Home
Quem é Emiliano
Mandato
Livros
Imagens
Artigos
Notícias
Boletins
Na Imprensa
Galeria F
Contato

 
Nº 29 - outubro/2003 – (71) 370-7139/370-7073 Fax 370-4093

Emiliano homenageia missionários combonianos

Dia 5 de outubro de 2003, data em que o papa João Paulo II canonizou o padre Daniel Comboni, o deputado Emiliano José (PT) apresentou na Assembléia Legislativa da Bahia da Bahia, Moção de Aplauso às missionárias e missionários combonianos que trabalham pela promoção das comunidades pobres do Alto do Coqueirinho, em Salvador, e em todo o Brasil. “Merecem aplauso e solidariedade porque fizeram opção preferencial pelos pobres, muitas vezes arriscando a própria vida, como o padre Ezequiel Ramin, assassinado por latifundiários em 1985, em Roraima. E também por seguirem os ensinamentos de Daniel Comboni, que defendeu e praticou o diálogo com o islamismo, com as religiões tradicionais africanas, com todas as religiões, que dedicou sua existência à luta contra o tráfico de vidas humanas e contra a escravidão a que eram submetidos homens, mulheres e crianças africanas arrancadas de suas aldeias e vendidas nos mercados da África”.

Daniel Comboni, primeiro bispo de toda a África Central, morto aos 50 anos, em 10 de outubro de 1881, vitimado pela epidemia que varreu a África na grande seca que assolou o Sudão em 1878 viveu no século XIX, mas nos remete para a situação desastrosa em que se encontram os povos africanos. É ele quem nos diz que “chegou a hora dos povos negros”. “As Missionárias Combonianas dão ao mundo um testemunho de tolerância religiosa, por atenderem no Hospital Maternidade Santa Maria, única instituição católica de Cartum, no Sudão, mulheres cristãs, católicas e protestantes, mulçumanas, árabes e africanas, ricas e pobres no momento de dar à luz. Merecem aplauso as Missionárias Combonianas por estarem aqui, em Itapuã, entre nós, nos inspirando com sua fé e seu exemplo”. (Leia a íntegra da moção no site www.emilianojose.com.br).

Defesa dos direitos da criança em Paulo Afonso

O deputado Emiliano José (PT) saudou na Assembléia Legislativa da Bahia, o convênio que será celebrado entre a Secretaria Especial dos Direitos Humanos e a CHESF, dia 31 de outubro de 2003, em Paulo Afonso, visando criar, informatizar e colaborar na manutenção dos Conselhos Tutelares da Criança e do Adolescente em 60 municípios sob influência das barragens, incluindo as cidades em torno do Lago do Sobradinho, Paulo Afonso, Itaparica e Timbó. E como estímulo às prefeituras, a empresa vai sortear entre elas três veículos. Emiliano José (PT), que acompanhou o ministro Nilmário Miranda nas palestras que proferiu na Faculdade Unyhana e na abertura da IV Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Salvador, no último dia 6 de outubro, considerou que o convênio representa um grande salto para a frente na implementação da cidadania em toda a região. “Muitas prefeituras não criaram os conselhos tutelares e outras não criaram condições para o seu funcionamento real, será um salto na cidadania”, disse o deputado.

“Esculhambação” na prefeitura de Salvador

O deputado Emiliano José (PT) não encontrou adjetivo melhor para qualificar a publicação de três decretos do prefeito Imbassahy no Diário Oficial do Município. Em 13 de maio publicou-se o decreto nº 14.249 declarando a capital baiana em situação de emergência até 13 de junho. Durante 30 dias a prefeitura se desobrigava de fazer licitações públicas para prestar assistência aos desabrigados das chuvas. Em 19 de setembro, no entanto, o DOM publicou outro decreto de nº 14.514 prorrogando o estado de calamidade por mais 90 dias. Alguém deve ter considerado muito escandaloso porque nem sequer estava mais chovendo. Então o prefeito republicou o decreto “corrigindo o erro” e reduziu os 90 dias de falsa calamidade para 60 dias. Primeiro, o prefeito decreta uma falsa situação de emergência. Segundo, prorroga um decreto que não tinha mais vigência. Assim, todas as dispensas de licitações efetuadas a partir de 12 de junho são nulas de pleno direito. Quem terá sido o feliz beneficiado (ou beneficiados) pela “esculhambação”?

