a contar a saga da Galeria F
Boletim 109
Campanha Primavera pela Vida
Boletim 108
PT deu um soco na cara da direita raivosa
Boletim 107
PFL está com o porco nas costas
Boletim 106
França constata poluição em Santo Amaro
Boletim 105
Baianos de Salvador apóiam Lula
Boletim 104
Ex-presos políticos homenageiam Padre Renzo
Boletim 103
41 anos da Feira de São Joaquim
Boletim 102
Emiliano assaltado na BR 116
Boletim 101
Para quem tem memória curta
Boletim 100
Para quem tem memória curta
Boletim 99
Missa em Memória de Elenaldo Teixeira
Boletim 98
PT da Bahia divulga Nota Pública
Boletim 97
Emiliano assume presidência do PT baiano
Boletim 96
Moção de Pesar por Gastão Pedreira
Boletim 95
Site de alunos da FTC conta história de luta de Emiliano
Boletim 94
Prêmio Jaime Wright de direitos humanos
Boletim 93
Universitários baianos pressionam parlamentares
Boletim 92
UFBA quer maternidade de primeiro mundo
Boletim 91
Clodomir Morais faz palestra na UFBA
Boletim 90
Cartilhas politicamente corretas
Boletim 89
Imbassahy fez a desova e viajou para Miami
Boletim 88
Campanha sórdida contra o governo Lula
Boletim 87
Presidente de Angola recebe Emiliano
Boletim 86
Presidente de Angola será Cidadão Baiano
Boletim 85
Patrícia Pillar vai viver Zuzu Angel no cinema
Boletim 84
Homenagem ao craque de futebol Sócrates
Boletim 83
Até dia 17 você pode votar no site de Emiliano
Boletim 82
Site de Emiliano em campanha eleitoral
Boletim 81
Acesse o site de Emiliano e dê o seu voto
Boletim 80
Arquivos que a ditadura não pôde esconder
Boletim 79
Ministros virão para lançamento do livro de Emiliano
Boletim 78
Emiliano lança novo livro dia 17 de março
Boletim 77
Projeto de Emiliano quer resgatar quilombos da Bahia
Boletim 76
CGU descobre fraudes em Serra do Ramalho
Boletim 75
Fraudes em mais três municípios baianos
Boletim 74
Aumenta pressão para abrir arquivos da ditadura
Mais Boletins

 
 
Quem é Emiliano l Mandato l Livros l Imagens l Artigos l Notícias l Contato
Assine nosso livro de visitas
Copyright © 2000-2003 Emiliano José - Todos os direitos reservados