Home
Quem é Emiliano
Mandato
Livros
Imagens
Artigos
Notícias
Boletins
Na Imprensa
Galeria F
Contato

 

Boletim nº 95 - Julho/2005 – (71) 3115 7139/3115 7073 Fax 3115 4093

deputadoemiliano@uol.com.br ou emiliano@alba.ba.gov.br

Se não quiser mais receber favor solicitar exclusão

Se achar importante queira enviá-lo a seus amigos

Site de alunos da FTC conta história de luta de Emiliano
O site Diários da Didatura – www.diariosdaditadura.com.br -, excelente trabalho de três estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FTC), para conclusão do curso de Jornalismo, conta as histórias de vida de três personagens que lutaram contra a ditadura militar: Emiliano José, ex-líder estudantil, hoje deputado estadual pelo PT baiano; Carlos Sarno, líder estudantil da década de 60, hoje publicitário renomado, e Luzia Ribeiro, ex-guerrilheira do Araguaia, hoje bancária aposentada. As estudantes Carla Menezes, Isabela Rocha e Patrícia Rebouças, no moderno e substancioso site, além das biografias dos militantes anti-ditadura, incluem áudios, vídeos, documentos e arquivos da ditadura, fotos e muitas informações sobre o ciclo militar. Vale a pena acessar.

Arquivos da ditadura nos EUA vão retornar
Ao saudar em Salvador (30/06/05) a criação da Conferência e do Prêmio Jaime Wright de Promotores da Paz e Direitos Humanos, o ministro Nilmário Miranda anunciou que os 538 rolos de filme do projeto Brasil: Nunca Mais, retirados do Brasil pelo reverendo Jaime Wright, por segurança, serão trazidos de volta. Os filmes, guardados por uma universidade dos Estados Unidos, documentam os depoimentos das vítimas das torturas.

O pastor presbiteriano Jaime Wright foi um dos executores do projeto Brasil:Nunca Mais, junto com D. Evaristo Arns, ex-arcebispo de São Paulo. Os agraciados pelo Prêmio Jaime Wright foram as Mães de Acari, Marilene Lima Souza e Vera Lúcia Leite Flores (que perderam filhos e maridos na chacina de Acari, no Rio de Janeiro, e criaram um movimento pela cidadania que se tornou referência na América Latina) e o Projeto Axé, da Bahia.

Meta é erradicar o trabalho infantil
O Governo Lula, em 2006, vai duplicar o alcance do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que já atende um milhão de crianças. Para atingir a nova meta, a concessão do Bolsa Família será condicionada à retirada das crianças e adolescentes do trabalho ilegal e, em vez de trabalhar, as crianças também receberão o benefício equivalente a uma jornada ampliada. O anúncio foi feito em Salvador (30/06/05) pelo ministro Nilmário Miranda, ao proferir palestra na abertura da I Conferência Jaime Wright de Promotores da Paz e Direitos Humanos.

Uma boa lembrança
O ministro Nilmário Miranda lembrou que se sentia gratificado por estar falando no Auditório Baker, da Faculdade e Colégio Dois de Julho, local que se tornou famoso por abrir as portas para os movimentos e partidos que lutaram pela anistia política e pela redemocratização do país nas décadas de 70 e 80. Estava presente, como organizador do evento, o então diretor do Colégio 2 de Julho, ex-deputado Celso Dourado, hoje filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), que abria as portas da instituição. Celso Dourado é hoje novamente diretor do Colégio 2 de Julho.

Emiliano prestigiou conferência Jaime Wright
O deputado Emiliano José (PT) foi convidado para compor a mesa de abertura dos trabalhos, juntamente com o prefeito de Salvador, João Henrique Barradas Carneiro, a secretária-executiva da CESE, Eliana Rolemberg, o teólogo Leonardo Boff, padre Tadeu Xavier, representando o arcebispo de Salvador e o Coordenador Regional de Comunicações da Petrobrás, Rosemberg Pinto Falaram o presidente da Fundação 2 de Julho, Agenor Cefas Jatobá, o diretor da Faculdade 2 de Julho, Professor Josué Mello e, em nome da família, Dra Anita Wright, filha do Reverendo Jaime Wright, homenageado pela Fundação com a criação da I Conferência e Prêmio Promotores da Paz e Direitos Humanos. Ao ato compareceram o vereador Sérgio Carneiro (PT) e o deputado estadual Yulo Oiticica (PT).

