Home
Quem é Emiliano
Mandato
Livros
Imagens
Artigos
Notícias
Boletins
Na Imprensa
Galeria F
Contato

 
Nº 34 - novembro/2003 – (71) 3115-7139/3115-7073 Fax 3115-4093

Extremo-Sul cria conselho político do mandato de Emiliano

Líderes petistas de nove municípios do Extremo Sul da Bahia decidem criar uma instância coletiva como forma de participação ativa no mandato parlamentar de Emiliano. Reunião suprapartidária em Mucuri decide continuar luta contra corrupção na prefeitura municipal.

“Estamos vivenciando um momento muito especial da virada na economia brasileira e da afirmação da soberania nacional frente aos países do capitalismo central” afirmou o deputado Emiliano José, ao reunir em Teixeira de Freitas, dia 1º de novembro, sábado, das 9h às 14h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Extração e Beneficiamento de Madeira (Sintrexbem), 38 dirigentes partidários, militantes, sindicalistas e líderes comunitários de sete municípios do Extremo-Sul da Bahia, em torno de uma pauta que incluiu o debate sobre a conjuntura política, as eleições de 2004 e a organização do próprio mandato parlamentar.

Da reunião participaram os vereadores Elizabeth Rocha Cardoso e Pedro Rocha, de Ibirapuã, o vereador Jobelito Santos Matos (Bel), de Lagedão; a representante da Associação Lagedoense de Desenvolvimento Sustentável, Corsina Maria Alves; o Coordenador da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Alcobaça, Adilson Silva Varejo; o pré-candidato a prefeito do PT de Teixeira de Freitas, médico João Bosco Bittencourt, o pré-candidato a prefeito de Alcobaça, Silvino José dos Santos Medeiros, que é Coordenador do Coletivo de Educadores Livres e Solidários. O encontro foi organizado pelo líder sindical Manoel Messias.

Eles decidiram criar o Conselho Político do mandato do deputado estadual Emiliano José, para o Extremo-Sul – uma instância coletiva – com representantes de Teixeira de Freitas, Lagedão, Itanhém, Ibirapuã, Medeiros Neto, Mucuri, Alcobaça, Nova Viçosa e Porto Seguro, ao todo, nove municípios.

UM MOMENTO NOVO

O exercício do mandato parlamentar é como um jogo de futebol: “quem se desloca recebe, quem pede tem preferência”, ou seja, não só o parlamentar tem que se mexer, mas também os jogadores do interior. Emiliano afirmou que tem procurado manter estreitas relações com as bases em todo o estado, o que não é fácil pelas dimensões da Bahia, mas ressaltou que é necessário uma relação de troca permanente, uma provocação de parte dos que fazem a luta no interior, para que as coisas aconteçam.

Veja alguns pontos da palestra de Emiliano José:

“Estava conversando com os companheiros de Lagedão e eles diziam que enquanto era apenas a luta sindical todos se entendiam, mas bastou organizar o PT e o ‘pau quebrou’. Esse é o tipo do bom problema, porque enquanto os líderes populares se dedicam às lutas econômicas as oligarquias se incomodam mas não se vêem ameaçadas, quando os trabalhadores assumem a luta pelo poder então elas se agitam. Por isso é bom que os trabalhadores disputem entre si as candidaturas, como vai ocorrer em Teixeira de Freitas com as prévias. Mas tem de ser de modo civilizado, para que saiamos unidos depois”.

“Temos também que ter muita clareza sobre o Governo Lula. Muitos companheiros se confundiram nesse início. A burguesia alardeava que, com o PT ganhando a presidência, o país entraria em colapso. Erraram. Hoje vivemos um momento novo em nossa história. Quando Lula assumiu, o Brasil estava falido, quebrado. E não podíamos dizer isso abertamente porque a repercussão era bem pior. O país devia 900 bilhões, juros nas alturas, o risco Brasil chegava a 2.400 pontos, quer dizer, não havia confiança no exterior. Os índices sociais eram, como ainda são, extremamente negativos. Então o Governo Lula partiu para arrumar a casa”.

“Impossível baixar os juros por decreto, instituir o pleno emprego, distribuir a renda da noite para o dia. É preciso compreender que o país não é isolado da economia mundial e que havia limites para os estados nacionais. Então o Governo Lula esticou a corda para garantir a força do Estado, a soberania do Brasil. Basta ver que em 10 meses apenas de governo Lula o Brasil se posicionou com independência, tornou-se referência mundial. Temos hoje um caminho: estamos do lado dos países da África, da Índia, da China e dos países asiáticos. Esse é o campo de aliança para que possamos enfrentar nas negociações os países centrais, com um mínimo de força. Podemos dizer que conseguimos barrar as intenções dos EUA de nos submeter comercialmente. A oposição ao Governo Lula está perdida. Criticam-nos porque o Brasil se dispôs a ajudar a Venezuela. Claro que o Brasil deve ajudar a Venezuela, estabelecer parcerias, ajudar a Argentina, a Bolívia e a África, com a qual temos dívida de sangue pela escravidão negra. Afinal, 4 milhões de negros foram escravizados naquele genocídio”.

