Home
Quem é Emiliano
Mandato
Livros
Imagens
Artigos
Notícias
Boletins
Na Imprensa
Galeria F
Contato

 

Boletim nº 47 - abril/2004 – (71) 3115 7139/3115 7073 Fax 3115 4093

Assassino foi julgado
Matador de Natur condenado a 19 anos de cadeia

O deputado Emiliano José (PT), que acompanhou em Feira de Santana o julgamento do ex-prefeito de Ubaíra (PFL), Ivan Eça de Menezes, um dos assassinos do professor Natur de Assis Filho, declarou que a sociedade – amigos, familiares e agentes dos direitos humanos – não pode descansar enquanto o criminoso não estiver efetivamente na cadeia, já que ele ficou em liberdade ao recorrer da sentença. Mas considerou que o júri popular fez justiça ao condenar o perigoso criminoso a 19 anos e três meses de prisão, por unanimidade (sete a zero). O deputado acredita que o Tribunal de Justiça da Bahia, atualmente livre da influência nefasta do carlismo, irá confirmar a sentença do juiz Paulo Sérgio Barbosa.

Emiliano José e o ministro Waldir Pires (CGU), depois de prestigiarem no dia 14 de abril (quarta-feira) o ato público de lançamento da Comissão de Direitos Humanos da Seccional da OAB de Feira de Santana, pernoitaram no Hotel Palace, com o objetivo de acompanharem a abertura da sessão do júri, às 8h30 do dia 15 de abril, no Fórum Felinto Bastos. Logo cedo desembarcaram comitivas de moradores de Ubaíra. Muitos chegaram na véspera, para garantir lugar na sessão do júri popular que julgou o matador do professor, ecologista e presidente municipal do Partido Verde de Ubaíra, Natur de Assis Filho. Também madrugaram o ministro Nilmário Miranda, da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos e os deputados Yulo Oiticica, José Neto e Lídice da Mata. À tarde, ao chegar de Brasília, o deputado federal Nelson Pelegrino compareceu.

Faltar julgar Laurito, o outro assassino

As respostas do criminoso Ivan Eça de Menezes, que foi condenado a 19 anos e três meses de prisão pelo assassinato de Natur de Assis Filho, pareciam ensaiadas. Confessou ter matado o presidente do Partido Verde de Ubaíra, mas sempre ressaltava que seu irmão, Laurito Eça de Menezes, estava afastado dele quando disparou o rifle contra o coração de Natur, à queima-roupa. Na verdade, dezenas de testemunhas viram quando Laurito Eça de Menezes segurou Natur pelas costas, enquanto seu irmão Ivan Eça atirava.

No momento em que o criminoso contava uma história fantasiosa e contraditória perante o juiz Paulo Sérgio Barbosa, o seu advogado, Tilson Santana, chegou a se levantar e fazer constar dos autos que Laurito Eça de Menezes estava de pijama ao se envolver no crime naquela noite de 9 de março de 2001. Está clara a estratégia: estando afastado e de pijama não tinha responsabilidade no crime. Apenas teria saído de casa às pressas para “salvar” o irmão de ameaças.

Perante a justiça, Ivan Eça de Menezes parecia tomado de total amnésia. Não se lembrava de quantas balas tinha no rifle. Negou que carregasse outra arma, depois foi lembrado que portava também um revólver na hora do crime. Esqueceu completamente onde foram parar o rifle e o revólver. Não convenceu. Agora, o esforço é para livrar Laurito Eça de Menezes da cadeia. Afinal, alguém tem que cuidar dos negócios da família, fazendas, imóveis, postos de gasolina, tudo já devidamente repassado em nome de laranjas.

Agricultura familiar
Nova entidade sindical realiza Congresso

O deputado Emiliano José foi o conferencista sobre a conjuntura política brasileira na abertura do “I Congresso de Agricultura Familiar da Bahia”, que reuniu de 14 a 16 de abril de 2004, no ginásio de esportes do Sesi de Simões Filho, mais de 2.500 representantes dos pequenos agricultores de todo o Estado. A nova entidade – Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar – FETRAF, vinculada à CUT, nasce com a participação de 1.200 associações, 12 cooperativas de produção, cinco cooperativas de crédito já constituídas, oito cooperativas de crédito em processo de fundação e pelo menos 146 sindicatos de trabalhadores rurais (STRs) que rejeitam o tradicionalismo da FETAG e apostam no fortalecimento de um novo sindicalismo rural.