ACM erra seu lugar de fala
Na última sessão antes do recesso parlamentar (28/06/2005), o deputado Emiliano José se pronunciou três vezes da tribuna. Afirmou que ACM, com a ficha suja que tem, erra no seu lugar de fala ao abordar questões sobre corrupção, sem se lembrar dos escândalos que protagonizou, citando a Pasta Rosa, Pasta Azul, CPI da NEC, a distribuição dos canais de rádio e TV, de todas as fraudes, do painel do Senado e ele fugindo pelos fundos do Senado confessando o crime. Também registrou a Carta aos Deputados e à Imprensa dos universitários baianos e justificou seu voto contrário às contas do governo Paulo Souto. Emiliano manifestou pesar pelo falecimento do ex-deputado Gastão Pedreira e criticou o silêncio de Paulo Souto sobre a crise das universidades estaduais. Ainda teve tempo para saudar a aprovação de projeto de autonomia da Defensoria Pública da Bahia. As íntegras dos discursos estão no site de Emiliano.

Parlamentares apóiam luta dos servidores federais
O deputado estadual Emiliano José (PT) e mais cinco parlamentares baianos da base do Governo Lula assumiram (04/06/05) o compromisso de unir esforços para que as negociações entre servidores públicos e o governo avancem. Os dirigentes sindicais querem uma reunião entre a base sindical e o presidente Luis Inácio Lula da Silva, segundo informa o Boletim Via Direta, do Sindsef. Além de Emiliano participaram do café da manhã a deputada estadual Lídice da Mata (PSB), e os deputados federais Nelson Pelegrino (PT), Walter Pinheiro (PT), Daniel Almeida (PC do B) e Zezéu Ribeiro (PT).

Programa trata portadores de anemia falciforme
O deputado Emiliano José (PT) saudou com alegria a criação do Programa Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Falciformes, pelo ministro da Saúde Humberto Costa, na I Conferência Nacional para Promoção da Igualdade Racial (01/07/05), realizada em Brasília. Cerca de 50 mil portadores de anemia falciforme, doença sangüínea hereditária que atinge principalmente os indivíduos da raça negra, terão a partir de agora atendimento especializado em todos os hemocentros do país. Assessorado pela Associação Baiana de Portadores der Anemia Falciforme (ABADFAL), o deputado foi autor, em 2003, de um projeto de lei criando um programa estadual semelhante, rejeitado na Assembléia Legislativa da Bahia e, por ironia, com Parecer do deputado e médico Luiz de Deus (PFL). A omissão do Governo Paulo Souto não impediu o avanço da sociedade.

Lula e o PT garantem metrô de Salvador
Em audiência articulada pelo PT (27/06/05), o presidente Lula recebeu o prefeito João Henrique e acabou com a exploração política da direita baiana sobre as verbas do metrô de Salvador. Ele garantiu que o metrô, além de estar incluído, em 2006, no Programa Piloto de Investimento e Infra-Estrutura (PPI), junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI), terá reembolsos mensais regulares para dar continuidade e ritmo às obras. Graças à intervenção do ministro Jacques Wagner, a audiência com o prefeito foi antecipada de quinta-feira (30), para segunda-feira (27). Estiveram presentes também o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, o ministro Waldir Pires, da Controladoria Geral da União, a secretária-executiva do Ministério das Cidades, Ermínia Maricato, e o deputado federal Nelson Pelegrino (PT).


