Home
Quem é Emiliano
Mandato
Livros
Imagens
Artigos
Notícias
Boletins
Na Imprensa
Galeria F
Contato

 

Edição 06 - Abril/2003 - Fones (71) 370-7139, 370-7073 -Fax 371-9887

Justiça na Bahia
Tribunal de Justiça tranca ação penal de Imbassahy contra Emiliano

Em acórdão publicado no Diário do Poder Judiciário de 26/03/2003, o Tribunal de Justiça da Bahia determinou o trancamento, baixa e arquivamento, da ação penal contra o vereador Emiliano José (PT), movida pelo prefeito de Salvador, Antônio Imbassahy (PFL), desde 2001. O prefeito entrou com queixa-crime na 9ª Vara Criminal, julgando-se " ofendido" em sua honra, por ter o boletim informativo do ex-vereador e atual deputado Emiliano José publicado, entre outras, as seguintes manchetes: "Imbassahy escandaliza Salvador com dispensa de licitações"; "Prefeito envia contas camufladas para a Câmara" e ainda "Seis meses de calamidade administrativa na gestão Imbassahy".
A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, por unanimidade, confirmou o pedido de habeas-corpus com pedido de liminar por constrangimento ilegal e ordenou o trancamento da ação penal, impetrado pelo advogado Fernando Santana, em favor de Emiliano José, garantindo-lhe imunidade parlamentar e considerou sem fundamentação a queixa-crime, assinada pelo advogado Alfredo Venet Lima. “Cabe a quem exerce o mandato de vereador apreciar e deliberar sobre as contas do prefeito municipal, expostas ao domínio público não cabendo a intenção de ofender ou agir de má-fé por tal comportamento”, escreveu o desembargador Alexandre Sampaio em seu despacho.

NOVOS TEMPOS
Segundo a queixa-crime, o então vereador Emiliano José teria incorrido em crimes de calúnia, injúria e difamação, previstos na Lei de Imprensa, também pelas seguintes expressões: “Ao analisar as contas municipais do exercício de 2000, Emiliano descobriu que a prefeitura não aplicou em educação o percentual de 25% das receitas, exigidos pela Constituição Estadual, camuflando de maneira grosseira a contabilidade oficial, incluindo lançamentos indevidos, não computando na base de cálculo receitas provenientes das taxas e até erros a maior em simples operações de somar. Também descobriu que a comunicação da prefeitura gastou R$ 14,4 milhões sob disfarce da rubrica “difusão cultural”.O deputado Emiliano José, ao tomar conhecimento da decisão final da Justiça, afirmou que “trata-se da confirmação de novos tempos na Justiça baiana, que se libertou do mandonismo nefasto exercido por Antônio Carlos Magalhães e seus lacaios, dos quais o prefeito Imbassahy faz parte”. Para Emiliano José “este será com certeza o destino de outros processos semelhantes movidos pelo Correio da Bahia, TV Bahia e ex-senador ACM Júnior”. 

Emiliano resenha livro de Marilena Chauí

"Universidade como supermercado" 
Marilena Chauí tem se dedicado com rara insistência a discutir a Universidade brasileira. Os textos desse livro (Escritos sobre a Universidade. São Paulo: Editora Unesp, 2001, 205 págs.) são versões modificadas de ensaios produzidos por ela ao longo dos últimos 20 anos. E constituem um precioso legado para quem pretenda refletir sobre os destinos da Academia no Brasil. A autora rema contra a maré. Quem pretender algo na linha acomodatícia, desista logo no início. Ela investe contra procedimentos já instalados na Universidade e sempre sustenta seu argumento contextualizando a instituição universitária num quadro amplo, assestando suas baterias contra a prática e o pensamento neoliberais(...).  
Leia íntegra da resenha em www.emilianojose.com.br