O texto básico distribuído pela coordenação da FETRAF afirma que o Governo Lula carrega a responsabilidade de ser a esperança dos trabalhadores, mas ressalva que os últimos doze anos de Collor, Itamar Franco e FHC, desastrosos para o país, deixaram uma bomba de efeito retardado para o Governo Lula: juros altos, dólar nas alturas, dívida interna de R$ 900 bilhões, déficit nas contas externas perto de 30 bilhões de dólares. O texto também registra o fim do namoro da imprensa com o Governo Lula com uma avalanche de “denúncias” com o objetivo de barrar o avanço do PT nas eleições municipais. “A elite não quer e não vai permitir que governos populares avancem país afora”, alerta o texto.

Feira de Santana
Instalada Comissão de Direitos Humanos

Em concorrida sessão dirigida pelo presidente da Subseccional da OAB em Feira de Santana, advogado Celso Pereira, e com palestra do ministro Waldir Pires, da Controladoria Geral da União (CGU), no auditório do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), foi instalada (14/04/2004) a Comissão de Direitos Humanos da entidade, que será presidida pelo advogado Almir Queiroz. De imediato, a Comissão de Direitos Humanos vai garantir plantão de advogados e estudantes de Direito, no Fórum Felinto Bastos, para atender cidadãos vitimados pela violência policial.
O líder da bancada do PT na Assembléia Legislativa, Emiliano José prestigiou a cerimônia, juntamente com os deputados José Neto e Valmir Mota. O deputado Yulo Oiticica, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia, apresentou um vídeo sobre tortura e morte na cadeia de Andaraí e estimulou a participação na 9ª Conferência Nacional de Direitos Humanos a se realizar em junho próximo. O conselheiro Eduardo Brandão compareceu em nome do presidente da OAB/Bahia, Dinailton Oliveira; Romário Costa Gomes representou a CDH da OAB/Bahia; o vereador Roberto Tourinho representou a Câmara Municipal e Lúcia Miranda a Prefeitura de Feira de Santana.

O ministro Waldir Pires, ao observar que o Brasil se destaca hoje no mundo por ter o maior índice de homicídios, afirmou que a sociedade não pode mais ser complacente com as violações de direitos humanos, com autoridades que fecham os olhos. “Este é o desafio contemporâneo para a construção da civilização”, destacou. Ao ato também compareceram D. Kátia Assis, mãe do professor Natur de Assis Filho e os advogados João de Melo Cruz e Augusto de Paula, assistentes da acusação no julgamento do assassino de Natur de Assis Filho, marcado para o dia seguinte, 15 de abril.

Igualdade racial
Ação afirmativa pode virar lei federal

Em visita ao Reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar de Almeida Filho, a ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção para a Igualdade Racial (SEPPIR), afirmou ser intenção do Governo Lula transformar em Projeto de Lei a instituição de cotas e outras ações afirmativas como forma de promover a igualdade racial de forma mais definitiva. Os deputados Nelson Pelegrino e Emiliano José presenciaram o encontro na Reitoria da UFBA em 12 de abril de 2004. Emiliano José, que apóia o programa de cotas para negros nas universidades, elogiou a iniciativa da ministra em promover o debate.