“Assim, já mostramos que a política externa do Brasil é soberana, respeitamos o direito de cada povo escolher seus próprios governantes, o presidente Lula foi a Cuba, aumentam as exportações para a China, vendemos petróleo para a Venezuela em momento de crise. As possibilidades de comércio se abrem”.

“Do ponto de vista interno, começamos a colher os primeiros frutos de uma política cautelosa, mas acertada. Estamos desmentindo a burguesia. Diziam que o país sairia dos trilhos, que ia ser um desastre, que o país perderia a credibilidade, que o risco Brasil explodiria, o dólar iria disparar. Nada disso aconteceu. O dólar se mantém estável, o risco Brasil é o menor nos últimos dez anos - baixou de 2.400 pontos para 600 pontos. A Bolsa de Valores se comporta bem. Os juros começam a sofrer uma tendência de baixa. Vivemos pois o momento de virada da economia. Um novo momento no Brasil”.

CONTRA A CORRUPÇÃO

À noite, em Itabatã, distrito do município de Mucuri, 58 dirigentes políticos de vários partidos, incluindo PT, PMDB, PTB, PPS, PV e PSDB, além de representantes de ONGS ambientalistas, comerciantes e professores, se reuniram com o deputado Emiliano José, com uma única preocupação: dar seqüência à luta contra a corrupção instalada na prefeitura de Mucuri e já investigada pela Controladoria Geral da União (CGU).

Dr Luiz Carlos de Assis, membro da Comissão Provisória do PT de Mucuri, solicitou ao deputado que se esforce junto ao Ministério Público Estadual para que viabilize, a exemplo da Controladoria Geral da União (CGU), uma força-tarefa para apurar os crimes do prefeito de Mucuri no âmbito da justiça estadual. A vice-prefeita, Zarifa Faour, ressaltou a dedicação e coragem do deputado Emiliano José em denunciar os graves crimes cometidos pelo prefeito de Mucuri.

GERANDO CIDADANIA

O ministro Nilmário de Miranda, Secretário Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) assina, nesta quinta-feira, 13 de novembro, o projeto Gerando Cidadania, com o presidente da CHESF, Dilton da Conti Oliveira, em Paulo Afonso.

Segundo o deputado Emiliano José (PT), que estará presente, o convênio visa ao fortalecimento do Sistema de Promoção e de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente em todos os municípios da área de influência da CHESF, envolvendo os estados da Bahia e Pernambuco, através do fortalecimento dos conselhos tutelares da criança e do adolescente.

Emiliano saúda 30 anos do Ilê Aiyê

O deputado Emiliano José (PT) inseriu nos Anais da Assembléia Legislativa da Bahia voto de aplauso para a Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê, pelos 30 anos de manifestação, preservação e promoção da cultura afro-brasileira. Em pronunciamento no Plenário (em 03/11/2003), ele lembrou que, quando o bloco saiu às ruas em 1975, com 100 integrantes, desfilou cercado por 200 policiais “porque era época de ditadura e a identidade étnica que ele manifestava preocupava os serviços de segurança”. O deputado ressaltou a importância da Escola Comunitária Mãe Hilda, o Projeto de Extensão Pedagógica do Ilê Aiyê, a Escola de Percussão Banda Erê e o Centro Educacional Senzala do Barro Preto, entre as inúmeras atividades culturais que marcaram época.

EMILIANO LANÇA LIVRO NA ITÁLIA

“Don Renzo Rossi: un prete fiorentino nelle carceri del Brasile” é o título da edição italiana de “As asas invisíveis do padre Renzo”, livro de Emiliano José, que será lançado, em novembro, numa festa patrocinada pela Província de Florença. O livro foi editado pela Edizioni San Paolo, a maior editora católica do mundo, presente em 30 países. Como parte da programação, Padre Renzo receberá da Província de Florença o prêmio Solidariedade como reconhecimento por sua trajetória de vida a favor dos excluídos. O site da editora apresenta Emiliano José como “giornalista, scrittore e docente universitário e ressalta que o prefácio foi escrito por Frei Betto, frade dominicano preso na ditadura militar e hoje Assessor Especial do Governo Lula.