Fome Zero
A fome agride a ética das relações humanas
Em palestra para estudantes de direito da Universidade Católica de Salvador, o deputado estadual Emiliano José (PT-BA) defendeu as ações emergenciais do governo federal para combater a miséria no Brasil.
" Nove milhões de família ganham menos de um dólar por dia no Brasil. São mais de 44 milhões de pessoas que sobrevivem abaixo da linha de pobreza, comendo pouco ou quase nada. Apurados pelo IBGE em 2000, esses números impressionantes desnudam o Brasil Real e deram lastro para a definição da principal ação social do presidente Luís Inácio Lula da Silva, no seu primeiro ano de governo, o projeto Fome Zero" .
O deputado Emiliano José falou aos estudantes de Direito da Universidade Católica de Salvador, no dia 11 de março. A palestra, organizada por alunos da disciplina Ética, ministrada pelo professor Heron Santana, reuniu também técnicos do governo do estado da Bahia para falarem do programa +Vida, a versão baiana do projeto de combate à fome do governo federal.
Emiliano ressaltou as palavras do presidente Lula, reafirmadas logo após a vitória nas eleições presidenciais, de que, se ao final do seu mandato todos os brasileiros tivessem condições de fazer ao menos três refeições por dia, teria realizado o grande projeto de sua vida. A fome, diz o deputado, “é uma agressão à consciência, à ética da solidariedade, à ética das relações humanas, às nossas emoções mais finas”. Ainda pairam desconfianças e críticas ao real alcance do Fome Zero, salientou Emiliano. Entretanto, ele lembra que, já no preâmbulo desse projeto, é dito que a fome no Brasil não é uma questão furtiva ou ocasional. “As raízes estão na má distribuição da renda”. Segundo ele, “se se cotejasse aquilo que se produz em termos de calorias no Brasil, daria para saciar a fome de todo o povo brasileiro”. Ele defende que, não obstante a necessidade de se construir bases sólidas para a distribuição da renda, através da geração de emprego, de reforma agrária, etc., há a necessidade imediata de combate à fome dos milhões de Brasileiros. “É preciso atacar o que tem que ser atacado emergencialmente”.  Recursos escassos
No quadro geral da fome do Brasil, o Nordeste é a região que concentra o maior número absoluto de pessoas em condições de miséria. São mais de 13 milhões vivendo abaixo da linha de pobreza. A Bahia, também em termos absolutos, ocupa uma incômoda posição de destaque: segundo dados do IBGE, 54,8% dos baianos são considerados miseráveis. O estado teve 54 municípios incluídos na primeira fase do programa Fome Zero.
Emiliano reconheceu que, neste primeiro ano, o projeto não conseguirá atender toda demanda da população necessitada. “Os recursos não são infinitos e é preciso lembrar que trabalhamos este ano com o orçamento que foi elaborado pelo governo Fernando Henrique”. Por essa razão, os coordenadores do programa elegeram áreas críticas do país para a ação imediata: o semi-árido nordestino, o Vale do Jequitinhonha, as áreas de quilombos, os assentamentos e as tribos indigências em condições de penúria. Para este ano, o governo federal trabalha com um orçamento de US$ 1,8 bilhões para o programa. Emiliano acredita que, apesar das limitações do orçamento e das dificuldades de enfrentar um problema tão grave e alarmante, o projeto do governo Lula será o impulsionador de mudanças profundas no país. “O programa Fome Zero é parte de uma epopéia mais ampla de modificar as estruturas econômicas e sociais do Brasil", concluiu.


