Home
Quem é Emiliano
Mandato
Livros
Imagens
Artigos
Notícias
Boletins
Na Imprensa
Galeria F
Contato

 

Boletim nº 46 - abril/2004 – (71) 3115 7139/3115 7073 Fax 3115 4093

No olho do furacão
Emiliano e os 40 anos do golpe militar

NAS ESCOLAS - Dia 31 de março de 2004, o deputado Emiliano José viu-se no centro dos debates. Dia 30 de março, fez palestra sobre a resistência estudantil dos anos 60, na FIB, ao lado do ex-preso político e publicitário Carlos Sarno. Dia 31 de março, pela manhã, na Faculdade de Filosofia da UFBa, falou sobre a imprensa alternativa nos anos de chumbo, juntamente com o artista plástico e ex-preso político Renato da Silveira, no Seminário “História, Política e Memória”, promovido pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher (NEIM) e departamentos de História e Ciências Políticas da UFBa. À noite, proferiu conferência sobre o significado do movimento estudantil dos anos 60 para estudantes da Faculdade Jorge Amado. Dia 1º de abril fez palestra abordando prisões, torturas e mortes na luta contra ditadura, para os estudantes da UCSAL, no Espaço Cultural da Federação.

NA IMPRENSA – Na edição do dia 1º de abril, o jornal A Tarde fez duas referências ao deputado Emiliano José: No ousado Caderno Dez, voltado para a juventude, publicou um texto da autoria do ex-líder estudantil e ex-vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). E, na Editoria Local, matéria intitulada “É proibido esconder” em que o ministro Waldir Pires pede a abertura total dos arquivos da repressão militar, o texto faz referência às torturas sofridas pelo deputado petista, nas mãos do capitão Hemetério Chaves Filho, de triste memória. Dia 2 de abril, em reportagem intitulada A Marca da Rebeldia, A Tarde entrevista Emiliano como protagonista do movimento estudantil dos anos 60. A revista Caros Amigos, na edição especial de março sobre o golpe militar, republicou entrevista de Waldir Pires concedida ao jornalista Emiliano José, sobre o dia do golpe.

NA ASSEMBLÉIA – No dia 31 de março, grande parte da bancada parlamentar optou por repudiar o golpe militar de 1964 fazendo referência ao passado de luta contra a ditadura do líder da bancada do PT. Sob aplausos dos estudantes da Uneb que lotavam as galerias, o deputado Emiliano José se pronunciou denunciando as torturas e mortes durante a ditadura militar, inclusive sob comando do general Geisel, e com a cumplicidade do hoje senador Antônio Carlos Magalhães. Denunciou os assassinatos de Lamarca, Marighella e Mário Alves e lembrou a movimentação golpista da “vaca fardada”, como se auto-intitulava Olímpio Mourão Filho, o general que traiu a Constituição e o presidente João Goulart.

Sucessão em Salvador
Emiliano vai coordenar campanha

O pré-candidato do PT à prefeitura de Salvador, deputado Nelson Pelegrino, anunciou que o deputado Emiliano José será o coordenador-geral de sua campanha eleitoral. O anúncio foi feito durante o Seminário de Planejamento Estratégico Eleitoral, que reuniu as principais lideranças do PT de Salvador, durante os dias 26 e 27 de março, no Hotel Atlântico.

Primeiro Emprego
Consórcio Social beneficia jovens baianos

O ministro do Trabalho e Emprego, Ricardo Berzoini, em sua visita à Bahia, dia 22 de março que passou, foi acompanhado pelo deputado federal Nelson Pelegrino, pré-candidato do PT à prefeitura de Salvador, e pelo líder da Bancada do PT na Assembléia Legislativa, deputado Emiliano José. Berzoini inaugurou a sede do Consórcio Social da Juventude de Salvador e Região Metropolitana, localizada na revitalizada Estação Ferroviária, na Cidade Baixa. À noite, o ministro jantou com deputados, vereadores e líderes do PT na residência de Nelson Pelegrino.

O Consórcio Social da Juventude, uma vertente do Projeto Primeiro Emprego do Governo Lula, reúne em Salvador 13 entidades coordenadas pela Ong Avante. Nos primeiros seis meses serão beneficiados 1.120 jovens de 16 e 24 anos. Entre os selecionados estão adolescentes em conflito com a lei cumprindo medidas sócio-educativas, portadores de necessidades especiais, mulheres, afrodescendentes, indígenas e aqueles que assumem função de provedores de família. Todos receberão ajuda de custo mensal de R$ 150 e material didático. Em Salvador, o Espaço da Juventude inaugurado na Estação Ferroviária da Calçada é o ponto de encontro das várias ações do Consórcio Social da Juventude.