Boletins 2002 campanha

Outros Boletins

Boletim 159
Reunião Plenária de Emiliano dia 22 de julho
Boletim 158
Samuel Celestino comenta campanha de Emiliano
Boletim 157
Sargento PM aterroriza em Guaratinga
Boletim 156
Bebês morrem por negligência em Jequié
Boletim 155
Justiça condena jornal da família de ACM
Boletim 154
Muita insegurança na Bahia
Boletim 153
Sindicatos da CUT lançam Revista do Brasil
Boletim 152
Paulo Souto (PFL) processa Emiliano (PT)
Boletim 151
São Francisco do Conde: renda milionária, povo pobre
Boletim 150
Carmem, a nova porta-voz de Paulo Souto
Boletim 149
Justiça acolhe queixas-crime de Emiliano contra jornalista e deputado carlista
Boletim 148
Jovens petistas se unem a Emiliano
Boletim 147
Emiliano na campanha O BRASIL PRECISA DA CAIXA
Boletim 146
Prefeita do PL baiano frauda a Previdência
Boletim 145
Revista Carta Capital quebra o silêncio da mídia e publica grave denúncia de Emiliano contra ACM
Boletim 144
Publicitário testa-de-ferro do senador ACM controla dois portos na Bahia
Boletim 143
Ilê Axé Alaketú Oya Mimi promove cidadania
Boletim 142
E a revitalização do São Francisco?
Boletim 141
Homenagem a Ana Montenegro
Boletim 140
Turma da UNEB homenageia Emiliano
Boletim 139
Souto discrimina de novo 25 mil servidores
Boletim 138
Nova carta aos militantes do PT
Boletim 137
Prejuízo da PREVI envolve Paulo Souto, ACM e FHC
Boletim 136
Governador da Bahia tenta intimidar PT
Boletim 135
Emiliano José (PT) foi dedurado na CPMI dos Correios
Boletim 134
Emiliano escreve aos militantes petistas
Boletim 133
Assassino de Natur está recolhido à prisão
Boletim 132
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 131
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 130
Deputada do PPS escandaliza portadores de deficiência
Boletim 129
Senador baiano defende calote nos direitos autorais
Boletim 128
Caixa 2 financiou 14 deputados federais baianos
Boletim 127
Jornal de ACM ataca deputado Emiliano
Boletim 126
Assembléia censura discurso de Emiliano
Boletim 125
Deputado quer proibir carvão no São Francisco
Boletim 124
Tarefa principal do PT é reeleição de Lula
Boletim 123
Emiliano será candidato a deputado federal
Boletim 122
Título de Cidadão Baiano para Bob Fernandes
Boletim 121
Bahia pode ter ato contra cassação de Zé Dirceu
Boletim 120
Polícia Militar atira contra Igreja em Itapuã
Boletim 119
Ensino obrigatório de História Afro-Brasileira
Boletim 118
Emiliano lamenta falecimento de Yolanda
Boletim 117
Contrato do Bradesco com governo é ilegal
Boletim 116
Revista denuncia dinheiroduto baiano
Boletim 115
Bahia reduz recursos para rio São Francisco
Boletim 114
500 mil votos revelam que coveiros do PT falharam
Boletim 113
Policiais dizem SIM à proibição das armas
Boletim 112
Emiliano quer diálogo de Lula com bispo de Barra
Boletim 111
Sinjorba, OAB e igrejas relembram Herzog
Boletim 110
Emiliano continua a contar a saga da Galeria F
Boletim 109
Campanha Primavera pela Vida
Boletim 108
PT deu um soco na cara da direita raivosa
Boletim 107
PFL está com o porco nas costas
Boletim 106
França constata poluição em Santo Amaro
Boletim 105
Baianos de Salvador apóiam Lula
Boletim 104
Ex-presos políticos homenageiam Padre Renzo
Boletim 103
41 anos da Feira de São Joaquim
Boletim 102
Emiliano assaltado na BR 116
Boletim 101
Para quem tem memória curta
Boletim 100
Para quem tem memória curta
Boletim 99
Missa em Memória de Elenaldo Teixeira
Boletim 98
PT da Bahia divulga Nota Pública
Boletim 97
Emiliano assume presidência do PT baiano
Boletim 96
Moção de Pesar por Gastão Pedreira
Boletim 95
Site de alunos da FTC conta história de luta de Emiliano
Boletim 94
Prêmio Jaime Wright de direitos humanos
Boletim 93
Universitários baianos pressionam parlamentares
Boletim 92
UFBA quer maternidade de primeiro mundo
Boletim 91
Clodomir Morais faz palestra na UFBA
Boletim 90
Cartilhas politicamente corretas
Boletim 89
Imbassahy fez a desova e viajou para Miami
Boletim 88
Campanha sórdida contra o governo Lula
Boletim 87
Presidente de Angola recebe Emiliano
Boletim 86
Presidente de Angola será Cidadão Baiano
Boletim 85
Patrícia Pillar vai viver Zuzu Angel no cinema
Boletim 84
Homenagem ao craque de futebol Sócrates
Boletim 83
Até dia 17 você pode votar no site de Emiliano
Boletim 82
Site de Emiliano em campanha eleitoral
Boletim 81
Acesse o site de Emiliano e dê o seu voto
Boletim 80
Arquivos que a ditadura não pôde esconder
Boletim 79
Ministros virão para lançamento do livro de Emiliano
Boletim 78
Emiliano lança novo livro dia 17 de março
Boletim 77
Projeto de Emiliano quer resgatar quilombos da Bahia
Boletim 76
CGU descobre fraudes em Serra do Ramalho
Boletim 75
Fraudes em mais três municípios baianos
Boletim 74
Aumenta pressão para abrir arquivos da ditadura
Mais Boletins

 
 
Quem é Emiliano l Mandato l Livros l Imagens l Artigos l Notícias l Contato
Assine nosso livro de visitas
Copyright © 2000-2003 Emiliano José - Todos os direitos reservados