Livro conta história da luta contra a repressão

Anote em sua agenda. Dia 24 de outubro, sexta-feira, às 19h, no Mosteiro de São Bento, o deputado Emiliano José (PT) patrocina o lançamento na Bahia do livro Clamor, da autoria do jornalista pernambucano Samarone Lima, que conta a história do grupo que ousou desafiar o terror das ditaduras da Argentina, Chile e Uruguai e ajudou a localizar crianças desaparecidas, filhas de militantes perseguidos ou assassinados pelos militares do Cone Sul. O grupo foi fundado pelo advogado Luíz Eduardo Greenhalgh (hoje deputado federal do PT), pela jornalista inglesa Jan Rocha e pelo pastor da Igreja Anglicana Jaime Wright, com apoio do cardeal D. Paulo Evaristo Arns. A ação que mais repercutiu na imprensa mundial foi o resgate, no Chile do sanguinário Pinochet, das crianças Anatole e Vicky, filhos de militantes capturados na Argentina e desaparecidos. A primeira denúncia do Clamor foi o seqüestro da uruguaia Lilia Celiberti, o marido Universindo Diaz e seus dois filhos, em Porto Alegre, pela repressão uruguaia. Samarone descreve a fantástica rede clandestina de solidariedade construída na América do Sul e na Europa. Foi a combinação mágica de teimosia, solidariedade e fé, uma “tríplice comunhão”.

9ª Zonal do PT inaugura sede na Ribeira

Em ritmo de campanha eleitoral, o presidente da 9º Zonal do PT da capital baiana, Hamilton Menezes, comandou a inauguração da nova sede do diretório, na Ladeira do Bonfim, 16. O ato político contou com a presença dos deputados federais Nelson Pelegrino e Zezéu Ribeiro, do deputado estadual Emiliano José, do vereador Rui Costa, da presidenta do PT de Salvador, Marta Rodrigues e do candidato a prefeito do PT de Mata de São João, Davi Leal, além de representantes do Sindicato dos Químicos e Petroleiros, do Grupo União Consciência Negra, da Associação Amigos de Itapagipe (Amai) e da Associação dos Moradores da Vila Rui Barbosa. Os membros da Comissão Executiva da 9ª Zona divulgaram o e-mail ptnonazona@bol.com.br e distribuíram um manifesto intitulado “ Por que apoiamos Pelegrino?”.

Emiliano José afirmou que “Pelegrino precisa ser eleito prefeito de Salvador para realizar projetos negligenciados pela atual administração, como recuperação total do canal do Bate Estaca, uma solução para o depósito do Porto de Salvador, o reordenamento das feiras livres, recuperação da orla e das ruas internas dos bairros, que estão em petição de miséria, incentivo permanente ao esporte, recuperação do meio-ambiente e mesmo a revitalização do comércio local. Mas tudo com a participação da comunidade, das partes interessadas, e nunca com o autoritarismo, marca registrada da gestão de Imbassahy”.

PT de Simões Filho filia vereadora Zete

Emiliano José, vice-presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, e o deputado federal Luís Bassuma prestigiaram o ato de filiação, em praça pública, dia 27 de setembro, da veterana vereadora Zete, de Simões Filho. Agora, o PT municipal passa a contar com mais uma forte opção para candidatura a prefeito em 2004. Na oportunidade, o deputado Emiliano entregou à vereadora, que está em seu terceiro mandato, uma cartilha contendo as orientações partidárias sobre o Orçamento Participativo. “A comunidade de Simões Filho merece participar das decisões de como a prefeitura gasta os recursos”, afirmou ele. O deputado Luís Bassuma elogiou a postura política da vereadora Zete, a quem chamou de “mulher-guerreira”, pela disposição no exercício dos mandatos.

Em São Francisco do Conde, o PT também cresceu. Em setembro filiou o médico Antônio Carlos do Espírito Santo e o vereador José Carlos de Araújo Lima Pipia. Os dois vieram do PMDB. Estão trabalhando em conjunto com o vereador José Carlos dos Santos para enfrentamento da sucessão municipal.