Assassinato de Natur
Jornal on line italiano denuncia impunidade

O jornal on line italiano www.peacereporter.net publicou, dia 28 de março, entrevista com o jornalista e deputado Emiliano José com o título “Lotteremo contro l´impunitá” (Lutaremos contra a impunidade). Assinada pela jornalista Stella Spinelli, a reportagem reproduz declarações de Emiliano criticando a impunidade de crimes políticos na Bahia, a exemplo do assassinato do professor, ecologista e presidente do Partido Verde da cidade de Ubaíra, Natur de Assis Filho, por políticos do PFL, vinculados aos senadores Antônio Carlos Magalhães e César Borges.

Peacereporter é uma agência de notícia, sediada em Milão, especializada em difundir a cultura da paz e o respeito aos direitos, cobrindo todas as regiões do mundo onde ocorrem guerras, conflitos, genocídios e toda sorte de desrespeito aos direitos humanos. A Agência Peacereporter é vinculada à Misna – Missionary Service News Agency e à organização humanitária não governamental Emergency.

Mulher guerreira
Petista toma posse em conselho nacional

Emiliano José apresentou Moção de Aplauso a Creuza Maria Oliveira, presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, militante do Partido dos Trabalhadores e candidata à Câmara Municipal de Salvador, por sua posse no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, ocorrida dia 22 de março, em Brasília, por ocasião da abertura do Seminário América do Sul, África e Brasil 2004, que tratou de acordos e compromissos com a promoção da igualdade racial e combate a todas as formas de discriminação.

Faculdade Dois de Julho
Professores e alunos vencem arbítrio

Em pronunciamento dia 16 de março, o deputado Emiliano José comemorou, na Assembléia Legislativa, a vitória dos estudantes da Faculdade Dois de Julho que lutaram durante quatro meses contra os abusos e a visão mercantilista da nova diretoria. A diretoria foi demitida e os estudantes expulsos readmitidos pelo Conselho da Fundação Dois de Julho. “Algumas faculdades privadas pensam a educação apenas como um negócio e não cuidam da excelência do ensino. Felizmente a visão gerencial do lucro fácil foi derrotada e a Faculdade Dois de Julho retoma sua tradição, valorizando professores, respeitando alunos e formando verdadeiros jornalistas”, disse o deputado.

Erros de Paulo Souto
Seis mil professores na rua

Primeiro, o governo estadual contratou seis mil estudantes para ensinar, com critérios discutíveis, pelo Regime de Direito Administrativo (REDA). Nestes quatro anos muitos se formaram ou foram qualificados em convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina. Agora, o governo anuncia que todos estão na rua. “É uma irresponsabilidade total do governador Paulo Souto com a educação na Bahia, um absurdo de improvisação. É preciso achar uma saída, prorrogar contratos, fazer concurso. O quer não dá é dizer simplesmente para seis mil pais e mães de família que estão desempregados. Só falta agora algum deputado dizer que a culpa dessa bagunça na educação da Bahia é culpa do...Governo Lula”. O protesto de Emiliano José foi pronunciado em 16/03/2004.

Leia discurso no site
PFL defende roubalheira nas prefeituras

Três prefeituras em cada estado, todos mês, são escolhidas por sorteio público, na TV, para fiscalização pelo ministério de Waldir Pires, mas o PFL não aceita a fiscalização das fraudes e desvios de recursos públicos. Por que será? O deputado Emiliano explica tudo em discurso, que está no site www.emilianojose.com.br na íntegra.