Mais informações no site www.emilianojose.com.br


Boletins 2002 campanha

Outros Boletins

Boletim 159
Reunião Plenária de Emiliano dia 22 de julho
Boletim 158
Samuel Celestino comenta campanha de Emiliano
Boletim 157
Sargento PM aterroriza em Guaratinga
Boletim 156
Bebês morrem por negligência em Jequié
Boletim 155
Justiça condena jornal da família de ACM
Boletim 154
Muita insegurança na Bahia
Boletim 153
Sindicatos da CUT lançam Revista do Brasil
Boletim 152
Paulo Souto (PFL) processa Emiliano (PT)
Boletim 151
São Francisco do Conde: renda milionária, povo pobre
Boletim 150
Carmem, a nova porta-voz de Paulo Souto
Boletim 149
Justiça acolhe queixas-crime de Emiliano contra jornalista e deputado carlista
Boletim 148
Jovens petistas se unem a Emiliano
Boletim 147
Emiliano na campanha O BRASIL PRECISA DA CAIXA
Boletim 146
Prefeita do PL baiano frauda a Previdência
Boletim 145
Revista Carta Capital quebra o silêncio da mídia e publica grave denúncia de Emiliano contra ACM
Boletim 144
Publicitário testa-de-ferro do senador ACM controla dois portos na Bahia
Boletim 143
Ilê Axé Alaketú Oya Mimi promove cidadania
Boletim 142
E a revitalização do São Francisco?
Boletim 141
Homenagem a Ana Montenegro
Boletim 140
Turma da UNEB homenageia Emiliano
Boletim 139
Souto discrimina de novo 25 mil servidores
Boletim 138
Nova carta aos militantes do PT
Boletim 137
Prejuízo da PREVI envolve Paulo Souto, ACM e FHC
Boletim 136
Governador da Bahia tenta intimidar PT
Boletim 135
Emiliano José (PT) foi dedurado na CPMI dos Correios
Boletim 134
Emiliano escreve aos militantes petistas
Boletim 133
Assassino de Natur está recolhido à prisão
Boletim 132
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 131
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 130
Deputada do PPS escandaliza portadores de deficiência
Boletim 129
Senador baiano defende calote nos direitos autorais
Boletim 128
Caixa 2 financiou 14 deputados federais baianos
Boletim 127
Jornal de ACM ataca deputado Emiliano
Boletim 126
Assembléia censura discurso de Emiliano
Boletim 125
Deputado quer proibir carvão no São Francisco
Boletim 124
Tarefa principal do PT é reeleição de Lula
Boletim 123
Emiliano será candidato a deputado federal
Boletim 122
Título de Cidadão Baiano para Bob Fernandes
Boletim 121
Bahia pode ter ato contra cassação de Zé Dirceu
Boletim 120
Polícia Militar atira contra Igreja em Itapuã
Boletim 119
Ensino obrigatório de História Afro-Brasileira
Boletim 118
Emiliano lamenta falecimento de Yolanda
Boletim 117
Contrato do Bradesco com governo é ilegal
Boletim 116
Revista denuncia dinheiroduto baiano
Boletim 115
Bahia reduz recursos para rio São Francisco
Boletim 114
500 mil votos revelam que coveiros do PT falharam
Boletim 113
Policiais dizem SIM à proibição das armas
Boletim 112
Emiliano quer diálogo de Lula com bispo de Barra
Boletim 111
Sinjorba, OAB e igrejas relembram Herzog
Boletim 110
Emiliano continua a contar a saga da Galeria F
Boletim 109
Campanha Primavera pela Vida
Boletim 108
PT deu um soco na cara da direita raivosa
Boletim 107
PFL está com o porco nas costas
Boletim 106
França constata poluição em Santo Amaro
Boletim 105
Baianos de Salvador apóiam Lula
Boletim 104
Ex-presos políticos homenageiam Padre Renzo
Boletim 103
41 anos da Feira de São Joaquim
Boletim 102
Emiliano assaltado na BR 116
Boletim 101
Para quem tem memória curta
Boletim 100
Para quem tem memória curta
Boletim 99
Missa em Memória de Elenaldo Teixeira
Boletim 98
PT da Bahia divulga Nota Pública
Boletim 97
Emiliano assume presidência do PT baiano
Boletim 96
Moção de Pesar por Gastão Pedreira
Boletim 95
Site de alunos da FTC conta história de luta de Emiliano
Boletim 94
Prêmio Jaime Wright de direitos humanos
Boletim 93
Universitários baianos pressionam parlamentares
Boletim 92
UFBA quer maternidade de primeiro mundo
Boletim 91
Clodomir Morais faz palestra na UFBA
Boletim 90
Cartilhas politicamente corretas
Boletim 89
Imbassahy fez a desova e viajou para Miami
Boletim 88
Campanha sórdida contra o governo Lula
Boletim 87
Presidente de Angola recebe Emiliano
Boletim 86
Presidente de Angola será Cidadão Baiano
Boletim 85
Patrícia Pillar vai viver Zuzu Angel no cinema
Boletim 84
Homenagem ao craque de futebol Sócrates
Boletim 83
Até dia 17 você pode votar no site de Emiliano
Boletim 82
Site de Emiliano em campanha eleitoral
Boletim 81
Acesse o site de Emiliano e dê o seu voto
Boletim 80
Arquivos que a ditadura não pôde esconder
Boletim 79
Ministros virão para lançamento do livro de Emiliano
Boletim 78
Emiliano lança novo livro dia 17 de março
Boletim 77
Projeto de Emiliano quer resgatar quilombos da Bahia
Boletim 76
CGU descobre fraudes em Serra do Ramalho
Boletim 75
Fraudes em mais três municípios baianos
Boletim 74
Aumenta pressão para abrir arquivos da ditadura
Mais Boletins

 
 
Quem é Emiliano l Mandato l Livros l Imagens l Artigos l Notícias l Contato
Assine nosso livro de visitas
Copyright © 2000-2003 Emiliano José - Todos os direitos reservados