Boletins 2002 campanha

Outros Boletins

Boletim 159
Reunião Plenária de Emiliano dia 22 de julho
Boletim 158
Samuel Celestino comenta campanha de Emiliano
Boletim 157
Sargento PM aterroriza em Guaratinga
Boletim 156
Bebês morrem por negligência em Jequié
Boletim 155
Justiça condena jornal da família de ACM
Boletim 154
Muita insegurança na Bahia
Boletim 153
Sindicatos da CUT lançam Revista do Brasil
Boletim 152
Paulo Souto (PFL) processa Emiliano (PT)
Boletim 151
São Francisco do Conde: renda milionária, povo pobre
Boletim 150
Carmem, a nova porta-voz de Paulo Souto
Boletim 149
Justiça acolhe queixas-crime de Emiliano contra jornalista e deputado carlista
Boletim 148
Jovens petistas se unem a Emiliano
Boletim 147
Emiliano na campanha O BRASIL PRECISA DA CAIXA
Boletim 146
Prefeita do PL baiano frauda a Previdência
Boletim 145
Revista Carta Capital quebra o silêncio da mídia e publica grave denúncia de Emiliano contra ACM
Boletim 144
Publicitário testa-de-ferro do senador ACM controla dois portos na Bahia
Boletim 143
Ilê Axé Alaketú Oya Mimi promove cidadania
Boletim 142
E a revitalização do São Francisco?
Boletim 141
Homenagem a Ana Montenegro
Boletim 140
Turma da UNEB homenageia Emiliano
Boletim 139
Souto discrimina de novo 25 mil servidores
Boletim 138
Nova carta aos militantes do PT
Boletim 137
Prejuízo da PREVI envolve Paulo Souto, ACM e FHC
Boletim 136
Governador da Bahia tenta intimidar PT
Boletim 135
Emiliano José (PT) foi dedurado na CPMI dos Correios
Boletim 134
Emiliano escreve aos militantes petistas
Boletim 133
Assassino de Natur está recolhido à prisão
Boletim 132
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 131
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 130
Deputada do PPS escandaliza portadores de deficiência
Boletim 129
Senador baiano defende calote nos direitos autorais
Boletim 128
Caixa 2 financiou 14 deputados federais baianos
Boletim 127
Jornal de ACM ataca deputado Emiliano
Boletim 126
Assembléia censura discurso de Emiliano
Boletim 125
Deputado quer proibir carvão no São Francisco
Boletim 124
Tarefa principal do PT é reeleição de Lula
Boletim 123
Emiliano será candidato a deputado federal
Boletim 122
Título de Cidadão Baiano para Bob Fernandes
Boletim 121
Bahia pode ter ato contra cassação de Zé Dirceu
Boletim 120
Polícia Militar atira contra Igreja em Itapuã
Boletim 119
Ensino obrigatório de História Afro-Brasileira
Boletim 118
Emiliano lamenta falecimento de Yolanda
Boletim 117
Contrato do Bradesco com governo é ilegal
Boletim 116
Revista denuncia dinheiroduto baiano
Boletim 115
Bahia reduz recursos para rio São Francisco
Boletim 114
500 mil votos revelam que coveiros do PT falharam
Boletim 113
Policiais dizem SIM à proibição das armas
Boletim 112
Emiliano quer diálogo de Lula com bispo de Barra
Boletim 111
Sinjorba, OAB e igrejas relembram Herzog
Boletim 110
Emiliano continua a contar a saga da Galeria F
Boletim 109
Campanha Primavera pela Vida
Boletim 108
PT deu um soco na cara da direita raivosa
Boletim 107
PFL está com o porco nas costas
Boletim 106
França constata poluição em Santo Amaro
Boletim 105
Baianos de Salvador apóiam Lula
Boletim 104
Ex-presos políticos homenageiam Padre Renzo
Boletim 103
41 anos da Feira de São Joaquim
Boletim 102
Emiliano assaltado na BR 116
Boletim 101
Para quem tem memória curta
Boletim 100
Para quem tem memória curta
Boletim 99
Missa em Memória de Elenaldo Teixeira
Boletim 98
PT da Bahia divulga Nota Pública
Boletim 97
Emiliano assume presidência do PT baiano
Boletim 96
Moção de Pesar por Gastão Pedreira
Boletim 95
Site de alunos da FTC conta história de luta de Emiliano
Boletim 94
Prêmio Jaime Wright de direitos humanos
Boletim 93
Universitários baianos pressionam parlamentares
Boletim 92
UFBA quer maternidade de primeiro mundo
Boletim 91
Clodomir Morais faz palestra na UFBA
Boletim 90
Cartilhas politicamente corretas
Boletim 89
Imbassahy fez a desova e viajou para Miami
Boletim 88
Campanha sórdida contra o governo Lula
Boletim 87
Presidente de Angola recebe Emiliano
Boletim 86
Presidente de Angola será Cidadão Baiano
Boletim 85
Patrícia Pillar vai viver Zuzu Angel no cinema
Boletim 84
Homenagem ao craque de futebol Sócrates
Boletim 83
Até dia 17 você pode votar no site de Emiliano
Boletim 82
Site de Emiliano em campanha eleitoral
Boletim 81
Acesse o site de Emiliano e dê o seu voto
Boletim 80
Arquivos que a ditadura não pôde esconder
Boletim 79
Ministros virão para lançamento do livro de Emiliano
Boletim 78
Emiliano lança novo livro dia 17 de março
Boletim 77
Projeto de Emiliano quer resgatar quilombos da Bahia
Boletim 76
CGU descobre fraudes em Serra do Ramalho
Boletim 75
Fraudes em mais três municípios baianos
Boletim 74
Aumenta pressão para abrir arquivos da ditadura
Mais Boletins

 
 
Quem é Emiliano l Mandato l Livros l Imagens l Artigos l Notícias l Contato
Assine nosso livro de visitas
Copyright © 2000-2003 Emiliano José - Todos os direitos reservados