Boletins 2002 campanha

Outros Boletins

Boletim 159
Reunião Plenária de Emiliano dia 22 de julho
Boletim 158
Samuel Celestino comenta campanha de Emiliano
Boletim 157
Sargento PM aterroriza em Guaratinga
Boletim 156
Bebês morrem por negligência em Jequié
Boletim 155
Justiça condena jornal da família de ACM
Boletim 154
Muita insegurança na Bahia
Boletim 153
Sindicatos da CUT lançam Revista do Brasil
Boletim 152
Paulo Souto (PFL) processa Emiliano (PT)
Boletim 151
São Francisco do Conde: renda milionária, povo pobre
Boletim 150
Carmem, a nova porta-voz de Paulo Souto
Boletim 149
Justiça acolhe queixas-crime de Emiliano contra jornalista e deputado carlista
Boletim 148
Jovens petistas se unem a Emiliano
Boletim 147
Emiliano na campanha O BRASIL PRECISA DA CAIXA
Boletim 146
Prefeita do PL baiano frauda a Previdência
Boletim 145
Revista Carta Capital quebra o silêncio da mídia e publica grave denúncia de Emiliano contra ACM
Boletim 144
Publicitário testa-de-ferro do senador ACM controla dois portos na Bahia
Boletim 143
Ilê Axé Alaketú Oya Mimi promove cidadania
Boletim 142
E a revitalização do São Francisco?
Boletim 141
Homenagem a Ana Montenegro
Boletim 140
Turma da UNEB homenageia Emiliano
Boletim 139
Souto discrimina de novo 25 mil servidores
Boletim 138
Nova carta aos militantes do PT
Boletim 137
Prejuízo da PREVI envolve Paulo Souto, ACM e FHC
Boletim 136
Governador da Bahia tenta intimidar PT
Boletim 135
Emiliano José (PT) foi dedurado na CPMI dos Correios
Boletim 134
Emiliano escreve aos militantes petistas
Boletim 133
Assassino de Natur está recolhido à prisão
Boletim 132
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 131
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 130
Deputada do PPS escandaliza portadores de deficiência
Boletim 129
Senador baiano defende calote nos direitos autorais
Boletim 128
Caixa 2 financiou 14 deputados federais baianos
Boletim 127
Jornal de ACM ataca deputado Emiliano
Boletim 126
Assembléia censura discurso de Emiliano
Boletim 125
Deputado quer proibir carvão no São Francisco
Boletim 124
Tarefa principal do PT é reeleição de Lula
Boletim 123
Emiliano será candidato a deputado federal
Boletim 122
Título de Cidadão Baiano para Bob Fernandes
Boletim 121
Bahia pode ter ato contra cassação de Zé Dirceu
Boletim 120
Polícia Militar atira contra Igreja em Itapuã
Boletim 119
Ensino obrigatório de História Afro-Brasileira
Boletim 118
Emiliano lamenta falecimento de Yolanda
Boletim 117
Contrato do Bradesco com governo é ilegal
Boletim 116
Revista denuncia dinheiroduto baiano
Boletim 115
Bahia reduz recursos para rio São Francisco
Boletim 114
500 mil votos revelam que coveiros do PT falharam
Boletim 113
Policiais dizem SIM à proibição das armas
Boletim 112
Emiliano quer diálogo de Lula com bispo de Barra
Boletim 111
Sinjorba, OAB e igrejas relembram Herzog
Boletim 110
Emiliano continua a contar a saga da Galeria F
Boletim 109
Campanha Primavera pela Vida
Boletim 108
PT deu um soco na cara da direita raivosa
Boletim 107
PFL está com o porco nas costas
Boletim 106
França constata poluição em Santo Amaro
Boletim 105
Baianos de Salvador apóiam Lula
Boletim 104
Ex-presos políticos homenageiam Padre Renzo
Boletim 103
41 anos da Feira de São Joaquim
Boletim 102
Emiliano assaltado na BR 116
Boletim 101
Para quem tem memória curta
Boletim 100
Para quem tem memória curta
Boletim 99
Missa em Memória de Elenaldo Teixeira
Boletim 98
PT da Bahia divulga Nota Pública
Boletim 97
Emiliano assume presidência do PT baiano
Boletim 96
Moção de Pesar por Gastão Pedreira
Boletim 95
Site de alunos da FTC conta história de luta de Emiliano
Boletim 94
Prêmio Jaime Wright de direitos humanos
Boletim 93
Universitários baianos pressionam parlamentares
Boletim 92
UFBA quer maternidade de primeiro mundo
Boletim 91
Clodomir Morais faz palestra na UFBA
Boletim 90
Cartilhas politicamente corretas
Boletim 89
Imbassahy fez a desova e viajou para Miami
Boletim 88
Campanha sórdida contra o governo Lula
Boletim 87
Presidente de Angola recebe Emiliano
Boletim 86
Presidente de Angola será Cidadão Baiano
Boletim 85
Patrícia Pillar vai viver Zuzu Angel no cinema
Boletim 84
Homenagem ao craque de futebol Sócrates
Boletim 83
Até dia 17 você pode votar no site de Emiliano
Boletim 82
Site de Emiliano em campanha eleitoral
Boletim 81
Acesse o site de Emiliano e dê o seu voto
Boletim 80
Arquivos que a ditadura não pôde esconder
Boletim 79
Ministros virão para lançamento do livro de Emiliano
Boletim 78
Emiliano lança novo livro dia 17 de março
Boletim 77
Projeto de Emiliano quer resgatar quilombos da Bahia
Boletim 76
CGU descobre fraudes em Serra do Ramalho
Boletim 75
Fraudes em mais três municípios baianos
Boletim 74
Aumenta pressão para abrir arquivos da ditadura
Mais Boletins

 
 
Quem é Emiliano l Mandato l Livros l Imagens l Artigos l Notícias l Contato
Assine nosso livro de visitas
Copyright © 2000-2003 Emiliano José - Todos os direitos reservados