Boletins 2002 campanha

Outros Boletins

Boletim 159
Reunião Plenária de Emiliano dia 22 de julho
Boletim 158
Samuel Celestino comenta campanha de Emiliano
Boletim 157
Sargento PM aterroriza em Guaratinga
Boletim 156
Bebês morrem por negligência em Jequié
Boletim 155
Justiça condena jornal da família de ACM
Boletim 154
Muita insegurança na Bahia
Boletim 153
Sindicatos da CUT lançam Revista do Brasil
Boletim 152
Paulo Souto (PFL) processa Emiliano (PT)
Boletim 151
São Francisco do Conde: renda milionária, povo pobre
Boletim 150
Carmem, a nova porta-voz de Paulo Souto
Boletim 149
Justiça acolhe queixas-crime de Emiliano contra jornalista e deputado carlista
Boletim 148
Jovens petistas se unem a Emiliano
Boletim 147
Emiliano na campanha O BRASIL PRECISA DA CAIXA
Boletim 146
Prefeita do PL baiano frauda a Previdência
Boletim 145
Revista Carta Capital quebra o silêncio da mídia e publica grave denúncia de Emiliano contra ACM
Boletim 144
Publicitário testa-de-ferro do senador ACM controla dois portos na Bahia
Boletim 143
Ilê Axé Alaketú Oya Mimi promove cidadania
Boletim 142
E a revitalização do São Francisco?
Boletim 141
Homenagem a Ana Montenegro
Boletim 140
Turma da UNEB homenageia Emiliano
Boletim 139
Souto discrimina de novo 25 mil servidores
Boletim 138
Nova carta aos militantes do PT
Boletim 137
Prejuízo da PREVI envolve Paulo Souto, ACM e FHC
Boletim 136
Governador da Bahia tenta intimidar PT
Boletim 135
Emiliano José (PT) foi dedurado na CPMI dos Correios
Boletim 134
Emiliano escreve aos militantes petistas
Boletim 133
Assassino de Natur está recolhido à prisão
Boletim 132
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 131
Dia 4 de fevereiro, festa no Clube dos Médicos
Boletim 130
Deputada do PPS escandaliza portadores de deficiência
Boletim 129
Senador baiano defende calote nos direitos autorais
Boletim 128
Caixa 2 financiou 14 deputados federais baianos
Boletim 127
Jornal de ACM ataca deputado Emiliano
Boletim 126
Assembléia censura discurso de Emiliano
Boletim 125
Deputado quer proibir carvão no São Francisco
Boletim 124
Tarefa principal do PT é reeleição de Lula
Boletim 123
Emiliano será candidato a deputado federal
Boletim 122
Título de Cidadão Baiano para Bob Fernandes
Boletim 121
Bahia pode ter ato contra cassação de Zé Dirceu
Boletim 120
Polícia Militar atira contra Igreja em Itapuã
Boletim 119
Ensino obrigatório de História Afro-Brasileira
Boletim 118
Emiliano lamenta falecimento de Yolanda
Boletim 117
Contrato do Bradesco com governo é ilegal
Boletim 116
Revista denuncia dinheiroduto baiano
Boletim 115
Bahia reduz recursos para rio São Francisco
Boletim 114
500 mil votos revelam que coveiros do PT falharam
Boletim 113
Policiais dizem SIM à proibição das armas
Boletim 112
Emiliano quer diálogo de Lula com bispo de Barra
Boletim 111
Sinjorba, OAB e igrejas relembram Herzog
Boletim 110
Emiliano continua a contar a saga da Galeria F
Boletim 109
Campanha Primavera pela Vida
Boletim 108
PT deu um soco na cara da direita raivosa
Boletim 107
PFL está com o porco nas costas
Boletim 106
França constata poluição em Santo Amaro
Boletim 105
Baianos de Salvador apóiam Lula
Boletim 104
Ex-presos políticos homenageiam Padre Renzo
Boletim 103
41 anos da Feira de São Joaquim
Boletim 102
Emiliano assaltado na BR 116
Boletim 101
Para quem tem memória curta
Boletim 100
Para quem tem memória curta
Boletim 99
Missa em Memória de Elenaldo Teixeira
Boletim 98
PT da Bahia divulga Nota Pública
Boletim 97
Emiliano assume presidência do PT baiano
Boletim 96
Moção de Pesar por Gastão Pedreira
Boletim 95
Site de alunos da FTC conta história de luta de Emiliano
Boletim 94
Prêmio Jaime Wright de direitos humanos
Boletim 93
Universitários baianos pressionam parlamentares
Boletim 92
UFBA quer maternidade de primeiro mundo
Boletim 91
Clodomir Morais faz palestra na UFBA
Boletim 90
Cartilhas politicamente corretas
Boletim 89
Imbassahy fez a desova e viajou para Miami
Boletim 88
Campanha sórdida contra o governo Lula
Boletim 87
Presidente de Angola recebe Emiliano
Boletim 86
Presidente de Angola será Cidadão Baiano
Boletim 85
Patrícia Pillar vai viver Zuzu Angel no cinema
Boletim 84
Homenagem ao craque de futebol Sócrates
Boletim 83
Até dia 17 você pode votar no site de Emiliano
Boletim 82
Site de Emiliano em campanha eleitoral
Boletim 81
Acesse o site de Emiliano e dê o seu voto
Boletim 80
Arquivos que a ditadura não pôde esconder
Boletim 79
Ministros virão para lançamento do livro de Emiliano
Boletim 78
Emiliano lança novo livro dia 17 de março
Boletim 77
Projeto de Emiliano quer resgatar quilombos da Bahia
Boletim 76
CGU descobre fraudes em Serra do Ramalho
Boletim 75
Fraudes em mais três municípios baianos
Boletim 74
Aumenta pressão para abrir arquivos da ditadura
Mais Boletins

 
 
Quem é Emiliano l Mandato l Livros l Imagens l Artigos l Notícias l Contato
Assine nosso livro de visitas
Copyright © 2000-2003 Emiliano José - Todos os direitos reservados