Boletins 2002 campanha

Outros Boletins

Boletim 159
Reunião Plenária de Emiliano dia 22 de julho
Boletim 158
Samuel Celestino comenta campanha de Emiliano
Boletim 157
Sargento PM aterroriza em Guaratinga
Boletim 156
Bebês morrem por negligência em Jequié
Boletim 155
Justiça condena jornal da família de ACM
Boletim 154
Muita insegurança na Bahia
Boletim 153
Sindicatos da CUT lançam Revista do Brasil
Boletim 152
Paulo Souto (PFL) processa Emiliano (PT)
Boletim 151
São Francisco do Conde: renda milionária, povo pobre
Boletim 150
Carmem, a nova porta-voz de Paulo Souto
Boletim 149
Justiça acolhe queixas-crime de Emiliano contra jornalista e deputado carlista
Boletim 148
Jovens petistas se unem a Emiliano
Boletim 147
Emiliano na campanha O BRASIL PRECISA DA CAIXA
Boletim 146
Prefeita do PL baiano frauda a Previdência
Boletim 145
Revista Carta Capital quebra o silêncio da mídia e publica grave denúncia de Emiliano contra ACM
Boletim 144
Publicitário testa-de-ferro do senador ACM controla dois portos na Bahia
Boletim 143
Ilê Axé Alaketú Oya Mimi promove cidadania
Boletim 142
E a revitalização do São Francisco?
Boletim 141
Homenagem a Ana Montenegro
Boletim 140
Turma da UNEB homenageia Emiliano
Boletim 139
Souto discrimina de novo 25 mil servidores
Boletim 138
Nova carta aos militantes do PT
Boletim 137
Prejuízo da PREVI envolve Paulo Souto, ACM e FHC
Boletim 136
Governador da Bahia tenta intimidar PT
Boletim 135
Emiliano José (PT) foi dedurado na CPMI dos Correios
Boletim 134
Emiliano escreve aos militantes petistas
Boletim 133
Assassino de Natur está recolhido à prisão
Boletim 132
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 131
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 130
Deputada do PPS escandaliza portadores de deficiência
Boletim 129
Senador baiano defende calote nos direitos autorais
Boletim 128
Caixa 2 financiou 14 deputados federais baianos
Boletim 127
Jornal de ACM ataca deputado Emiliano
Boletim 126
Assembléia censura discurso de Emiliano
Boletim 125
Deputado quer proibir carvão no São Francisco
Boletim 124
Tarefa principal do PT é reeleição de Lula
Boletim 123
Emiliano será candidato a deputado federal
Boletim 122
Título de Cidadão Baiano para Bob Fernandes
Boletim 121
Bahia pode ter ato contra cassação de Zé Dirceu
Boletim 120
Polícia Militar atira contra Igreja em Itapuã
Boletim 119
Ensino obrigatório de História Afro-Brasileira
Boletim 118
Emiliano lamenta falecimento de Yolanda
Boletim 117
Contrato do Bradesco com governo é ilegal
Boletim 116
Revista denuncia dinheiroduto baiano
Boletim 115
Bahia reduz recursos para rio São Francisco
Boletim 114
500 mil votos revelam que coveiros do PT falharam
Boletim 113
Policiais dizem SIM à proibição das armas
Boletim 112
Emiliano quer diálogo de Lula com bispo de Barra
Boletim 111
Sinjorba, OAB e igrejas relembram Herzog
Boletim 110
Emiliano continua a contar a saga da Galeria F
Boletim 109
Campanha Primavera pela Vida
Boletim 108
PT deu um soco na cara da direita raivosa
Boletim 107
PFL está com o porco nas costas
Boletim 106
França constata poluição em Santo Amaro
Boletim 105
Baianos de Salvador apóiam Lula
Boletim 104
Ex-presos políticos homenageiam Padre Renzo
Boletim 103
41 anos da Feira de São Joaquim
Boletim 102
Emiliano assaltado na BR 116
Boletim 101
Para quem tem memória curta
Boletim 100
Para quem tem memória curta
Boletim 99
Missa em Memória de Elenaldo Teixeira
Boletim 98
PT da Bahia divulga Nota Pública
Boletim 97
Emiliano assume presidência do PT baiano
Boletim 96
Moção de Pesar por Gastão Pedreira
Boletim 95
Site de alunos da FTC conta história de luta de Emiliano
Boletim 94
Prêmio Jaime Wright de direitos humanos
Boletim 93
Universitários baianos pressionam parlamentares
Boletim 92
UFBA quer maternidade de primeiro mundo
Boletim 91
Clodomir Morais faz palestra na UFBA
Boletim 90
Cartilhas politicamente corretas
Boletim 89
Imbassahy fez a desova e viajou para Miami
Boletim 88
Campanha sórdida contra o governo Lula
Boletim 87
Presidente de Angola recebe Emiliano
Boletim 86
Presidente de Angola será Cidadão Baiano
Boletim 85
Patrícia Pillar vai viver Zuzu Angel no cinema
Boletim 84
Homenagem ao craque de futebol Sócrates
Boletim 83
Até dia 17 você pode votar no site de Emiliano
Boletim 82
Site de Emiliano em campanha eleitoral
Boletim 81
Acesse o site de Emiliano e dê o seu voto
Boletim 80
Arquivos que a ditadura não pôde esconder
Boletim 79
Ministros virão para lançamento do livro de Emiliano
Boletim 78
Emiliano lança novo livro dia 17 de março
Boletim 77
Projeto de Emiliano quer resgatar quilombos da Bahia
Boletim 76
CGU descobre fraudes em Serra do Ramalho
Boletim 75
Fraudes em mais três municípios baianos
Boletim 74
Aumenta pressão para abrir arquivos da ditadura
Mais Boletins

 
 
Quem é Emiliano l Mandato l Livros l Imagens l Artigos l Notícias l Contato
Assine nosso livro de visitas
Copyright © 2000-2003 Emiliano José - Todos os direitos reservados